SEGS Portal Nacional

Demais

Fotos x vídeos: coexistência harmônica dita parceria

  • Sexta, 28 Agosto 2020 09:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dayse Luan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Professora ressalta importância desse registro que segue tendo espaço mesmo com popularização dos vídeos

Em agosto de 1839 a Academia Francesa de Ciências anunciava uma nova invenção, o daguerreótipo, considerado o primórdio da máquina fotográfica. O francês Louis Jaques Mandé Daguerre queria levar a fotografia, criada por seu compatriota Joseph Nicephore Niepce, para mais pessoas e começou a estudar os métodos dele para inventar um mecanismo que até os leigos pudessem utilizar em casa para capturar momentos especiais. Séculos depois, o desejo de Daguerre está concretizado, fotos e máquinas fotográficas passaram por uma grande evolução e atualmente a fotografia está amplamente difundida entre a população, sendo as imagens capturadas, principalmente, por meio de aparelhos celulares.

Durante todo esse período, a foto encontrou um concorrente, o vídeo, o qual também passou por largo desenvolvimento e popularização. Assim como aconteceu entre rádio e televisão, muitas pessoas pensaram que as imagens em movimento tomariam o lugar da fotografia, mas ambas seguem convivendo em harmonia. Professora de fotografia e fotojornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Déborah Borges, também acredita que há espaço para as duas vertentes.

Ela acredita que a foto não perderá seu espaço. “A fotografia mudou muito desde o surgimento da câmera digital e estamos em um momento de mudança no uso das imagens com redes sociais que utilizam as duas formas, mas tem dois aspectos que propiciam o uso das fotos. Um como comunicação imediata, o uso efêmero em aplicativos de mensagens, por exemplo, é muito forte. E o segundo, o registro como memória”, salienta.

Déborah conta que desde que surgiu a possibilidade de capturar instantaneamente uma imagem isso se tornou um atrativo entre as pessoas, mas que antes era complexo e caro, não sendo acessível a todos. “Com a simplificação e o barateamento do processo, as pessoas não dependiam mais de um fotógrafo e podiam usar também em seu dia a dia. Isso contribuiu com o encantamento pela fotografia”, ressalta a professora, que dá aulas há dez anos.

Hobby

Para a dona de casa Alessandra Aparecida Portela a arte de fotografar é um hobby, que ela colocou em prática há cerca de um ano. “O encantamento que tenho pela fotografia é a sensibilidade que ela retrata, o sentimento mais profundo, seja de felicidade, tristeza ou qualquer outro. E tenho encantamento especial pela natureza, com sua fauna e flora. Ela é sempre tão bela, se renovando a cada dia e a cada estação”, destaca ela, que gosta de registrar aquilo que muitas vezes não é percebido no cotidiano.

“Eu sempre tive um olhar diferenciado para as coisas, andava e percebia a beleza de um pássaro, uma flor. Então criei o @lugarondemoro, para registrar esse olhar”, explica Alessandra sobre a página que fez no Instagram para mostrar para seus seguidores as belezas do Residencial Aldeia do Vale, em Goiânia, onde mora há 12 anos com o marido e três filhos. “A natureza aqui é belíssima e o cerrado é um bioma muito rico, até no tempo seco tem sua beleza. Sei admirar um jardim bonito, mas prefiro o in natura, aqui vejo o macro”, afirma.

Outro ponto destacado pela professora Déborah Borges para a permanência da fotografia é o fato dela ser a materialização de um sonho da pessoa. “E isso acontece tanto para um registro histórico, quando se quer guardar a recordação, quanto com as redes sociais, pelas quais as pessoas querem imagens mais bonitas. É um meio privilegiado de materializar uma expectativa, por isso os filtros são tão populares, para fazer com que a foto cumpra esse papel de materializar um ideal. E vale lembrar que os efeitos não são exatamente uma novidade, desde o século XIX os estúdios de fotografia tinham recursos para incrementar uma foto, como cenário, mobiliário e roupas”, conta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version