SEGS Portal Nacional

Demais

Obra modular: a evolução na construção civil que traz agilidade e economia para o projeto

  • Quinta, 08 Julho 2021 07:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Atré Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A execução mais limpa, com qualidade e rapidez estão entre os principais benefícios dessa tendência

Você já pensou em construir com eficiência, rapidez, flexibilidade e ainda sustentabilidade? Parece contraditório, não é mesmo? Pois saiba que não! Aliás, esta combinação é possível, e cada vez mais presente, por meio da construção modular, um mercado que está em plena expansão.

Este método construtivo, que faz uso de blocos independentes, pré-fabricados e depois instalados no terreno ou anexo à edificação, deve crescer US$ 51,9 bilhões até 2025, em todo o mundo, segundo relatório da Reportlinker. E é nesta parcela do mercado que o arquiteto Felipe Savassi, especialista na área, aposta, já que o sistema modular teve um aumento significativo nos últimos anos, com cada vez mais arquitetos, engenheiros, executores e até o público em geral aderindo ao mundo modular. “Esse aumento se dá pelo entendimento das vantagens que o sistema possui. Antes eu falava bastante sobre a Arquitetura Modular ser o futuro da construção civil, que tínhamos que nos preparar para quando ela chegasse no mercado. Hoje em dia entendo que a arquitetura modular já chegou, já está no mercado e isso realmente é um caminho sem volta”, comenta Savassi.

Como diz o especialista, o modelo chegou para ficar, e entre os principais benefícios estão a redução de custos, de matéria-prima e rapidez. Segundo o site do Modular Building Institute (MBI), a entrega de uma edificação modular costuma ser de 30% a 50% mais rápida em comparação aos métodos convencionais. Em relação a redução de custos, eles podem chegar a 20% no ambiente e nas condições certas, segundo pesquisa da McKinsey & Company. Além disso, os processos construtivos e os materiais utilizados permitem que seja atingido um desperdício de menos de 5%. Isso representa um desperdício de materiais 5x menos que o de uma construção convencional. Além de contribuir para o orçamento, reduz muito o impacto ambiental gerado pela sua obra.

A tendência da construção modular e sustentável de escolas

A versatilidade da construção modular tem sido percebida por muitos mercados e um deles é o da educação, permitindo a ampliação e a reforma de escolas de forma rápida, sem prejudicar o calendário escolar. Um exemplo disto, é a recentemente ampliação da Escola Dinâmica de Jurerê Internacional, em Florianópolis, realizada pela GND Incorporadora junto com a VISIA Construção Modular, e ampliou, em um mês, uma área de 800 m² da escola. Nesta obra, a GND fez uso de concreto reforçado com fibra para a fachada (GRC), laje de piso em concreto e estrutura em aço galvanizado reforçado – tudo isso em módulos já prontos e produzidos no sistema off-site, na qual os módulos são produzidos em um ambiente industrial longe do canteiro de obras e quando prontos são transportados para a montagem.

De acordo com Eduardo Deboni, CEO/ Sócio da GND Incorporadora, a construção modular tem se mostrado uma excelente opção para este nicho. “Com esse processo, 90% da obra é feita na própria fábrica da VISIA, uma das poucas empresas no Brasil a possuir um sistema construtivo certificado pela NBR 15575, evitando o desperdício de materiais, e, com isso, entregando uma solução pronta e com qualidade”, completa. Esta é a mesma opinião de Savassi, que destaca o pouco impacto que a obra causa na operação de edifícios já existentes. “No caso das escolas, você poder ampliar o espaço com a qualidade, rapidez e sem atrapalhar os usos é algo benéfico para os proprietários que tem o seu tempo ROI (Return Of Investment) diminuído e para os usuários que não precisam parar um ano letivo, prejudicar o andamento das atividades escolares por conta de obra”, completa Savassi.

Porém, apesar da ampla aceitação e crescimento exponencial, o mercado de construção modular ainda precisa superar alguns desafios. De acordo com Savassi, ainda existem desafios internos, como o fortalecimento da cadeia de suprimentos (supply chain), e externos, como quebrar preconceitos e paradigmas. “Ambas são um processo contínuo que contribui com a consolidação e fomento do mercado. Para quem tem a oportunidade, a principal dica é pensar fora da caixa e pesquisar o que realmente vai beneficiar seu negócio e seu público. Quando a gente coloca na ponta do lápis tanto as vantagens e desvantagens, quanto o custo e investimentos, não há dúvidas que a melhor escolha seja a arquitetura modular”, enfatiza o arquiteto.

Realocação com perdas mínimas

Além de todos os benefícios na hora de construir, o sistema modular permite que as perdas sejam mínimas na hora de realocar, já que é possível mover os blocos e extinguir a possibilidade de demolição. A obra pode ser simplesmente realocada com perdas mínimas de material e mão de obra. Este fato por si só representa muita economia de matéria prima, mão de obra, tempo e dinheiro e torna a construção modular algo infinitamente reaproveitável e sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version