SEGS Portal Nacional

Demais

Programa Albatroz em Casa lança atividades para o ensino médio

  • Sexta, 10 Julho 2020 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Objetivo dos conteúdos é provocar reflexões sobre o consumo e conservação do meio ambiente

Arte de divulgação do Programa Albatroz em Casa

Criado em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, o Programa Albatroz em Casa (PAC) foi lançado em maio com o objetivo de levar atividades de educação ambiental para professores e alunos que, atualmente, estão em salas de aula virtuais. Para contemplar os alunos do ensino médio, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, inseriu recentemente três conteúdos voltados para este novo público na plataforma. A novidade também é que, em comemoração aos 30 anos do Projeto Albatroz, o educador que entregar o relato de alunos envolvidos com o PAC no mês de julho receberá um kit com caderno, caneta e adesivo.

O PAC é uma extensão virtual do Programa de Educação Ambiental Marinha ‘Albatroz na Escola’. Criado pela instituição em 2011, já envolveu cerca de 30 mil pessoas em palestras, gincanas e outras atividades de educação ambiental feitas dentro das escolas pela equipe do Projeto Albatroz.

Entre os novos conteúdos que passam a fazer parte do cardápio virtual de aulas focadas principalmente na área das ciências da natureza, estão: ‘Conhecendo um projeto de conservação; Conhecendo o problema; Pensando em soluções’; Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; e Pegada Ecológica.

Estes temas são abordados por meio de vídeos, textos e outros materiais com o objetivo de provocar um exercício de reflexão dos alunos sobre o papel de cada pessoa na conservação do meio ambiente, as soluções para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU e também compreender o conceito de Pegada Ecológica em nosso planeta.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, os professores poderão escolher a melhor forma de trabalhar os temas com os alunos. “Eles podem promover um debate, sugerir uma redação ou algum tipo de trabalho em grupo, conforme sua preferência e a dinâmica das aulas virtuais. No material trazemos algumas sugestões de atividades e encaminhamentos, mas o professor pode adaptar da forma que achar mais interessante para sua turma”, sugere.

Além das aulas voltadas especialmente para ensino médio, o Programa Albatroz em Casa também conta com conteúdos para a educação infantil, ensino fundamental I e II. Todo o conteúdo que traz informações sobre as aves e conservação marinha, além de jogos, tirinhas e outras atividades educativas, foi elaborado em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Certificado e Kit Promocional

Após a inscrição, download do material no site e a conclusão da atividade com os alunos, o educador cadastrado precisa responder um pequeno formulário sobre a atividade realizada. Em seguida, um certificado digital de conclusão de atividade emitido pelo Projeto Albatroz estará disponível no e-mail cadastrado e agora a conclusão desta etapa ainda garante o recebimento de um kit promocional gratuito. Os kits são limitados e serão distribuídos de acordo com a duração do estoque do Projeto.

“Esperamos que o Programa Albatroz em Casa amplie nossa rede de guardiões do planeta e dos oceanos”, afirma Cynthia Ranieri. “A ideia é que esse material toque as pessoas e provoque reflexões úteis para este novo mundo que virá quando a pandemia passar”.

Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version