Diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas
A escolha da metodologia é um passo importante para o sucesso da Pesquisa de Mercado
Pesquisa qualitativa e quantitativa são métodos complementares para obter dados. A primeira serve para qualificar, ou mostrar, as características de um público -alvo. A segunda, mensura as preferências do consumidor, medindo o nível de satisfação e auxiliando a tomada de decisão com base em dados reais. "Esses dois métodos serão imprescindíveis para embasar suas tomadas de decisões para tirar sua ideia genial do papel" explica Juliana Hendges, especialista em Pesquisa de Mercado, CEO e fundadora da Engaje Pesquisa.
A pesquisa quantitativa é baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. Esse método quantifica os dados para responder um questionamento. Deve ser usado em situações que pretende validar estatisticamente uma hipótese, sem ter que entender as motivações por trás das respostas. Seu principal benefício é entender numericamente o padrão de comportamento do consumidor. "A pesquisa quantitativa ajuda a tomar decisões com grande assertividade. A metodologia usa uma amostragem aleatória, mas composta por um número grande de indivíduos, com perfil de potenciais consumidores do seu negócio, a fim de obter resultados mais próximos da realidade", explica a empresária. A conclusão, ao fim da pesquisa quantitativa, é obtida com estatísticas e percentuais calculados a partir dos números coletados. Trata-se de um modelo capaz de identificar preferências, comportamentos e tendências entre consumidores
É provável que ao falar sobre pesquisa qualitativa venha a sua cabeça a palavra "qualidade" e isso é ótimo, pois assim você pode associar que o qualitativo é o que vai explorar a qualidade dos dados levantados na pesquisa, pois nesta metodologia não se cria métrica, nem usa estatística para comprovar um algo. Assim, você consegue ter uma melhor percepção do mercado, pois ao conversar com um grupo de pessoas, é possível observar o que é atrativo e qual é o motivo de um produto ou serviço chamar a atenção delas. Com as informações obtidas nas pesquisas qualitativas, são reveladas barreiras no comportamento do consumidor ou mesmo problemas estruturais do negócio que antes não tinham sido nem considerados. Essa pesquisa deve ser feita quando é preciso entender o comportamento dos seus consumidores, identificar problemas e desenvolver os métodos corretos de chamar a atenção do seu público. Os dados obtidos nela aparecem no formato de palavras e idéias. Desta forma, encontra-se as motivações por trás de um determinado comportamento ou preferência. A amostra selecionada para uma pesquisa qualitativa é enxuta. São selecionados menos indivíduos em relação à pesquisa quantitativa. "São as pesquisas qualitativas que vão te ajudar a ter esses insights. É importante se resguardar através de pesquisas para garantir o impacto naqueles que devem comprar ou não a sua idéia" finaliza Juliana Hendges.
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