SEGS Portal Nacional

Demais

CUT, FUP e outras 60 entidades promovem ato virtual em defesa da Petrobrás e da liberdade sindical

  • Quinta, 15 Abril 2021 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Santafé
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Nesta quarta-feira (14/4), às 19 h, ocorrerá um grande ato virtual em defesa da Petrobrás. A atividade será um manifesto da sociedade contra as atitudes arbitrárias da atual gestão da petroleira, que está privatizando a companhia “aos pedaços”, além de assediar trabalhadores e violar as convenções internacionais do trabalho.

O ato também é em solidariedade ao coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que foi punido com 29 dias de suspensão pela direção da Petrobrás por cumprir seu papel de líder sindical e denunciar atos arbitrários e contrários à legislação trabalhista, bem como o desmonte da maior empresa pública do país.

Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o evento será transmitido ao vivo, simultaneamente, nas páginas e canais do Facebook e Youtube de mais de 60 entidades sindicais, movimentos sociais e da juventude e de partidos políticos.

A punição ao principal representante da categoria petroleira é um ataque a todo o movimento sindical e à classe trabalhadora. Seu objetivo é barrar as denúncias de irregularidades da direção da Petrobrás, que vêm sendo feitas sistematicamente pela FUP e seus sindicatos.

A perseguição acontece porque as entidades sindicais denunciaram que a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, está sendo vendida pela metade do seu real valor de mercado. Ações contra o negócio estão em andamento, e o processo está sob investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

A FUP e seus sindicatos também denunciaram a movimentação financeira ilícita feita por Claudio Costa, ex-gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobrás, demitido por usar informações privilegiadas em compra e venda de ações da estatal. Outras denúncias judiciais contra o executivo tratam da mudança da gestão da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS), feita pelos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, para uma empresa privada, um negócio suspeito envolvendo bilhões de reais.

Nesta quarta (14/4), diversas organizações internacionais, como a International Association of Democratic Lawyers, International Commission for Labor Rights e National Lawyers Guild, bem como lideranças de vários países, lançaram manifesto em solidariedade a Deyvid Bacelar. O documento ainda está disponível para receber adesões e pode ser acessado aqui.

SERVIÇO

Manifesto petroleiro: ato em defesa de Deyvid Bacelar e da Petrobrás

- Data e horário: Quarta, 14 de abril, às 19h

- Local: Canais da FUP no YouTube e no Facebook, e também de outras entidades sindicais, como a CUT, e movimentos sociais

ENTENDA A PUNIÇÃO ARBITRÁRIA A DEYVID BACELAR

No dia 5 de abril, a Petrobrás, através da Gerência Geral da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), aplicou punição disciplinar ao coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, impondo a ele suspensão arbitrária de 29 dias, mesmo estando em exercício legal de seu mandato sindical.

A prática da punição de dirigente sindical grevista viola a Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem força constitucional no Brasil, e que a OIT define como "direito humano fundamental".

A perseguição de dirigentes sindicais, por greves, afronta ainda a Convenção 135 da OIT, também ratificada pelo Brasil, assim como violenta a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho.

Diversas organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos da oposição também se levantaram contra as práticas antissindicais da Petrobrás, manifestando apoio ao coordenador da FUP em notas públicas e em postagens nas redes sociais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version