SEGS Portal Nacional

Demais

A importância dos sistemas de desumidificação de ambientes internos

  • Terça, 03 Agosto 2021 10:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessyca Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por: Ivan Romão em coautoria com Marcelo Mesquita e Rafael Dutra *

Mofo, umidade e infiltrações são inimigos que podem causar bastante estrago. Por isso, manter os ambientes bem ventilados e se possível com um eficiente sistema de desumidificação é a melhor forma de combatê-los.

Os sistemas de desumidificação têm como finalidade retirar a umidade dos ambientes. Os locais podem ter diversas fontes de umidade, como pessoas, água líquida de diversas fontes, ar externo da renovação do sistema de ar-condicionado e infiltrações. Em algumas situações, o ar proveniente de fora pode ser responsável por entre 50% e 80% da carga úmida do lugar e, se o sistema de ar-condicionado não for projetado para lidar com essa carga de umidade de forma adequada, o ambiente terá umidade relativa elevada. Assim sendo, sistemas auxiliares podem ser adotados para complementar a capacidade de desumidificação.

Sempre que forem constatadas altas cargas de umidade, faz-se necessária a instalação de equipamentos para desumidificação. Estes devem ser dotados de dispositivos de leitura e controle da umidade ambiente para não reduzir a umidade relativa e causar desconforto e problemas de saúde. Caso o sistema de ar-condicionado não seja bem dimensionado para o ambiente, o ressecamento pode ocorrer.

Os desumidificadores têm umidostato, um mecanismo do sistema de climatização que mede o percentual de umidade relativa e regula a capacidade de desumidificação do sistema, controlando os níveis necessários para cada processo.

Pode-se dizer que não existem desvantagens em relação a esses sistemas. E, como vantagens, a prevenção da proliferação de microrganismos como fungos (responsáveis pela formação de bolor e de mofo), bactérias e ácaros. Além disso, auxiliam na preservação de equipamentos, prolongando sua vida útil, protegem metais contra a ação de ferrugem, entre outros benefícios.

Nos últimos tempos, em decorrência da pandemia da covid-19, muito se tem falado a respeito da qualidade do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os valores de umidade do ar devem ficar entre 40% e 70%. A recomendação da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers – em tradução livre, Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado) é que o controle seja feito entre 40% e 60%. Um estudo em um supercomputador japonês mostrou que a umidade pode ter efeito grande na dispersão de partículas de vírus, aumentando o risco de contágio de coronavírus em ambientes fechados e secos durante os meses de inverno.

Em resumo, o cuidado em ambientes internos é necessário sempre, seja pela qualidade do ar, seja para combater a disseminação de ácaros, mofo, fungos e bactérias, evitar infiltrações ou até mesmo o novo coronavírus. Devemos ficar atentos.

*Ivan Romão é gerente da Febrava, a principal feira da cadeia AVAC-R – www.febrava.com.br; Marcelo Mesquita é Secretário Executivo DN Qualindoor; Rafael Dutra é Coordenador de Aplicação Trane Technologies

Sobre a Febrava

A Febrava é a principal feira da cadeia AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), tratamento da água, ferramentas e EPIs, da América Latina, e terceira mais relevante do mundo. O evento acontece a cada dois anos e traz as principais novidades e tendências do setor. Além do evento físico, a feira disponibiliza soluções digitais para que técnicos, instaladores, varejistas, distribuidores, engenheiros, projetistas e demais profissionais desse setor, mantenham-se atualizados o ano inteiro. A Febrava é realizada pela RX, principal organizadora e promotora de eventos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version