SEGS Portal Nacional

Demais

Cadeia produtiva responsável: da produção ao consumidor final

  • Sexta, 17 Setembro 2021 18:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ercília Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto - Divulgação

O conceito de produção e consumo sustentável já é realidade em muitas empresas; o objetivo é reduzir o impacto no meio ambiente

O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi fortemente impactado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo pesquisa divulgada pelo Euromonitor Internacional.

A cifra foi a maior para categoria de alimentos desde 2006, quando esse segmento começou a ser monitorado pela consultoria. Uma parte do sucesso pode estar relacionada a cadeia produtiva que integra os padrões de sustentabilidade em toda a linha de produção, até chegar ao consumidor final. Quando pensamos em ações sustentáveis, normalmente o meio ambiente é o primeiro a ser lembrado. Mas ser sustentável é muito mais que isso. É pensar em um todo visando suprir as necessidades atuais, ao mesmo tempo que não comprometemos o futuro das próximas gerações”, afirma Rodrigo Carvalho, sócio da Positive Brands, uma plataforma de marcas positivas.

O executivo, junto com o seu irmão e sócio Felipe Carvalho, são os nomes por trás do grande sucesso que é a A Tal da Castanha, empresa líder em produção e comercialização de bebidas vegetais, que conseguiu trazer ao mercado um produto simples, puro, saudável e inédito no país.

“A nossa marca nasceu da observação de mercado. Quando começamos, a maioria das bebidas desse nicho levavam mais de 15 ingredientes, contrariando a proposta de ser mais saudável”, lembra Rodrigo que completa “No início, não tínhamos nenhuma indústria com conhecimento para fazer leite vegetal, mas a ideia estava muito clara. Pensamos em todo o processo de produção e fizemos parcerias importantes com nutricionistas para tornar a bebida possível”.

Com o lançamento da primeira bebida com apenas água e castanhas, o Original caiu no gosto de nutricionistas e do público que, conscientemente, desejava diminuir o impacto de suas ações no meio ambiente. Isso sem falar no público segmentado de veganos, vegetarianos, alérgicos e intolerantes ao leite comum que não tinham muitas opções de escolha.

E o sucesso não parou em A Tal da Castanha. O portfólio da Positive Brands já conta com 34 produtos de diferentes marcas. De achocolatados a isotônicos, a estratégia da empresa é lançar versões veganas para todos os produtos possíveis. “Estamos de olho em todas as categorias que não possuem opções plant-based ainda. O isotônico Jungle também nasceu da observação de mercado. Nos nossos estudos, percebemos que atletas consumiam outras marcas com muito açúcar, corante e aroma artificial na sua composição. Vimos a oportunidade e lançamos uma versão feita com suco de frutas, tapioca e água de coco”, lembra Rodrigo.

Incentivo ao pequeno e médio produtor

Para que o mercado cresça de maneira apropriada, a produção e o consumo são estimulados de forma responsável. A empresa beneficia a agricultura, incentivando o pequeno e o médio produtor e expandindo a potencialidade do consumo de oleaginosas em bebidas, snacks e pastas indulgentes.

“Apesar do pouco tempo no mercado, os snacks estão fazendo história ao fomentar a agricultura familiar, auxiliando no combate à pobreza, igualdade de gênero e a sustentabilidade. Acreditamos que alimentos genuinamente brasileiros como as castanhas, produzidas prioritariamente em solo nacional por agricultores de pequeno e médio porte, sejam uma ferramenta de transformação social impactando positivamente a cadeia inteira”, diz Rodrigo.

Além da pegada positiva, a marca compensa suas embalagens através da parceria com o selo Eu Reciclo.

Sobre A Tal da Castanha:

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version