SEGS Portal Nacional

Demais

O que sua vida diz sobre você?

  • Sexta, 28 Agosto 2020 09:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Vertical
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Janice Gonçalves - consultora Grupo Bridge sobre o poder transformador da vida…

Dias atrás li uma frase de John Dewey, publicada no instagram da Revista Exame, que dizia: “educação não é o preparo para a vida; educação é a vida em si”.

Esta frase me fez pensar no conceito de Lifelong Learning, termo em inglês para aprendizagem ao longo da vida, o qual entendo como uma busca contínua, espontânea e automotivada pela atualização do conhecimento, tanto no papel profissional quanto no papel pessoal.

A própria Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), uma instituição que dissemina esse conceito ao redor do mundo, o define como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.

Na perspectiva da LLCQ a vida é coloca como uma linha do tempo na qual o aprendizado acontece. Mas, prefiro olhar pela perspectiva de Dewey, em que a vida é a própria escola que nos coloca como protagonistas da história – seres autônomos para tomar decisões – e que nos faz pessoas responsáveis pelas consequências de nossos atos, sejam eles quais forem.

Ainda segundo a LLCQ, o conceito se estrutura em quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

O pilar aprender a conhecer traz uma responsabilidade coletiva de criar cultura e ambientes nos quais todos possam se beneficiar das oportunidades de aprendizado oferecidas ao longo da vida, não só no âmbito profissional e acadêmico, mas de uma maneira mais abrangente, considerando todos os aspectos e complexidade da vida em si.

Aprender a fazer é o pilar que prepara a pessoa para enfrentar situações adversas, ter repertório vasto e disponibilidade para compartilhar. Um verdadeiro laboratório de life experience em que se mergulha em exercícios para continuar fazendo o que se entende que está funcionando, melhorar continuamente e parar de fazer o que não funciona mais.

No terceiro pilar, aprender a conviver, a pessoa precisa compreender as interdependências existentes dentro de um projeto. E aqui vale a ressalva: projetos como um todo, incluindo os projetos de vida também, assim “família” é vista como um projeto, por exemplo. Projetos como esse, possibilitam com que a pessoa, no futuro, seja capaz de entender o outro, gerenciar conflitos, agir com empatia e levar em consideração os valores coletivos e a diversidade.

Por fim, a pessoa aprende a ser (quarto pilar) num processo constante de autodesenvolvimento para estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e corresponsabilidade. Esse processo possibilita que ela se veja no mundo como agente transformador, capaz de se pautar em propósitos e almejar o bem estar coletivo. Acreditamos que a pessoa ao se conhecer, identifica e entende o que é preciso para conseguir superar seus limites e desenvolver novas habilidades de forma autêntica. Assim, te damos 3 dicas para alavancar o seu autodesenvolvimento:

– Busque desafios, não importando o tamanho deles, pois eles te possibilitarão quebrar padrões quando puder e contribuirão com a evolução da sua criatividade e espontaneidade;

– Analise a si mesmo constantemente, procurando entender como sente e reage às situações, assim como observando os impactos das suas atitudes, isso te possibilitará ser mais assertivo nas tratativas, soluções ou ações de melhoria.

– Observe as pessoas que te rodeiam, na verdade observe as histórias delas. Veja o que a vida diz sobre elas e sobre você mesmo, é uma relação poderosa de aprendizado e transformação.

*Janicel Gonçalves - Tia coruja do Gustavo e da Larissa, psicóloga, minha rotina é construir a lógica das coisas e transformar em soluções. Fora isso, meu negócio é viajar, conhecer gente e um bom rock´n roll.

E daqui para frente, quando quiser conhecer alguém de verdade, convide-a para um café e “senta que lá vem história…” De vida!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 14, 2026 Demais

Prática de exercícios ainda é desafio para brasileiros;…

Abr 14, 2026 Demais

Engenheiros, o Brasil precisa de vocês

Abr 14, 2026 Demais

De filho único a irmão mais velho: como ajudar seu…

Abr 14, 2026 Demais

Quer comprar o primeiro barco? Rio Boat Show terá…

Abr 14, 2026 Demais

Como as geladeiras da Samsung com AI Vision Inside…

Abr 14, 2026 Demais

Super Terminais destaca expansão e agenda energética na…

Abr 14, 2026 Demais

Saiba como descartar as embalagens de vidro

Abr 14, 2026 Demais

Café da manhã funcional se torna aliado de quem viaja a…

Abr 14, 2026 Demais

Busca por experiências em tempo real cresce e…

Abr 13, 2026 Demais

Construindo o futuro: como a indústria 4.0 e a…

Abr 13, 2026 Demais

Alto das Nações surge como novo polo corporativo de…

Abr 13, 2026 Demais

Debate sobre a lei de cidadania italiana segue em…

Abr 13, 2026 Demais

Comodidade de comprar apartamentos decorados chega à…

Abr 13, 2026 Demais

Leonardo Zanatta lança coleção Austral com marca…

Abr 13, 2026 Demais

Engenheiros, o Brasil precisa de vocês

Abr 13, 2026 Demais

Zoo de São Paulo recebe porco-espinho africano inédito…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version