SEGS Portal Nacional

Demais

Em referência ao 'Setembro Vermelho', médica-veterinária alerta para doenças cardíacas nos cães

  • Quinta, 16 Setembro 2021 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialista da Boehringer Ingelheim Saúde Animal aponta os cuidados necessários para a detecção precoce e tratamento

A chegada do mês de setembro traz à lembrança para o Dia Mundial do Coração, em 29/09, e o alerta para o “Setembro Vermelho”, abre espaço para o alerta sobre as doenças cardíacas, que, como em seres humanos, também acometem os cães. As doenças cardíacas em cães são mais frequentes em animais de meia idade a idosos e, em algumas raças específicas, têm predisposição genética. Como as principais doenças cardíacas caninas não têm cura, a detecção precoce e o tratamento adequado são muito importantes.

Estima-se que cerca de 10% dos cães atendidos em clínicas e hospitais veterinários sofrem de alguma alteração cardíaca, e esse número pode chegar até a 35%, se considerarmos cães acima de 13 anos de idade. As doenças cardíacas mais comuns encontradas em cães são a Doença Valvar Crônica (DVC) e a Cardiomiopatia Dilatada (CMD).

“O tratamento clínico adequado pode retardar o desenvolvimento de alguns sintomas e aliviar aqueles que já estão presentes, melhorando a qualidade de vida dos animais e, consequentemente, dos seus tutores. Por isso, o foco deve ser sempre na detecção precoce”, afirma da Dra. Karin Botteon, Consultora de Assuntos Veterinários da Boehringer Ingelheim. “Para isso, é fundamental que o tutor realize check-ups gerais de seus cães de forma regular para detectar essas e outras doenças e iniciar o tratamento adequado o quanto antes”.

Karin explica que o coração bombeia o sangue, levando oxigênio e nutrientes para o organismo, conduzido por átrios e ventrículos, que são as câmaras do coração. O fluxo do sangue circulando nestas câmaras é controlado pelas válvulas atrioventriculares. A DVC acomete justamente estas válvulas do coração e é a cardiopatia mais comum em cães, correspondendo à 75% dos casos de doenças cardíacas. A doença acomete mais frequentemente cães idosos e de pequeno porte, como o poodle, daschund, shi-tzu, maltês, entre outros. Os cães da raça cavalier king charles spaniel, uma raça ainda pouco conhecida no Brasil, tem predisposição genética para DVC e podem manifestar a doença em idades mais precoces (mais jovens).

Já a CMD ocorre devido à perda da função do músculo cardíaco, prejudicando a capacidade de contração do coração. A enfermidade é mais comum em cães de grande porte, como boxer, dogue-alemão, labrador e, especialmente, o dobermann, que tem predisposição genética para o desenvolvimento da doença. Os principais sintomas de cães com doenças cardíacas caninas são o cansaço fácil durante atividades físicas, tosse e mudanças no padrão respiratório, com respiração ofegante e até falta de ar. Em alguns casos, pode haver cianose (mucosas e línguas arroxeadas) e desmaio.

Tratamento para cardiopatias em cães

Com a evolução da doença cardíaca, o bombeamento do coração é prejudicado e o cão pode desenvolver um quadro chamado de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), que demanda intervenção médica e acompanhamento veterinário. O Vetmedin®, da Boehringer Ingelheim, é um medicamento para tratamento dos sinais leves, moderados ou severos da ICC em cães, pois promove a vasodilatação mista, ou seja, aumenta o diâmetro de artérias e veias, e dá mais força de contração ao coração, possibilitando que o sangue seja bombeado com maior facilidade, e garantindo mais qualidade de vida e sobrevida aos animais cardiopatas.

Referências bibliográficas

Keene, B.W. et al. ACVIM consensus guidelines for the diagnosis and treatment of myxomatous mitral valve disease in dogs. J Vet Intern Med.2019;1–14..

Dukes-McEwan, J. et al. Proposed Guidelines for the Diagnosis of Canine Idiopathic Dilated Cardiomyopathy. Journal of Veterinary Cardiology, Vol.5, No. 2, November 2003.

Official website Epic Trial. In: https://www.epictrial.com/canine-heart-disease-classification

Boehringer Ingelheim Saúde Animal

A vida de animais e humanos estão cada vez mais interligadas de maneira profunda e complexa. Nós sabemos que quando os animais estão saudáveis, os humanos também estão. Em todo o mundo, nossos 9.700 funcionários estão dedicados a entrega valor por meio da inovação, enquanto melhoram o bem-estar de ambos.

O respeito pelos animais, pessoas e meio ambiente está no coração do que fazemos. Desenvolvemos soluções e serviços para proteger os animais de doenças e dores. Nós apoiamos nossos clientes no cuidado da saúde de seus animais e protegemos nossas comunidades contra enfermidades que ameaçam a vida e a sociedade.

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, com vendas líquidas de € 4,1 bilhões de euros em 2020 e presença em mais de 150 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version