Portal Nacional de Seguros

Demais

Dia Mundial de pessoas com deficiência: Um panorama sobre a inclusão de pessoas deficientes no esporte

  • Segunda, 06 Dezembro 2021 10:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allure Concept
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Conheça a promessa brasileira para as próximas paraolimpíadas e atleta mais jovem do paraciclismo mundial

Hoje é celebrado o dia mundial de pessoas com deficiência. De acordo com o blog Coexiste, o início dos esportes adaptados para os deficientes surgiu no século XX com modalidades voltadas para os deficientes auditivos. A partir do ano de 1920, passaram a incluir outros tipos de deficiências e, com isso, as modalidades esportivas começaram a ser adaptadas. Desde então, esses esportes começaram a ganhar espaço no cenário esportivo. Mesmo ganhando dimensão, pouco se sabe como as pessoas especiais ingressam no esporte e qual a estrutura que eles encontram para praticarem atividade física.

Conheça a trajetória do João Victor, considerado o atleta mais jovem do paraciclismo mundial e grande promessa do Brasil para as paraolimpíadas de Paris 2024.

João HandBike @joaohandbike), assim conhecido nas redes sociais, nasceu com mielomeningocele, uma má formação que compromete o movimento dos membros inferiores e foi submetido a uma cirurgia da medula logo após seu nascimento. Hoje, João é cadeirante e, segundo ele, não faria nada diferente, tendo em vista que a cadeira abriu portas e apresentou a força para levar a vida de uma maneira leve e feliz.

Antes de se encontrar no ciclismo, o jovem atleta já era muito ligado aos esportes e passou por modalidades como basquete, natação e rugby. Mas foi nas Olimpíadas RIO 2016 que sua vida mudou, quando conheceu um atleta paraolímpico que o apresentou ao ciclismo. Desde então, o esporte esteve presente na vida do carioca e, no mesmo ano, conquistou a sua primeira Handbike de alumínio, começou a fazer corridas de 5, 10 e 20 quilômetros.

Em 2019, assim que completou 15 anos, João foi federado pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) na categoria MH4 e desde então conquistou 2 primeiros lugares na Wings For Life, corrida mundialmente conhecida e idealizada pela RedBull, e foi vice-campeão do Campeonato de Paraciclismo do Rio De Janeiro.

Recentemente, o atleta abriu uma vakinha para arrecadar fundos para comprar uma nova handbike, seu equipamentode trabalho e treino, com objetivo de disputar grandes campeonatos mundialmente conhecidos.A vakinha visa juntar cerca de R$63.000,00, já arrecadou quase R$3.000,00 e está disponível no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/handbike-nova


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2022 SEGS - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version