SEGS Portal Nacional

Demais

Casos de violência contra idosos crescem durante pandemia de Covid-19

  • Quarta, 16 Junho 2021 10:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Alterações de comportamento como depressão e raiva excessiva estão entre os sinais de que a pessoa está sofrendo algum tipo de agressão, alerta especialista do CEJAM

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado em 15 de junho. A data faz parte das ações do Junho Violeta, criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com as pessoas de 60 anos ou mais.

Dados de outubro de 2020 do Disque 100 – serviço do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), que dissemina informações sobre grupos vulneráveis e recebe denúncias de violações de direitos humanos – indicam que, durante a pandemia, o número de denúncias de violência e maus-tratos contra os idosos cresceu 59% no Brasil, totalizando 25.533 denúncias no período.

A enfermeira Leila Sanguinete Cardoso, que atua atendendo pacientes idosos na Unidade Básica de Saúde Vera Cruz, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim”, na zona sul de São Paulo, destaca que as agressões costumam acontecer de familiares e pessoas próximas e faz um alerta importante.

“Situações de violação aos idosos podem ser ocasionadas por todos os pilares da sociedade e englobam atitudes diversas, desde a falta de respeito aos direitos deste indivíduo, incluindo o uso indevido de assentos e filas preferenciais, até o desrespeito ao direito do idoso de preservar sua autonomia e poder de decisão, enquanto estiver lúcido”, explica a profissional.

Leila faz parte do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) do CEJAM, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo justamente a melhora clínica, a promoção da autonomia e a independência dos idosos cadastrados no projeto.

Entre os tipos comuns de violência sofridos nesta faixa etária, a especialista ressalta a violência psicológica, que, segundo ela, é mais comum, se comparada à física. “Esse tipo de agressão costuma envolver situações de negligência, abuso financeiro e abandono por parte de familiares.”

De acordo com a enfermeira, na maioria dos casos, o idoso tem ciência de que sofre algum tipo de violência, entretanto, aceita tal condição pelo fato de os agentes causadores da agressão serem os próprios familiares, muitas vezes residentes do mesmo ambiente.

Pandemia

A especialista destaca que a convivência com potenciais agressores é o principal motivo do aumento de casos de violência a idosos durante o período de isolamento.

A maioria das denúncias recebidas pelo Disque 100 representa violência física, mas, segundo a enfermeira, o número pode ser ainda maior se consideradas outras formas de maus-tratos.

“Durante este período, o abuso financeiro também se tornou bastante evidente. Existem muitas situações em que o salário do idoso, na maioria dos casos um salário-mínimo, torna-se a base financeira da família, privando esta pessoa de usufruir adequadamente da sua própria renda”, reitera Leila.

Como identificar um caso de violência?

Diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, a violência contra o idoso não acontece apenas com aqueles em extrema vulnerabilidade. “Todos estão suscetíveis ao risco, inclusive os saudáveis. As situações de agressão são diversas, desde a falta de respeito do indivíduo, passando por violências verbal, física, psicológica e financeira, até situações de negligência”, afirma a enfermeira.

Em casos extremos, é possível identificar uma agressão física por meio de machucados, hematomas, arranhões, feridas ou queimaduras sem causas justificadas.

Para situações de agressão psicológica, alguns sintomas devem ser levados em consideração. Alterações de comportamento, como depressão e raiva excessiva, conflitos familiares, emagrecimento repentino e quebra de vínculos com a família podem ser sinais de alerta.

Segundo Leila, além da vigilância contínua para denúncias de eventuais casos de agressão, é necessário que haja mais ações de conscientização da sociedade acerca da importância do tema.

“Devemos educar a sociedade para que respeite a pessoa idosa na sua integralidade e as famílias para que mantenham o respeito à individualidade desta pessoa, incluindo o mesmo no seio familiar, como um membro que tenha muito a contribuir com experiência de vida para a formação dos mais jovens.”

Caso desconfie que algum idoso próximo a você esteja sofrendo qualquer tipo de violência, denuncie. Negligenciar estes casos também é uma forma de agressão. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, de forma gratuita, com anonimato e segurança garantidos pelo serviço.

Sobre o CEJAM

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos e Peruíbe.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 20, 2026 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Jan 20, 2026 Demais

Acessórios para praia e piscina: mitos, cuidados e…

Jan 20, 2026 Demais

Literatura e viagem: conheça locais do Brasil que foram…

Jan 20, 2026 Demais

Apartamentos compactos deixam de ser tendência e viram…

Jan 20, 2026 Demais

Além da pensão alimentícia: ausência de pai pode gerar…

Jan 20, 2026 Demais

Novo serviço permite personalização completa dos…

Jan 20, 2026 Demais

Além das promessas: 7 dicas para fazer as metas de 2026…

Jan 20, 2026 Demais

HBO Max transmite todos os oito jogos da quarta rodada…

Jan 19, 2026 Demais

Resgatou um animal? Veja o que fazer nos primeiros dias…

Jan 19, 2026 Demais

O segredo da água micelar - confira 5 usos pouco…

Jan 19, 2026 Demais

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da…

Jan 19, 2026 Demais

Golpes via Pix já fizeram 24 milhões de vítimas no…

Jan 19, 2026 Demais

Advogados goianos conseguem rara homologação de…

Jan 19, 2026 Demais

Quanto custa manter o ar-condicionado ligado no verão?

Jan 19, 2026 Demais

Side Part Hair: tendência lateral que está dominando…

Jan 19, 2026 Demais

Quer saber se o treino está dando resultado? Veja onde…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version