O mistério de Aberhosan
Vivaldo José Breternitz
Todos os dias acontecia algo misterioso no vilarejo de Aberhosan, um lugarejo com 300 habitantes situado em uma área rural do País de Gales: pontualmente, às sete da manhã, e por algumas horas, a internet se tornava instável e extremamente lenta.
Isso durou dezoito meses, tempo no qual técnicos tentaram descobrir a causa do problema, inclusive substituindo equipamentos e quilômetros de cabos, sem sucesso.
Em Aberhosan, esses serviços são providos pela Openreach, uma grande empresa de telecomunicações, que deslocou para o local uma equipe formada por especialistas de alto nível, vindos de diversas partes do Reino Unido.
Essa equipe, dotada de equipamentos sofisticados, dentre esses um analisador de espectro, estudou diversas alternativas, até concluir que um ruído elétrico, uma espécie de interferência, era a causa do problema.
Como o vilarejo é pequeno, foi possível fazer uma análise casa a casa, até descobrir em qual delas o ruído era gerado. Ali, conversando com o morador, verificaram que exatamente naquele horário, todos os dias, ele ligava um velhíssimo aparelho de TV para assistir a um programa favorito; esse aparelho gerava o ruído elétrico que praticamente derrubava a internet em Aberhosan.
O morador, constrangido, prometeu nunca mais usar a TV, e o problema não voltou a acontecer.
A tecnologia às vezes nos reserva surpresas.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>