SEGS Portal Nacional

Demais

De engenheiro a designer de mobiliário: a descoberta de uma nova profissão por mais criatividade

  • Sexta, 09 Abril 2021 11:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cássia Domingues
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Novo ofício representou a possibilidade de criar e executar um trabalho de mais sensibilidade, feito com matérias-primas naturais

Marcos Amato é um artista radicado na Cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Ele iniciou sua carreira criativa desenhando mobiliário colecionável, hoje seu trabalho permeia entre a arte contemporânea e o design.

Conhecido por suas formas orgânicas caprichosas, feitas a partir de materiais naturais como madeira e areia para construção de obras esculpidas à mão, Amato busca despertar sentimentos pela percepção visual e tátil por meio de suas obras. Mas nem sempre foi assim.

“Formei-me em engenharia, mas vivia desmotivado pela necessidade da constante exatidão. Não havia espaço para usar a imaginação livremente e eu precisava mais disso”, afirma ele. Foi quando ele decidiu especializar-se em design de mobiliário na Panamericana Escola de Arte e Design. “Encontrei neste novo ofício uma possibilidade de criar e executar o trabalho com minhas próprias mãos e ainda com uma matéria-prima natural. Adorei o fato das minhas criações serem algo que se pudesse tocar, sentir, usar”, revela Marcos.

Todas as obras de Amato são pensadas e feitas por ele, por meio de um processo que envolve um eterno aprendizado. “Acredito que meu estilo de criação seja contemporâneo, já que não sigo padrões habituais. Busco a liberdade artística”.

Amato conta que, no início de sua carreira, sua inspiração vinha dos lugares que faziam parte dos bons momentos que vivenciou, ou seja, o artista desenhava aquilo que via. “Em um segundo momento comecei a me guiar pela mensagem. Se quero falar sobre transformação, vou buscar elementos que fazem parte daquilo que conheço, para comunicar esse tema”, explica.

Marcos, acredita que a pandemia trouxe uma exigência muito maior quanto a ergonomia porque aqueles que têm possibilidades de estarem em casa estão sofrendo com isso. “Porém, a minha preocupação não é sobre como a pessoa se senta e sim como ela se sente. Por isso, tenho trabalhado para criar coisas com significado que vão além da função prática e estética”.

Nesse momento, mais do que nunca, ele afirma que é preciso olhar para dentro, conhecer-se melhor, pensar nos outros. “Percebi que a minha busca é pela liberdade de criar trabalhos que tragam um alívio, um sentimento, uma reflexão e isso independe do meio que vou usar para atingir esse resultado. Seja fazendo um móvel, uma escultura ou um quadro”, conclui Amato.

Sobre a Panamericana

A Panamericana Escola de Arte e Design surgiu como uma escola de criação profissional. No início, abastecia um mercado de trabalho voltado para a publicidade, arte e design ainda pequeno e tímido, mas que crescia a cada dia, acompanhando a evolução da ideia, da técnica e da estética, contextualizado com os principais acontecimentos históricos, artísticos e culturais do Brasil.

A Panamericana se orgulha em ter contribuído para o mercado profissional e na formação de artistas como Vik Muniz, Eduardo Schaal, Rogério Vilela, Oswaldo Grillo, dentre outros. Todos ex-alunos da Escola.

Nomes como Nico Rosso, Aldemir Martins, Getulio Delphin, Claudia Boccara, Massimo Picchi, Rogério Vilela, Ziraldo e Mauricio de Sousa (que ministrou um dos primeiros cursos de histórias em quadrinhos do País, criado pela Panamericana na década de 1980), entre outros, se confundem com a própria história da Escola e ajudaram a tornar a Panamericana uma referência no ensino da arte.

Ao longo dos anos, firmou parcerias internacionais, trazendo concursos, prêmios, trabalhos, exposições e Festivais de Criação, como o Art Directors Club Awards, The One Show e Clio Awards, proporcionando aos alunos e aos profissionais das áreas o contato e a troca de informações com o que havia e há de mais novo no Brasil e no exterior no âmbito da criação, inspirando e democratizando o conhecimento. É o caso do Congresso Internacional de Design Gráfico, realizado pela Panamericana em 1996, com a participação de profissionais como Maximo Vignelli, Paula Sher, Paul Davies, Stefan Sagmeister e David Carson. O evento é considerado um verdadeiro marco para a compreensão do que é o design no Brasil.

São quase seis décadas de entusiasmo e dedicação, que a fazem ser considerada uma das mais modernas escolas de criação profissional do Brasil. Apesar de já ter nascido contemporânea e visionária, a Panamericana não para de se reinventar. Hoje a Panamericana conta com a sede da Avenida Angélica 1900.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version