Biofilia, um novo conceito em design de interiores chega ao Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MC Comunicação Rio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

pixabay pixabay

Projetos focam na relação dos seres humanos com a natureza e nas conexões psicológicas e emocionais e têm à frente, o CEO da NAR Design Studio, Nicholas Gennari

À medida que enfrentamos desafios ambientais e sociais, o arquiteto Nicholas Gennari busca deixar um legado inspirador. Através da biofilia ele considera ser possível explorar em seus projetos a conexão humana com a natureza, influenciando o bem- estar e a saúde. Especializado em design de interiores, Nicholas preconiza a biofilia e a sua relação inata com os seres humanos, trazendo-lhes conforto emocional.

Consultoria que chega ao Brasil

Nesse sentido, Nicholas Gennari, CEO e sócio da NAR Design Studio, e o seu sócio, Roberto Racy, idealizaram um perfil de empresa com capacidade de atuação internacional e consultorias em projetos que focam nas novas vertentes do design de luxo de interiores residenciais, comerciais e de hotelaria. Em seu estilo boutique, a NAR adota a cultura da biofilia, que apesar de se tratar de um conceito da antiguidade, traz para a atualidade a possibilidade de inovação na concepção de projetos de design de alta customização.

A empresa traz à luz, de forma inovadora e vanguardista, os conceitos incorporados ao design biofílico em recente projeto de destaque, que ressalta a ligação visual com a natureza. Estímulos que geram uma referência deliberada e positiva à natureza, aos sistemas vivos ou aos processos naturais, tais como a variabilidade térmica e o fluxo de ar através da pele e temperaturas de superfície, que imitam ambientes naturais. Dessa forma, em projeto inicial, na Ilha Biscaya, em Surfside, Miami-Dade, criaram um ambiente tropical, com elementos arquitetônicos customizados para proporcionar ao proprietário um santuário contemporâneo e autêntico: a SK Residence.

Refúgio para se conectar com a natureza

“O nosso cliente buscava um espaço para se conectar com a natureza e relaxar. Criamos um refúgio contemporâneo, acolhedor e reconfortante. Curamos seleções de móveis que transmitissem a sofisticação”, explica Gennari. Neste projeto, a concepção de uma ‘caverna’ que abraçasse o seu morador, tal como em um retiro espiritual, foi a inspiração. Ao mesmo tempo um refúgio seguro, luxuoso e propício para a recepção de convidados permitiu a incorporação de um spa biomimetico, porém convergente com o design moderno e sofisticado.

O projeto SK tem a forma de um santuário que mistura o relaxamento com o estilo contemporâneo refinado. “ Trata-se de um testemunho da importância de criar lares que elevem o bem-estar no mundo acelerado de hoje”, afirma Gennari. A inspiração veio das savanas africanas, onde a paleta de cores terrosas da casa criou uma atmosfera serena de marrons quentes, bege suave e neutros arenosos. O contraste do verde, por sua vez, evoca exuberância da natureza, enquanto detalhes em tons dourados e bronze remetem ao toque quente do sol. "Esta paleta de cores cuidadosamente escolhida provoca uma sensação de tranquilidade”, observa Gennari.

A entrada na residência foi projetada para aguçar os sentidos, onde se vê o pé direito triplo com cobertura de vidro. A estética de design se funde com o teto paramétrico da sala principal, um elemento arquitetônico inspirado na fluidez da água. Obras de arte de espelho infinito acima de um banco de vidro curvilíneo geram um ponto focal que combina mistério e sofisticação. Da mesma forma, a sala de jantar forma o epicentro do retiro, inspirando-se em cavernas místicas. Uma parede de pedra bruta desenvolvida pelos designers desempenha um papel central na estética, destacando a beleza crua e orgânica. "O design deste espaço é elevado pelo refinamento em cada detalhe", observa Racy.

Mobiliário inspiradores

O projeto da sala de estar remete a um oásis de relaxamento, com poltrona vermelha, que cria uma tensão lúdica, de essência despreocupada. Um sofá branco, leve e macio envolve uma mesa de centro em raiz natural, próximo à parede de musgo vivo, reforçando a conexão com o exterior e com função acústica. Uma tela de projeção de 140 polegadas não compromete janelas, um móvel de mídia personalizado com uma porta deslizante abraça a funcionalidade, enquanto preserva o fluxo do design.

Biofilia é um diferencial inovador

Entretanto, o foco da biofilia em design ainda é pouco explorado no Brasil, porém essa cultura é conhecida e procurada em outros países. De acordo com Nicholas Gennari, mesmo em países da Europa e EUA, essa nova tendência ainda carece de mão de obra especializada e se trata de um diferencial da NAR Design Studio, que investe em criteriosa curadoria de materiais, como marcenaria e móveis, selecionados para atender às necessidades específicas de cada cliente quanto ao estilo, funcionalidade, cores e formas, fatores observados para garantir um resultado de maior integração dos ambientes com os elementos da natureza.

- O que o nosso cliente desejava era ter um lugar para se refugiar da agitação do dia a dia, relaxar e reequilibrar suas energias. Sob o mesmo ponto de vista, desenvolvemos projetos que envolveram produtos, processos e sistemas com o uso de materiais mais ecológico; geração de energia, a partir de fontes renováveis; formas de adaptação climática para a redução de sistemas de controle artificial de temperatura dos ambientes, dentre outros recursos, - explica o arquiteto e designer, Nicholas Gennari.

Inspiração na natureza

Do mesmo modo que as mudanças climáticas exigem cada vez mais soluções que agridam menos o meio ambiente, a cultura da NAR procura a inspiração nos conceitos de biomimética e biofilia. Segundo Racy, os projetos da NAR contam com a alta tecnologia 3D, reunindo soluções. “Os projetos da NAR podem ser apresentados em realidade virtual, permitindo a interação do cliente, maior assertividade, e possíveis alterações de design, o que contribui para um menor desperdício de materiais”, diz Racy.