SEGS Portal Nacional

Demais

Pandemia aprofunda desigualdade de gênero entre empreendedores, aponta Data Nubank em estudo inédito com BID e SEBRAE

  • Quarta, 01 Dezembro 2021 09:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segundo o levantamento, MEIs liderados por homens apresentam uma receita média 23% maior a dos negócios chefiados por mulheres. Lacuna entre os gêneros no País ainda é um dos desafios mais evidentes do empreendedorismo no Brasil

A pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) atingiu, de maneira negativa e intensa, os pequenos negócios comandados por mulheres no Brasil. De acordo com um estudo do Data Nubank, em parceria inédita com o SEBRAE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a desigualdade de renda entre os gêneros de empreendedores aumentou em meio à crise.

Segundo o levantamento, em 2020, MEIs liderados por homens apresentaram uma receita média 10,8% superior à dos negócios chefiados por mulheres. Já nos primeiros sete meses de 2021, a diferença aumentou quase 13 pontos percentuais, passando para 23%.

“Em meio a pandemia, houve uma aceleração na diferença entre os rendimentos das mulheres empreendedoras e homens que também lideram seus próprios negócios. Isso confirma que a lacuna entre os gêneros no País ainda é um dos desafios mais evidentes do empreendedorismo por aqui e se reflete no quanto cada empreendedor ganha em seus negócios”, comenta Rafaela Nogueira, Gerente de Relações Institucionais no Nubank, doutora e mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas, que coordenou o levantamento de dados do estudo.

Para Renata Malheiros, coordenadora do programa SEBRAE Delas, os impactos da pandemia de Covid-19 foram mais intensos para as mulheres não só na diferença de renda, mas também em relação à vida pessoal, já que, ao avaliar os negócios liderados por mulheres, é preciso considerar a perspectiva sócio-econômica. Mesmo antes da crise sanitária, elas já dedicavam cerca de 10,4 horas a mais que homens por semana para atividades domésticas e de cuidado com a família, segundo o IBGE.

Segundo o BID, com o fechamento de creches e escolas, também foram elas as primeiras a sofrer com o acúmulo de jornadas de trabalho, o que acaba por impactar seus negócios também. Por isso, uma das primeiras áreas afetadas é a fonte de renda da mulher. Identificar esse fenômeno e trabalhar para superá-lo, para o BID, é essencial para promover crescimento econômico inclusivo.

NEGÓCIOS FECHADOS

Os dados compilados pelo estudo mostram que a crise da Covid-19 também foi mais intensa para o fechamento de micronegócios liderados por mulheres. De acordo com o levantamento, o número de mulheres empreendedoras caiu 50% a mais do que o número de homens que fecharam seus negócios.

Além disso, a crise também atingiu a capacidade de economizar dos empreendedores, com reflexos piores para as mulheres. Na função Guardar Dinheiro, do Nubank, por exemplo, a diferença entre os depósitos de mulheres e homens só tem crescido. Em 2019, elas conseguiram guardar 17,2% em volume financeiro a menos do que os homens. Em 2021, essa diferença entre o montante guardado entre eles e elas aumentou para 47,6%.

“São mulheres que precisaram fechar seu negócio e que, por outro lado, sem a renda oriunda desse trabalho, vêm os homens com uma capacidade de poupança muito superior ao delas. Por isso, é fundamental questionar o que podemos fazer enquanto sociedade para superar os desafios do empreendedorismo feminino, e batalhar para que as lacunas de gênero sejam, se não eliminadas, ao menos reduzidas”, disse Renata Malheiros.

O estudo, que marca um ano do Data Nubank, faz uma leitura sobre o perfil de microempreendedorismo feminino com base no comportamento de clientes Nubank e pautado em dados do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em uma parceria inédita entre as três instituições.

O estudo completo do Data Nubank está disponível no blog da empresa.

SOBRE O NUBANK

O Nubank foi fundado em 2013 para libertar as pessoas de um sistema financeiro burocrático, lento e ineficiente. Desde então, por meio de tecnologia inovadora e excelente atendimento ao cliente, a empresa vem redefinindo o relacionamento das pessoas com o dinheiro em toda a América Latina. Com operações no Brasil, México e Colômbia, o Nubank é hoje uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, reinventando a vida financeira de mais de 48 milhões de clientes.

O Nubank atingiu esse patamar ao oferecer um cartão de crédito sem anuidade, totalmente gerenciado por um aplicativo e uma conta digital, livre de tarifas. O Nubank também oferece empréstimo pessoal transparente e descomplicado, uma conta para pequenas e médias empresas e seguro de vida. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da corretora digital Easynvest, agora Nu invest, uma das primeiras corretoras a oferecer acesso online à Bolsa no Brasil, que possui mais de 2,8 milhões de clientes e R$ 33 bilhões de ativos sob custódia.

O Nubank, ao longo dos sete anos de sua história, levantou mais de US$ 2 bilhões com alguns dos investidores de tecnologia mais conhecidos do mundo, como Berkshire Hathaway, Sequoia, DST, Tencent, Tiger, Kaszek, Founders Fund, Dragoneer, TCV, Redpoint, Ribbit, GIC, Whale Rock, Invesco, QED e Capital Group.

Hoje, o Nubank é uma empresa global, com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Durham (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha). Foi fundado em 2013 em São Paulo, pelo colombiano David Vélez, e tem como co-fundadores a brasileira Cristina Junqueira e o americano Edward Wible. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version