Campanha sensibiliza sociedade sobre a importância da filantropia
Iniciativa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF visa gerar conteúdo de esclarecimento e engajamento em relação ao setor, que beneficia milhões de brasileiros diariamente
Provocar a sociedade para conhecer, entender, se engajar e defender a atuação das instituições filantrópicas brasileiras. Esse é o objetivo da campanha "Proteja quem sempre cuidou de você", lançada neste mês de julho pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF .
A iniciativa aposta na força dos canais digitais para disseminar junto aos brasileiros informações importantes, ainda desconhecidas pela maior parte das pessoas, sobre o papel da filantropia, o impacto dos serviços prestados à sociedade e a contrapartida do setor diante das imunidades tributárias recebidas.
"Filantropia significa amor à humanidade, e nos dedicamos diariamente nesta missão. Somos mais de 11 mil instituições filantrópicas espalhadas por todo o país. Juntas, cuidamos de pessoas, transformamos vidas e contribuímos efetivamente para o desenvolvimento social do Brasil. Somos entidades de educação, saúde e assistência social que acolhem as diferenças e somam esforços para diminuir desigualdades", comenta Custódio Pereira, presidente do FONIF.
Dados da pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil", realizada pelo próprio FONIF em parceria com a DOM Strategy Partners e auditoria da Audisa, comprovam a relevância deste trabalho. O estudo aponta que 59% de todas as internações de alta complexidade realizadas pelos Sistema Único de Saúde (SUS) se concentraram nas filantrópicas de saúde. Já as escolas e universidades do setor oferecem bolsas de estudo para 725 mil crianças e jovens. Além disso, as instituições de assistência social oferecem 3,6 milhões de vagas gratuitas em serviços de fortalecimento de vínculo, proteção social, tratamentos de saúde e reabilitação, capacitação e promoção da integração ao mundo do trabalho, entre outros.
Apesar dos números apontarem a força do setor, Pereira avalia que o trabalho filantrópico ainda é pouco conhecido e valorizado pelo conjunto da sociedade. "Historicamente nosso setor não recebe o reconhecimento que merece no Brasil, incluindo autoridades e mesmo aqueles que são beneficiados pelas nossas atividades. Precisamos virar essa chave para que consigamos perpetuar nossa missão e seguir cuidando de quem mais precisa", diz o presidente.
Ele lembra, inclusive, o quanto a filantropia tem se mostrado fundamental para o enfrentamento de cenários de crise, como atualmente, em função da pandemia do coronavírus. "Mais do que nunca, reafirmamos o nosso propósito de cuidar dos brasileiros. Para todos os lados que olhamos, existem oportunidades de ajudar ao próximo e praticar filantropia. Para isso, precisamos continuar contando com a ajuda das pessoas".
Os materiais da campanha, que serão veiculados nos canais digitais do FONIF e instituições parceiras, trarão conteúdos esclarecedores sobre diferentes pontos relacionados à atividade filantrópica no Brasil, incluindo o impacto na vida dos beneficiados, questões regulatórias, prestação de contas, relação imunidade x contrapartida, além dos investimentos feitos pelo setor para manutenção de sua missão - algo que pouco se fala a respeito. "As entidades filantrópicas são reconhecidas por uma administração eficiente de recursos e, mesmo as instituições que cobram pelos serviços prestados, não distribuem resultados e investem este dinheiro para melhorar o atendimento à população, em todas as áreas de atuação das filantrópicas", finaliza Pereira.
Para conferir o conteúdo da campanha, acesse o site do FONIF e seus perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
Sobre o FONIF
O FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil", desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016, com uma nova versão lançada em 2019, auditada pela Audisa Auditores. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda que 80% da população brasileira está em municípios cobertos por serviços de instituições filantrópicas e que o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade: www.fonif.org.br
Sobre a Trama Comunicação
Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa "Agência de Confiança", realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.
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