SEGS Portal Nacional

Demais

Automação no atendimento à população é sinal de transformação tecnológica no setor público

  • Terça, 31 Agosto 2021 10:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Duque
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O serviço de atendimento à população do setor público é comumente interpretado como um exemplo negativo de atendimento e experiência do usuário. Com um histórico de longos períodos de espera e muita burocracia, os órgãos públicos já estão substituindo agentes humanos por soluções de automação no atendimento.

Desde mensagens automáticas à robôs conversacionais, o uso de automação tem obtido significativa aceitação por parte do setor público, especialmente soluções com base em inteligência artificial. No Reino Unido, por exemplo, o site DoNotPay, oferece um “robô advogado”, que auxilia a população com informações sobre seus direitos e permite até mesmo a abertura de processos de pequenas causas.

No Brasil, o uso de automações simples no atendimento à população já é antigo, com assistentes eletrônicos que orientam o usuário ao serviço correto ou mensagens automáticas em páginas virtuais. Contudo, alguns governos brasileiros já estão investindo em sua transformação digital e apostando em projetos que envolvem ferramentas de automação mais sofisticadas:

MAIA - Minha Amiga Inteligência Artificial, é uma iniciativa do Ministério Público de São Paulo para auxiliar mulheres a identificarem relacionamentos abusivos e saberem como reagir caso estejam em um.

Plantão Coronavírus é um chatbot para WhatsApp desenvolvido pelo Governo do Ceará para ajudar a população a realizar uma autoavaliação sobre os sintomas da Covid-19 e receber orientações de profissionais de saúde de forma remota.

Jaque, a assistente virtual do Governo de Alagoas, otimiza o atendimento geral à população respondendo às perguntas dos usuários de forma personalizada.

Segundo Raghu Ravinutala, CEO da yellow.ai, líder mundial no desenvolvimento de soluções de automação de atendimento, os chatbots e os assistentes virtuais podem emular conversas humanas ao alinhar inteligência artificial, habilidades de processamento de linguagem natural e, algumas vezes, reconhecimento de voz, para interpretar solicitações e sustentar diálogos baseados em texto ou voz.

As vantagens do uso dos chatbots da yellow.ai incluem redução de custos com atendimento e redução na carga de trabalho de agentes humanos, simultaneamente com a melhoria na experiência do usuário, diminuição ou mesmo extinção do tempo de espera e filas, e personalização dos atendimentos a cada usuário.

Com o avanço do fenômeno da transformação digital, é apenas uma questão de tempo até que todos os segmentos do setor público sintam-se impelidos a virtualizar todos os seus processos e serviços. Este cenário será parametrizado pela velocidade de adaptação ao mundo digital, que será determinada pela necessidade da população e evolução das ferramentas tecnológicas.

*Sobre a yellow.ai

A yellow.ai é uma plataforma de automação do atendimento ao cliente que tem experiência com a criação de chatbots e assistentes virtuais inteligentes, que oferecem a melhor experiência aos usuários dos mais diversos segmentos, atendendo também ao setor público.

Com mais de 700 marcas satisfeitas, como a Gartner e a Xiaomi, a yellow.ai auxilia no desenvolvimento de um chatbot ou assistente virtual personalizado com as soluções mais recentes de inteligência artificial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version