SEGS Portal Nacional

Demais

Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil: como o Krav Maga pode ajudar a reverter esse quadro

  • Segunda, 31 Agosto 2020 12:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Provatti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

- O Krav Maga ajuda na superação dos obstáculos físicos e mentais, no aumento da autoconfiança e no equilíbrio emocional para lidar com o medo.

- Ao mudar sua relação com o medo, a mulher passa a ser agente ativo no combate à violência.
- Atualmente, 30% dos praticantes da Federação sul Americana de Krav Maga são mulheres.

O Atlas da Violência 2020, divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil (dados de 2018). Em 2020, durante a pandemia, os casos de feminicídio registrados aumentaram em 22,2% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Krav Maga, a modalidade israelense de defesa pessoal, pode ajudar a reverter esse quadro. Foi desenvolvido em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, para que todas as pessoas pudessem se defender de agressores mais fortes, armados ou não. Imi buscou nos movimentos naturais do corpo humano, na física, matemática e anatomia humana, movimentos simples e rápidos que visam os pontos sensíveis do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc. Dessa maneira, se elimina a necessidade de uso da força bruta e se consegue igualar o forte e o fraco, o grande e o pequeno.

O Krav Maga também desenvolve o controle das emoções e de nossas reações. Quando uma agressão ocorre e é necessário tomar uma atitude sob tensão e medo, o Krav Maga fornece suporte mental e técnico. Quando praticado com profissionais preparados, ajuda na superação dos obstáculos físicos e mentais, no aumento da autoconfiança e no equilíbrio emocional para lidar com o medo.

Hoje, 30% dos praticantes da Federação Ssul Americana de Krav Maga são mulheres e esse número tende a crescer. O presidente da entidade e introdutor da modalidade na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan) explica quando uma mulher começa a treinar Krav Maga, ela adquire a condição psicológica e física para que o medo a torne mais alerta, mas não paralisada. “Com isso ela consegue se tornar um agente ativo no combate à violência, saindo dessa situação, ou mesmo por meio da denuncia”, explica Grão Mestre Kobi.

Grão Mestre Kobi alerta sobre a importância de se praticar o Krav Maga com profissionais habilitados para isso. “Estamos falando de defesa pessoal, o que significa, risco à vida, ou seja, é necessária atenção à qualificação do instrutor para que a segurança de quem pratica esteja garantida”, afirma.

O retorno aos treinos presenciais – A Federação Sul Americana de Krav Maga retomou os treinos presenciais nas cidades em que as atividades foram liberadas. Além de respeitar as normas municipais, estaduais e federais, a Federação foi buscar informação de segurança junto à OMS e em Israel, seu país de origem, para ir além quanto aos procedimentos adotados.

Algumas adaptações foram necessárias nesse retorno. Entre elas estão a total atenção à higienização e desinfecção do tatame, dos equipamentos e das próprias instalações das academias, menor número de alunos por turma, uso obrigatório de máscaras e o distanciamento entre as pessoas durante a aula.

Aluno direto de Imi, e comemorando 30 anos a frente do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi assegura que em qualquer lugar em que a Federação Sul Americana de Krav Maga tenha voltado às atividades presenciais os cuidados são os mesmos e vão sempre além da demanda dos órgãos responsáveis de saúde.

Para saber sobre os horários das aulas presenciais e o funcionamento dos treinos, entre em contato com o Instrutor habilitado e responsável pela academia mais próxima. 

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga - é a única representante oficial da modalidade no Brasil, com representação também no México, Argentina, Canadá e Portugal, além de ser a detentora da marca Krav Maga no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version