SEGS Portal Nacional

Demais

Cadeia produtiva responsável: da produção ao consumidor final

  • Sexta, 17 Setembro 2021 18:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ercília Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto - Divulgação

O conceito de produção e consumo sustentável já é realidade em muitas empresas; o objetivo é reduzir o impacto no meio ambiente

O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi fortemente impactado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo pesquisa divulgada pelo Euromonitor Internacional.

A cifra foi a maior para categoria de alimentos desde 2006, quando esse segmento começou a ser monitorado pela consultoria. Uma parte do sucesso pode estar relacionada a cadeia produtiva que integra os padrões de sustentabilidade em toda a linha de produção, até chegar ao consumidor final. Quando pensamos em ações sustentáveis, normalmente o meio ambiente é o primeiro a ser lembrado. Mas ser sustentável é muito mais que isso. É pensar em um todo visando suprir as necessidades atuais, ao mesmo tempo que não comprometemos o futuro das próximas gerações”, afirma Rodrigo Carvalho, sócio da Positive Brands, uma plataforma de marcas positivas.

O executivo, junto com o seu irmão e sócio Felipe Carvalho, são os nomes por trás do grande sucesso que é a A Tal da Castanha, empresa líder em produção e comercialização de bebidas vegetais, que conseguiu trazer ao mercado um produto simples, puro, saudável e inédito no país.

“A nossa marca nasceu da observação de mercado. Quando começamos, a maioria das bebidas desse nicho levavam mais de 15 ingredientes, contrariando a proposta de ser mais saudável”, lembra Rodrigo que completa “No início, não tínhamos nenhuma indústria com conhecimento para fazer leite vegetal, mas a ideia estava muito clara. Pensamos em todo o processo de produção e fizemos parcerias importantes com nutricionistas para tornar a bebida possível”.

Com o lançamento da primeira bebida com apenas água e castanhas, o Original caiu no gosto de nutricionistas e do público que, conscientemente, desejava diminuir o impacto de suas ações no meio ambiente. Isso sem falar no público segmentado de veganos, vegetarianos, alérgicos e intolerantes ao leite comum que não tinham muitas opções de escolha.

E o sucesso não parou em A Tal da Castanha. O portfólio da Positive Brands já conta com 34 produtos de diferentes marcas. De achocolatados a isotônicos, a estratégia da empresa é lançar versões veganas para todos os produtos possíveis. “Estamos de olho em todas as categorias que não possuem opções plant-based ainda. O isotônico Jungle também nasceu da observação de mercado. Nos nossos estudos, percebemos que atletas consumiam outras marcas com muito açúcar, corante e aroma artificial na sua composição. Vimos a oportunidade e lançamos uma versão feita com suco de frutas, tapioca e água de coco”, lembra Rodrigo.

Incentivo ao pequeno e médio produtor

Para que o mercado cresça de maneira apropriada, a produção e o consumo são estimulados de forma responsável. A empresa beneficia a agricultura, incentivando o pequeno e o médio produtor e expandindo a potencialidade do consumo de oleaginosas em bebidas, snacks e pastas indulgentes.

“Apesar do pouco tempo no mercado, os snacks estão fazendo história ao fomentar a agricultura familiar, auxiliando no combate à pobreza, igualdade de gênero e a sustentabilidade. Acreditamos que alimentos genuinamente brasileiros como as castanhas, produzidas prioritariamente em solo nacional por agricultores de pequeno e médio porte, sejam uma ferramenta de transformação social impactando positivamente a cadeia inteira”, diz Rodrigo.

Além da pegada positiva, a marca compensa suas embalagens através da parceria com o selo Eu Reciclo.

Sobre A Tal da Castanha:

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 17, 2026 Demais

Propriedade como fonte de renda amplia necessidade de…

Abr 17, 2026 Demais

Com crescimento de +61% na marca Cuide-se Bem em 2025,…

Abr 17, 2026 Demais

Warner Bros. Discovery celebra o Superman Day com…

Abr 17, 2026 Demais

Dia do churrasco: descubra quais são os estilos de…

Abr 17, 2026 Demais

OMO Lavanderia acelera estratégia digital com novo…

Abr 17, 2026 Demais

Pedido no INSS parado há meses? Veja quando a demora…

Abr 17, 2026 Demais

'Maldição Da Múmia' chega aos cinemas brasileiros após…

Abr 17, 2026 Demais

Terceirização em condomínios cresce, mas falhas na…

Abr 15, 2026 Demais

Paisagismo estratégico: soluções naturais para…

Abr 15, 2026 Demais

O poder coletivo da alimentação: dividir a mesa se…

Abr 15, 2026 Demais

Por que viajantes são barrados na imigração mesmo com…

Abr 15, 2026 Demais

Urbanização descontrolada causa invasão de…

Abr 15, 2026 Demais

Do mar à cidade: como levar o beachwear do verão para o…

Abr 15, 2026 Demais

Por que estamos tão esgotados?

Abr 15, 2026 Demais

Evento no Butantã Shopping destaca o papel dos cães de…

Abr 15, 2026 Demais

Inteligência artificial assume decisões operacionais e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version