SEGS Portal Nacional

Demais

Solução ecológica e econômica protege da corrosão tubos de aço usados no setor de alimentos

  • Quinta, 16 Dezembro 2021 08:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Cabral
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Anodo Passivar – produto brasileiro do tamanho de uma caixa de telefone celular e que emite sinais elétricos - supera com ampla vantagem o uso de desengraxantes, sopragem de ar, jateamento de água e demais recursos usados na limpeza de tubos. A tecnologia cria uma película de elétrons no interior dos tubos, impede a contaminação de insumos ou alimento e reduz custos.

As indústrias alimentícias - que usam tubulações para o transporte de insumos ou mesmo de produtos - convivem com o crônico problema de acúmulo de resíduos ou mesmo de incrustações no interior destes encanamentos. As impurezas aglomeradas nos tubulões acabam por provocar entupimento e corrosão, impedindo o fluxo normal do transporte de produtos sólidos, em grão ou em pó – o que eleva o risco de contaminação. A extensão destes dutos pode variar de 30 a 800 metros, dependendo da linha de processo de cada indústria.

A remoção destes restos e o reparo nos tubos trazem não somente despesas com produtos de limpeza e consumo de eletricidade, mas também prejuízos, como a queda de produtividade e a depreciação de equipamentos. A proposta do Anodo Passivar é o espontâneo e imediato descolamento das incrustações no interior dos tubulões graças à formação de uma película de elétrons – um filme protetor - que impede o surgimento da corrosão na parte interna das tubulações. Em 2021, uma série de testes tem ocorrido com indústrias do segmento de alimentos para a desincrustação de tubos de aço usados no transporte pneumático.

Limpeza tradicional não garante assepsia

Na indústria alimentícia, existe uma grande lista de processos de higienização e desincrustação para solucionar esse tipo de problema: o mecânico (com interferência humana e uso de escovas), a sopragem de ar, o jateamento de água, o uso de desengraxantes, o flushing com fluido hidráulico, as esferas de borracha ou o poliuretano. Essas ações invasivas, no entanto, podem causar variados danos aos tubos e encaixes - como constatou a NASA – a agência espacial norte-americana –, que utiliza o transporte pneumático de alimentos em estações orbitais. O caráter avulso destes processos de higienização – sem planejamento de data de frequência na limpeza – abre a possibilidade de formação de janelas de contaminação e não garante a eficácia e sucesso da assepsia.

Solução econômica e ecológica

O Anodo Passivar é a opção econômica e ecológica para este processo. A camada de elétrons gerada pelo produto impede a formação de corrosão ou incrustações no interior das tubulações. E esta película provoca a desincrustação dos materiais, sejam óxidos da ferrugem ou mesmo os resíduos que aderem à tubulação.

O Anodo Passivar pode ser monitorado a distância e possibilita a blindagem com elétrons de uma área de 40 m² de aço – o que bloqueia, em definitivo, a depreciação de máquinas, equipamentos e tubos. Isso ocorre porque o aparelho emite micropulsos elétricos de 0,05 Ampères para gerar uma película protetora de elétrons que blinda o aço da ação destrutiva da corrosão. A simples instalação do equipamento mantém a estrutura protegida e intacta em relação à corrosão.

Uma planta que opera a plena capacidade, sem interrupções ou manutenções, economiza entre 10% e 35% de energia elétrica, reduz o consumo de água em até 40% e de combustíveis – como o hidrogênio – entre 20% e 30%, garantindo o pleno emprego, o processo produtivo e o crescimento econômico sustentado. A operação do Anodo Passivar não traz qualquer tipo de risco aos trabalhadores envolvidos na manutenção de maquinário, equipamentos e instalações.

Estudo da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a International Zinc Association estima que cerca de 40% de todo aço produzido no mundo seja destinado à substituição de peças deterioradas pela corrosão. A mesma pesquisa aponta que 30% das falhas e imperfeições em plantas industriais são também causadas por esse processo, fato que gera prejuízos superiores a US$ 250 bilhões anuais.

Sobre a Passivar

A Passivar é uma empresa de serviços em sistemas de proteção catódica e no combate a corrosão por filme apassivador, com atuação no mercado nacional e internacional. O corpo técnico da Passivar, legalmente constituída em 2020, tem mais de 45 anos de experiência no setor. Os profissionais fazem parte da ABRACO – Associação Brasileira de Corrosão. Também são membros da NACE International – National Association of Corrosion Engineers – há mais de 25 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version