SEGS Portal Nacional

Demais

Huawei e parceiros lançam projeto baseado na nuvem para salvar a raposa de Darwin

  • Terça, 31 Agosto 2021 18:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália Ronfini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Raposa de Darwin. Imagem por René Vega.

Com menos de mil exemplares na natureza, mamífero pode ser preservado graças à sistema de monitoramento acústico

A Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tem como missão tornar o mundo totalmente inteligente e conectado, inclusive para a preservação do meio ambiente e espécies ameaçadas. Este é o caso da raposa de Darwin, nativa do Chile.

O projeto de conservação "Guardiões da Floresta" foi lançado no último dia 17 de agosto para ajudar a salvar o mamífero da extinção. Alimentado por tecnologias de rede e nuvem, o "Guardiões da Floresta" visa proteger a raposa de Darwin na cordilheira Nahuelbuta e posteriormente na Ilha de Chiloe. Acredita-se que menos de 1.000 raposas ainda existam na natureza.

A plataforma Guardian é um sistema de monitoramento acústico que pode acompanhar e identificar diferentes animais por suas chamadas e detectar ameaças como tiros e motosserras, usadas para extração ilegal de madeira.

Na iniciativa TECH4ALL da Huawei, cinco Guardians movidos a energia solar, cobrindo 30 km2, foram instalados em dezembro de 2020 em árvores a uma altura de 10 a 40 metros, onde funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Cada Guardian envia dados de áudio através de uma rede sem fio para a HUAWEI CLOUD, onde são analisados por Inteligência Artificial (IA). Animais específicos e ameaças podem ser identificados para possibilitar pesquisas ou uma resposta quase em tempo real se uma ameaça for detectada, permitindo assim o gerenciamento adaptável do ecossistema.

Como a raposa de Darwin está no meio da cadeia alimentar e tem alto valor de conservação, impactando muitas outras espécies. "O status populacional da raposa de Darwin é um indicador da saúde de todo o ecossistema de Nahuelbuta", explica Bernardo Reyes, diretor da entidade Ética de Los Bosques. "É uma 'espécie guarda-chuva' da condição de toda a rede de mamíferos associados que vivem naquele espaço, como o pudu, o puma e o gambá."

O projeto reúne o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Meio Ambiente do Chile, a Ética de los Bosques, a ONG Rainforest Connection e a Huawei.

"O Chile é hoje um dos nove países do mundo a ter um sistema de monitoramento bioacústico sob a iniciativa TECH4ALL para proteger a fauna e os ecossistemas nativos, permitindo assim a proteção efetiva de nossos enormes recursos naturais", disse Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile.

A Rainforest Connection, a Ética de los Bosques e outros parceiros do Chile analisam os dados registrados, que são então disponibilizados a organizações como o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Meio Ambiente e uma rede de cientistas e acadêmicos autorizados.

"A iniciativa de inclusão digital de longo prazo da Huawei, a TECH4ALL, está comprometida em usar tecnologia para conservar recursos naturais e mitigar os efeitos das mudanças climáticas", disse Kevin Zhang, CMO de Infraestrutura de ICT da Huawei. "O projeto Nature Guardian, um dos principais projetos TECH4ALL da Huawei, pousou no Chile para proteger a raposa de Darwin, uma espécie icônica, mas em extinção."

Huawei e a ONG Rainforest Connection (RFCX) se uniram em 2019 para proteger a biodiversidade dos ecossistemas ecológicos do mundo por meio de monitoramento de áudio e IA em nuvem. Desde então, os parceiros implantaram sistemas Guardian em florestas tropicais, montanhas e oceanos.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 197 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version