SEGS Portal Nacional

Demais

Portal Solar abre a Semana da Engenharia com palestra sobre projetos de energia solar em telhados

  • Quinta, 25 Novembro 2021 08:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Nassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Alexandre Eustaquio Rosa, Coordenador de Projetos do Portal Solar Franquia, contou aos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro como é feito o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos para micro e minigeração distribuída

O Portal Solar, especialista em energia fotovoltaica com mais de 100 franquias no país, participou nesta segunda-feira (23) da abertura da Semana da Engenharia Elétrica (SENEL), organizada por alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento gratuito continua virtualmente pelo Youtube até a próxima sexta-feira (26/11), com duas palestras por dia, sendo uma na parte da manhã e outra a noite.

Na primeira palestra, o mestre em Engenharia Elétrica Alexandre Eustaquio Rosa, Coordenador de Projetos do Portal Solar Franquia, contou aos alunos como é feito o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos para micro e minigeração distribuída e explicou quais são os parâmetros técnicos que precisam ser respeitados na hora de projetar uma usina em telhados.

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-Portugal) e engenheiro graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Eustáquio é especialista em instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

“Seremos cada vez menos dependentes de combustíveis fósseis. Um exemplo são os veículos que passarão a ser elétricos. Nada melhor que ter uma energia limpa e barata em nossas casas para abastecer esses veículos”, afirmou Eustaquio.

O Coordenador de Projetos do Portal Solar explicou as definições regulatórias sobre micro e minigeração de energia, apresentou os principais componentes do sistema para cada tipo de projeto e compartilhou as principais equações para os estudantes de engenharia da UFRJ. Além disso, foram utilizados dois estudos de caso para exemplificar a diferença de um sistema no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Fortaleza (CE). Clique aqui para assistir a palestra.

“É uma paixão trabalhar com energia solar. Transformou a minha vida e vai transformar o mundo”, completou, reforçando que o mundo caminha para um futuro sustentável e, portanto, os sistemas de geração fotovoltaicos serão cada vez mais comuns em casas e empresas.

Também na segunda-feira, o diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, palestrou sobre a Integração do Hidrogênio Verde com as Fontes Solar e Eólica. Nesta terça-feira (23), o pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), apresentou um minicurso sobre o programa computacional ANAREDE, o mais usado para análise de Sistemas Elétricos de Potência no Brasil. Também está previsto hoje a palestra sobre Sistemas Isolados do Sistema Interligado Nacional (SI-SIN), com a analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Michele Souza.

SENEL 2021

O tema do SENEL 2021 é “Os caminhos da Energia”, trazendo palestras e cursos sobre geração, transmissão, distribuição de energia, novas tecnologias e mercado de trabalho. O evento, patrocinado pelo Portal Solar, acontece de forma totalmente online entre 22 e 26 de novembro.

Para o CEO do Grupo Portal Solar, Rodolfo Meyer, a missão do Portal Solar sempre foi informar os consumidores e ajudar a educar o mercado fotovoltaico. “Compartilhar o conhecimento e formar novos profissionais é parte do propósito do Portal Solar. Sonhamos com o dia em que milhões de telhados serão ocupados pela energia solar no Brasil, assim como já acontece em nações mais desenvolvidas como a Austrália, a Alemanha e nos Estados Unidos”, concluiu.

Sobre o Portal Solar

O Portal Solar é o primeiro e maior portal de internet especializado em energia solar do Brasil. Através do modelo de franquias, fornece soluções para residências, comércios e indústria produzirem a sua própria energia elétrica através da energia solar fotovoltaica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 17, 2026 Demais

Propriedade como fonte de renda amplia necessidade de…

Abr 17, 2026 Demais

Com crescimento de +61% na marca Cuide-se Bem em 2025,…

Abr 17, 2026 Demais

Warner Bros. Discovery celebra o Superman Day com…

Abr 17, 2026 Demais

Dia do churrasco: descubra quais são os estilos de…

Abr 17, 2026 Demais

OMO Lavanderia acelera estratégia digital com novo…

Abr 17, 2026 Demais

Pedido no INSS parado há meses? Veja quando a demora…

Abr 17, 2026 Demais

'Maldição Da Múmia' chega aos cinemas brasileiros após…

Abr 17, 2026 Demais

Terceirização em condomínios cresce, mas falhas na…

Abr 15, 2026 Demais

Paisagismo estratégico: soluções naturais para…

Abr 15, 2026 Demais

O poder coletivo da alimentação: dividir a mesa se…

Abr 15, 2026 Demais

Por que viajantes são barrados na imigração mesmo com…

Abr 15, 2026 Demais

Urbanização descontrolada causa invasão de…

Abr 15, 2026 Demais

Do mar à cidade: como levar o beachwear do verão para o…

Abr 15, 2026 Demais

Por que estamos tão esgotados?

Abr 15, 2026 Demais

Evento no Butantã Shopping destaca o papel dos cães de…

Abr 15, 2026 Demais

Inteligência artificial assume decisões operacionais e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version