SEGS Portal Nacional

Demais

Líderes do Amazonas pressionam Bolsonaro por 'preservação' de regalias na Zona Franca de Manaus

  • Sexta, 21 Agosto 2020 13:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Portal de Bebidas Brasileiras
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Afrebras é contra o que chama de "farra de benefícios fiscais" na região do Amazonas

Como forma de pressionar o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro, representantes do Amazonas apresentaram estratégias e propostas para manutenção de privilégios à ZFM (Zona Franca de Manaus). Em vídeoconferência, realizada na última segunda-feira (17), o governo do Estado, a bancada federal e representantes de classe empresarial se reuniram para discutir a preservação do modelo de regalias fiscais na reforma tributária.

>> Confira matéria no site da fonte: http://afrebras.org.br/noticias/lideres-do-amazonas-pressionam-bolsonaro-por-regalias-na-zona-franca/

Durante a reunião, o Estado apresentou proposta de emenda à primeira parte da reforma tributária do governo federal. De acordo com o portal "A Crítica", a Cate (Comissão de Assuntos Tributários Estratégicos) defende a inclusão de mecanismos para elevar ainda mais as vantagens comparativas do modelo da Zona Franca dentro do tema.

"A gente tem que estar sempre atento, porque qualquer mexida no mecanismo de tributação do país invariavelmente mexe na ZFM, que é uma das únicas áreas de excepcionalidade no país", afirmou o secretário de Fazenda e presidente da Cate, Alex Del Giglio, que conduziu a reunião.

Em julho deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou ao Congresso Nacional, por meio do PL (Projeto de Lei) nº 3.887/2020, o texto que autoriza a manutenção da farra fiscal à região. De acordo com o documento, "como tem previsão constitucional, a Zona Franca de Manaus ficará mantida, mas com simplificação das regras e procedimentos".

O trecho da primeira parte da reforma tributária do governo federal repercutiu negativamente entre representantes de indústrias de bebidas regionais, e o presidente da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), Fernando Rodrigues de Bairros, publicou nota reforçando que a reforma tributária precisa acabar com as regalias fiscais. A entidade representa mais de 100 indústrias de refrigerantes regionais e apoia a Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil.

A continuidade de privilégios tributários às empresas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) favorece multinacionais de bebidas, como Coca-Cola e Ambev. Fiscalização da Receita Federal identificou que essas grandes corporações praticaram rombo de R$ 16,1 bilhões nos cofres públicos do país, em 2019, por aproveitarem créditos de incentivos fiscais indevidos a partir da Zona Franca de Manaus. O total da fraude chega a R$ 24,2 bilhões, considerando a soma dos últimos três anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version