SEGS Portal Nacional

Demais

Saiba como higienizar o quarto para garantir uma boa noite de sono

  • Sexta, 02 Outubro 2020 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Jadon
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Colchões podem ser pontos de alerta, acumulando ácaros e sujidades que afetam a saúde. Por isso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) traz orientações de especialistas no assunto

Não há mais dúvidas de que limpeza e saúde são fatores indissociáveis. A pandemia do novo coronavírus mostrou que a higienização correta de ambientes e superfícies pode ser uma das principais medidas para conter o avanço de doenças. Com boa parcela da população em isolamento social em casa, existem alguns pontos do ambiente residencial que merecem atenção na limpeza e um deles é o colchão, onde as pessoas passam tempo prolongado diariamente, principalmente nos momentos de descanso. Mas como manter o colchão limpo e higienizado para garantir uma boa noite de sono e a sua saúde?

Essa tarefa não é fácil. Estudos indicam que depois de dois anos de uso, 10% do peso do colchão seria composto por ácaros. No caso dos travesseiros, estima-se que cerca de 30% de seu peso, neste mesmo tempo de utilização, também passe a ser composto por ácaros, quando não são trocados ou higienizados corretamente.

Os ácaros domésticos são minúsculos, invisíveis e responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos, como rinite, asma, conjuntivite alérgica e dermatite atópica. Podem viver em colchões, tapetes, almofadas, travesseiros, sofás, bichinhos de pelúcia e roupas de cama. Adoram lugares úmidos, mas amam mesmo os colchões. Segundo especialistas, as pessoas chegam a dormir todos os dias com cerca de 1,5 milhão de ácaros.

Os problemas de saúde causados por ácaros acontecem por causarem irritação nas terminações nervosas do nariz, o que desencadeia coceiras, espirros e estimula a produção do muco nasal (catarro).

A procura por serviços especializados aumentou

A população, no entanto, passou a estar mais alerta aos fatores de limpeza e a querer os colchões, de fato, limpos e higienizados buscando, inclusive, a contratação de empresas e tecnologias especializadas neste tipo de limpeza. De acordo com uma empresa associada Abralimp, a procura por equipamentos para limpeza de colchões aumentou em 60% após o início da pandemia. “As pessoas, confinadas em casa, passaram a perceber a importância da limpeza dos colchões e sofás, que são os lugares onde passamos a maior parte do tempo quando estamos neste ambiente”, ressalta Marcelo Guerra Lages, membro da Câmara de Fabricantes de Máquinas da Abralimp.

Fábio Santiago, membro da Câmara e Prestadores de Serviços da Associação, também confirma que o serviço especializado de higienização de colchões tem crescido de forma significativa. Um dos motivos, além de parte da população estar em casa, seria que cerca de 30% das pessoas possuem algum tipo de alergia, que pode ser evitada com procedimentos adequados de higienização.

Ele alerta ainda que outros locais de um quarto, como guarda-roupa e sapateira, também merecem a atenção do morador, para que seja realizada uma higienização em toda a superfície interna, retirando, desta forma, a poeira e eliminando os fungos e ácaros que ficam alojados. “Não adianta higienizar somente o colchão, tem que higienizar o quarto e o ambiente como um todo”, afirma.

As quatro etapas da higienização do colchão

A contratação de empresas especializadas para a higienização do colchão é a melhor solução para que sejam realizados os procedimentos adequados, com os equipamentos e produtos de limpeza corretos, retirando ácaros, bactérias e outras sujidades da superfície e de seu interior. No entanto, para quem não pode contar com essa alternativa, Marcelo Lages indica o passo a passo para a realização desta tarefa em casa:

1 - Aspirar toda a superfície do colchão, em seus dois lados.

2 - Aplicar borrifação na superfície do colchão, shampoo específico para limpeza de superfícies têxteis. Deixar agir por 5 minutos.

3 – Borrifar água limpa e, ao mesmo tempo, aspirar para a remoção da sujidade e do shampoo aplicado.

4 - Aspirar para remoção do resíduo final e deixar o colchão em local arejado, se possível ensolarado, por pelo menos três horas para secagem final.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version