Me engana que eu gosto explica a persuasão e senso crítico
Livro aborda olhar crítico à publicidade e à propaganda
Em cenário de crise, escassez de recursos, qual seria a defesa do consumidor para não cair em armadilhas na hora de escolher produtos e serviços, direcionando o seu olhar na comparação de preços aos itens necessários às suas necessidades? Nesse sentido, o recém lançado livro do escritor e publicitário, Pedro Pazelli, ‘Me engana que eu gosto’, aponta para as técnicas de persuasão utilizadas na publicidade comercial, propaganda política, e religiosa, o que poderá contribuir para melhores escolhas ao se adquirir produtos e serviços, como também esclarecimentos em campanhas pré-eleitorais que se avizinham.
De modo didático e divertido, ‘Me engana que eu gosto’ explica que persuadir alguém sempre foi uma atitude humana que ocorre desde o nosso nascimento, quando choramos sem querer chorar para obter colo ou alimento, e mais tarde para que nos presenteiem com um brinquedo ou que brinquem conosco; a persuasão ao sexo oposto em busca de amor e sexo; ou mesmo diante na busca por aceitação social, promoção, cargos, status, dentre outras conquistas.
De acordo com Pedro Pazelli, compreender técnicas de persuasão e algumas das suas leis pode auxiliar o cidadão a não cair em ciladas, correr riscos, ou gastar mais do que recomenda o seu orçamento familiar. Ele diz que, “se determinada atitude não reflete a realidade de fatos comprovadamente ao seu favor, seja por meio científico ou por métodos e por pesquisas, o cidadão comum deve questionar as promessas que se alastrarão, e cita exemplo: “um político afirma, haverá redução de inflação no meu governo – mas no cenário real o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos informa que Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou. A alta é de 0,96% em julho, após ter registrado taxa de 0,53% em junho. Dessa forma, como prometer algo que se desenha como cenário improvável”, ressalta o autor.
Com diferentes exemplos sobre técnicas de persuasão, e da sua origem greco-romana aos dias atuais, Pedro Pazelli elaborou em 94 páginas um estudo e pesquisa em técnicas de persuasão na publicidade e na propaganda, que passam por discursos retóricos das metáforas, leis básicas e resumidas nas comunicações interpessoais, comerciais, políticas e religiosas, permitindo ao leitor adquirir um certo senso crítico diante de situações no seu dia a dia diante das propagandas em tv, rádio, jornais, outdoors, revistas, encartes de supermercados, produtos em promoção e embalagens, dentre outros. A leitura do ‘Me agana que eu gosto’ visa contribuir para despertar no leitor um senso de observação e crítica.
O escritor enfatiza ainda, as fakes news na atualidade e as técnicas de contar histórias, as historytelling, que verdadeiro ou não, que se apresentam como fatos para convencer o público a partir da narrativa do seu autor. Para aprofundamento do tema, o publicitário Pedro Pazelli também é autor de: Armas da sedução eleitoral - técnicas persuasivas na propaganda política; Paraíso.com - as técnicas de persuasão de propaganda protestante na internet; Aprendendo a pescar e a vender seu peixe; A persuasão das embalagens em supermercados – rótulos e design, ambos da Livro Lindo Editor.
Sobre o autor
Pedro Pazelli começou a escrever contos de ação aos 14 anos ade idade, inspirados nas histórias em quadrinhos e era sempre primeiro colocado em redação e desenho na escola, e quando passou a escrever e ilustrar os próprios livros. Fez vários cursos na área literária e cursos de aprimoramento em desenho. É editor da Editora Livro Lindo.
Venceu o Festival de Cinema Ambiental do Ceará em 2008 - Categoria: Melhor filme; Festival de Humor de Volta Redodnda-1985; Festival Cinema Infantil de Florianópolis- 2005; Premiado três vezes na Itália em salões de desenho e várias vezes no Brasil-1985, 1987, 1989; Premiado três vezes na Itália em salões de desenho e várias vezes no Brasil-1985, 1987, 1989; Prêmio União Brasileira dos Escritores – 2009 e 2011 – livro de Contos e crônicas.
É Mestre em Design – PUC - Rio, Especialização em Cinema de Animação, é editor de vídeo, Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Centro Universitário da Cidade. Desenhou e projetou na Eletrobrás; foi funcionário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na área de Educação em Saúde, onde roteirizou, desenhou e dirigiu vídeos educativos e editou material didático como apostilas, até o ano de 2015.
Livros Técnicos
- Memorização e leitura dinâmica para concursos – ed. Folha Dirigida – Rio.
- Memorização – ed. Segmentadas – Rio –2000.
- Leitura dinâmica – ed. Segmentadas – Rio -2001.
- Animais Sinantrópicos – ed. Interciência - Rio-2012.
- Paraíso.com – Técnicas de persuasão da propaganda protestante na internet – ed. Livro Lindo Editor.
- Qualidade não é vaidade – Técnicas de atendimento ao cliente - ed. Livro Lindo Editor.
- Aprendendo a vender seu peixe - Técnicas de Vendas- ed. Livro Lindo Editor.
- Como se tronar o pior gerente e a pior secretária do mundo (humor) – ed. Livro Lindo Editor.
- Armas da sedução eleitoral – Técnicas de persuasão na propaganda política – Ed. Livro Lindo. editor.
- Me Engana que Eu Gosto – Técnicas de persuasão na propaganda de produtos e serviços, política e religiosa.
Produção de filmes em saúde pública, produção e direção
- Para TV Brasil – Documentários: “A vida do mosquito Aedes aegypti- o mosquito da dengue”, “Lacraia, esse bicho pega!”, “Culex, o vampiro da noite”, “Economizando água”.
- Para TV Globo: “Não abandone descartáveis”, “Criança Cidadã”, “Casa sem dengue”, “Lugar de lixo é no lixo”.
- Para o Ministério da Saúde: Homem que é Homem” (ensina a prevenir o câncer de próstata).
- Para Ministério da Cultura: “O Vento” e “Desenhar é muito fácil”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>