Brasil,

Os 6 soft skills mais valorizados pelas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Marronato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estudos mostram que qualidades que vão além do conhecimento técnico têm sido muito valorizadas pelas empresas, por isso, a Luandre explica como o profissional pode desenvolvê-las e ter melhores chances no mercado de trabalho

Não basta ter um currículo admirável porque, hoje, o mercado exige que o profissional consiga ir além e demonstrar qualidades como bom relacionamento com a equipe e flexibilidade.

Uma pesquisa recente da consultoria Americana CareerBuilder verificou que 63% dos empregadores entrevistados procuram saber, em primeiro lugar, quais são os "soft skills" dos candidatos. O Google também conduziu um estudo que descobriu que, das oito principais qualidades que grandes empresas buscam em seus funcionários, um alto grau de expertise na área está em último lugar na lista.

"Em nossos processos seletivos, além da prova para identificar a capacidade técnica, fazemos as entrevistas com os candidatos para avaliar o comportamento e entender se está de acordo com o que o gestor está em busca", confirma Gabriela Mative, pela divisão de recrutamento e seleção de média e alta gestão da Luandre.

Abaixo, ela explica as qualidades, ou "soft skills", mais valorizadas no mundo corporativo:

1. Comunicação eficaz

Conseguir passar ao interlocutor exatamente o que se quer dizer, esta é a comunicação verdadeira e eficaz. Esta capacidade de interação inclui saber ouvir atentamente, comunicar-se com clareza oralmente e por escrito e ter livre trânsito entre os diferentes públicos da corporação. "É muito importante prezar pelo alinhamento do discurso. Há quem seja naturalmente prolixo e quem seja mais objetivo, mas é importante que ocorra essa adequação quando pessoas com características de comunicação muito diferentes convivem na mesma equipe", diz Mative.

2. Resiliência

É a capacidade de se recuperar das adversidades. Ser resiliente não significa negar a realidade e sim adaptar-se a ela ou entendê-la profunda e pragmaticamente para poder transformá-la. O olhar sobre esta realidade não deve ser nem de vitimismo, tampouco de um otimismo não embasado. É importante, portanto, buscar certa neutralidade para conseguir uma melhor compreensão e entender os meios para alterar o cenário atual.

Gabriela enfatiza que não há como simplesmente se livrar das adversidades, mas um profissional flexível consegue encontrar os meios para melhorar a situação, seja ela qual for.

3. Empatia e bom trabalho em equipe

É a capacidade de se colocar no lugar do outro para melhor compreendê-lo. "Muitos trabalhos são feitos em equipe e dependem da interação entre os membros para um bom resultado", explica a especialista em RH da Luandre. A comunicação aqui, portanto, é fundamental, isso inclui discutir detalhes do projeto e passar o máximo de informações para que o interlocutor esteja a pare do cenário real.

4. Sede de conhecimento

"Candidatos que têm pré-disposição ao conhecimento são mais bem vistos pelos empregadores", diz Gabriela. De acordo com a responsável pela divisão de recrutamento e seleção de média e alta gestão da Luandre agilidade e disponibilidade para aprender são fundamentais.

5. Liderança e capacidade de gerenciamento

O profissional em um cargo de gerência ou diretoria precisa necessariamente ser organizado e saber trabalhar sob pressão. "Atualmente, o mercado necessita de líderes proativos e independentes", diz Gabriela, que acrescenta que esse profissional precisa manter o time coeso, atualizado e dar os alertas necessários ao sinal de qualquer problema.

6. Ética e autoconsciência

É um posicionamento pessoal que não se aplica apenas ao trabalho. Segundo a especialista em RH "é a soft skill mais subjetiva, porém mais importante. Estar consciente de como suas palavras e ações são percebidas, sejam intencionais ou não, é um dos fundamentos para o sucesso".

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 49 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Trabalha com a excelência nos serviços prestados e investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Em 2018, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano e um banco com mais de 2 milhões de currículos cadastrados. Há 17 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, no qual já venceu em sete edições, na categoria "Temporários e Efetivos", sendo a mais recente no ano passado. O Diretor de RH, Fernando Medina também foi o vencedor na categoria "Empresário de Destaque - Fornecedores de RH", em 2017. Também foi reconhecida como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, certificação concedida pela Revista Você S/A.

A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 10 unidades em três estados: São Paulo (São Paulo, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Paraná (Curitiba). Realiza também atendimento à distância em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar