Brasil,

Terça, 12 Setembro 2017

Zurich estimula liderança de pensamento em evento corporativo

Os principais desafios da 4­ª revolução industrial. Este foi o tema da oitava edição do Zurich Corporate Conference, evento referência no segmento de seguros por reunir clientes, corretores e profissionais da área para discutir tendências e soluções que impactam a socieade, economias e mercados. Organizado anualmente pela Zurich, empresa global de seguros com experiência de 78 anos no mercado brasileiro, o evento deste ano foi realizado no último dia 12, no Hotel Unique, em São Paulo.

  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Leia mais ...

Em momentos diferentes da carreira, o trabalho de coaching levou duas profissionais a obter resultados além do esperado

Erica Santos e Nicolle Costa têm idades e perfis totalmente distintos, mas, buscaram a coach de carreira Raquel Castro quando sentiram que precisavam de ajuda para mudar suas vidas profissionais. Elas contam como isso aconteceu e a coach explica o que é coaching, para quem é este trabalho e como ele funciona

Após trabalhar por 20 anos no numa multinacional varejista de alimentos, Erica Barbosa de Lima dos Santos viu-se totalmente à vontade para aderir ao Plano de Demissão Voluntária da empresa. “Meus chefes, pares, familiares e amigos ficaram chocados. Se eu era querida na empresa, não tinha queixas e tinha um bom desempenho, por que sair? Mas, me faltava motivação para continuar”, avalia a profissional.

Após passar dois meses entre os serviços domésticos e a atividade voluntária exercida na escola de uma amiga, ela decidiu procurar Raquel Castro, Coach especialista em Carreira e Educação Corporativa. “Eu conhecia a Raquel da própria multinacional e também o seu trabalho, então, sabia que ela poderia me dar um norte. Mas, na verdade, eu me enganei, porque ela não me deu nada pronto, ela me fez foi refletir, me autoconhecer e, acima de tudo, aprender a valorizar meus pontos fortes, porque eu apenas me preocupava com os pontos fracos de minha formação, meu currículo e meu histórico profissional”, recorda-se.

O que acontece é que Erica foi contratada pela empresa na qual trabalhava aos 15 anos de idade e fez sua carreira nesta única empresa. Em 20 anos, ela foi galgando posições na corporação, mas, não cursou uma universidade, nem aprendeu o segundo idioma ou viveu uma experiência fora do Brasil. Quando ela procurou os serviços de coaching, sua ideia era a de trabalhar numa empresa que prestaria serviços de alimentação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e o cargo pretendido tinha como premissas justamente esses três itens: nível superior completo, idioma inglês fluente e vivência internacional. “Eu tinha certeza de que não era para mim. Mas, conversei com a Raquel e ela me fez lembrar de que eu tinha experiência em tantas outras atividades para o cargo que fui confiante para a entrevista. Naquele momento, expus aos avaliadores o que poderia fazer na equipe e fui contratada imediatamente. Contou mais minha experiência prática e gerencial na área de alimentação do que a formação intelectual. Foi uma experiência fantástica, que consegui graças ao trabalho de coaching”, avalia.

Após esse trabalho, Erica traçou com a coach um plano de carreira bastante estratégico, iniciou um curso universitário (que será concluído em 2018) e também está cursando idiomas. “Estou empregada na área que desejo e numa empresa excelente. Mas, sempre procuro orientação quando sinto necessidade”, completa.

Coaching de Carreira

Segundo a coach Raquel Castro (www.raquelcastro.net), o coaching é para pessoas como Erica, que estão em transição de carreira, para quem ainda não decidiu que carreira quer seguir – ou seja, para jovens de 16 a 18 anos, ainda indecisos, ou para quem está se formando num curso amplo, que oferece inúmeras oportunidades (como Administração de Empresas, por exemplo) –, para aqueles que estão satisfeitos com a carreira que têm, mas, desejam traçar um plano estratégico para os próximos anos, direcionando seu foco exatamente para onde desejam chegar, e também para quem já se aposentou, mas, quer aproveitar seu potencial e não parar.

Coaching de carreira é um processo de autoconhecimento que leva o profissional a tomar decisões mais acertadas. É, também, um ‘clareamento de objetivos’, ou seja, um plano de ação que permite ao coachee (aquele que passa pelo processo de coaching) transformar sonhos em planos, em atitudes, com foco. “A ideia é fazer com que o profissional veja, primeiramente, se aquela carreira é um sonho seu ou se é um sonho de outras pessoas. Depois, qual é a viabilidade daquele sonho, tanto prática quanto financeira. Por fim, fazê-lo entender que é necessário tirar da frente o que não quer para focar realmente no que lhe interessa”, ensina Raquel.

O coaching de carreira é realizado por meio de 12 sessões quinzenais (aproximadamente), nas quais é mapeado o perfil comportamental do indivíduo, as oportunidades e ameaças de sua carreira, entre outras coisas, e são clareados objetivos, traçadas metas e propostas ações de curto e longo prazo, para que a estratégia se consolide. “O coaching funciona muito bem para quem se compromete a colocar energia no processo, nas ações propostas. Se houver essa determinação, o resultado pode surpreender”, elucida Raquel Castro.

Foi assim com Nicolle Gomes Costa (foto). Aos 25 anos de idade, a jovem, com formação em Comunicação e Marketing, estava insatisfeita com sua atuação profissional, numa seguradora. “Não me sentia feliz por não trabalhar na área em que me formei e na qual continuava estudando. Mas, não conseguia melhorar meu currículo e fazer novos contatos”, recorda-se.

Procurando na Internet, ela viu o trabalho de Raquel Castro e gostou. “De cara, a Raquel analisou meu currículo, me ajudou no processo de autoconhecimento e, super objetiva, fez um relatório das minhas características mais destacadas e das que eu poderia trabalhar melhor para alcançar meus objetivos”, diz Nicolle.

A estratégia, a curto prazo, foi a de trabalhar melhor esse currículo, ter um bom e eficiente Linkedin, com contatos que pudessem interagir de maneira focada, e cadastrar currículos em sites eficientes. A longo prazo, a coach ajudou Nicolle a preparar-se melhor para as entrevistas, a desenvolver determinados comportamentos e a pensar em aprimorar seu inglês e a realizar um intercâmbio, que ela já finalizou. “Apesar de ter sido curto, já conta como uma experiência internacional e foi excelente para meu currículo. Os resultados não poderiam ser melhores: fui promovida na própria empresa onde já trabalho – apesar de não ser no departamento de Comunicação - , tenho recebido convites para entrevistas, pelo Linkedin, e sinto-me mais confiante quando vou a elas”, comenta.

Sobre Raquel Castro

Raquel Castro é Gestora de RH; Personal, Professional & Business Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento no Grupo de Excelência em Franquia do CRA/SP.

Para dar vida ao firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos, Raquel atua em processos de Executive Coaching, Team Coaching e Life Coaching. É, ainda, qualificada para utilização dos instrumentos de Assessment: MBTI Steps I & II, Alpha, OPQ32, DISC, MQ, Verify e BeGroup e Consultora em Desenvolvimento de Recursos Humanos, com foco em Educação Corporativa.

Produz conteúdo e ministra Treinamentos e Workshops para Desenvolvimento de Liderança, Equipes, Gestão de Competências e Gestão de Mudança, Atendimento ao cliente, entre outros. É Consultora para Desenvolvimento e Implantação de Programas de Assessment, Sucessão de colaboradores e Team Building. Tem expertise em Diagnósticos Organizacionais e Gestão do Desempenho.

Raquel tem 20 anos de carreira corporativa, tendo atuado nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, no varejo de alimentos e bebidas.

No campo da Gestão de Pessoas, acumulou mais de dez anos de experiência, com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento e Gestão de Desempenho, sendo habilitada em Gestão de Indicadores pelo Balanced Score Card e em Gestão por Competências.

Tem 15 anos de experiência como facilitadora e palestrante, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras.

Planejou e executou eventos de treinamento e integração de funcionários no âmbito corporativo, atendendo a todos os níveis organizacionais. Implementou e acompanhou processos de desenvolvimento gerencial, formando vários líderes atuantes no mercado.

Sua missão é, e sempre foi, gerar resultados através das pessoas!


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Leia mais ...

Corretor: Dicas Para Fazer Seu Recadastramento

Antes de acessar o link da SUSEP para preenchimento dos dados para o seu recadastramento, reúna TODOS os documentos necessários.

Tenha em mãos:

- CPF;
- RG;
- TÍTULO ELEITORAL;
- PIS (o cartãozinho com o número do PIS, normalmente, está grampeado na Carteira Profissional). Este dado não é obrigatório;
- Inscrição Municipal (é o número da sua inscrição na prefeitura como profissional no ISSQN). Este dado não é obrigatório;
- Para os homens, um dos seguintes certificados, conforme a situação do interessado: ALISTAMENTO, RESERVISTA, ISENÇÃO, OU DISPENSA DE INCORPORAÇÃO
- endereço completo com CEP;
- e-mail pessoal e telefones (por onde a Susep poderá entrar em contato com você).

Veja abaixo quais documentos você já deve ter salvo em seu computador, em formato PDF, antes de iniciar o pedido de recadastramento (porque ao final você vai enviar os anexos...):

Pessoa Física:

a) A carteira de identidade, válida em todo o território;
Pode ser a CNH, pois, nela consta o RG. Escaneie e salve como “RG”.

b) Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
Pode ser a CNH, pois, nela consta o CPF. Escaneie e salve como “CPF”.

c) Comprovante de quitação com a justiça eleitoral ou recibo de votação da última eleição;
Se você não tem os comprovantes que votou nas últimas eleições, com o Título Eleitoral em mão, podes gerar uma certidão de regularidade neste site: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Salve em PDF como “eleitoral”.

d) Comprovante de quitação com o serviço militar (quando se tratar de brasileiro homem) com idade entre dezoito e 45 anos. Um dos seguintes certificados, conforme a situação do interessado: ALISTAMENTO; RESERVISTA; ISENÇÃO; OU DISPENSA DE INCORPORAÇÃO. Escanear e salvar como “militar”.

e) Comprovante de residência ou declaração de endereço, firmada pelo próprio, nos termos da Lei nº 7.115/1983. Qualquer conta de luz, água ou telefone em seu nome. Escanear e salvar como “residência”. Se não tiver nenhum comprovante em seu nome, junte ao comprovante que tens em nome de terceiro uma “declaração”. Basta preencher e assinar uma declaração cujo modelo está em http://ibracor.org.br/downloads. Escaneie e salve tudo em PDF como “residência”.

f) Certificado de aprovação no “Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros” ou no “Curso de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros”, promovido pela Funenseg ou comprovação de outra forma de habilitação prevista na Lei n. 4.594, de 1964. Escanear o certificado e salvar em PDF como “certificado”. Se você "não encontra" o Certificado de Conclusão do curso de formação de corretor de seguros ou o Certificado de Aprovação na prova para concessão do título de corretor de seguros, basta preencher e assinar uma declaração cujo modelo está em http://ibracor.org.br/downloads. Escanear a declaração já preenchida e assinada e salvar em PDF como “habilitação”.

g) Comprovantes de pagamentos do Imposto Sindical dos últimos 5 anos.

Se você "não encontra" os comprovantes, ligue para o Sincor-RS no fone 32257726, opção 4, peça para consultar sua situação. Se tiver algum ano em aberto, peça boleto para pagar, pague imediatamente e envie comprovante de quitação ao Sincor-RS para baixa da pendência. Se tudo está em dia, solicite declaração do Sincor-RS para enviar à SUSEP.

Salve esta declaração em PDF como “sindical”.

De posse de TODOS estes documentos e depois de TODOS devidamente escaneados e salvos em seu computador em formato PDF, aí sim, inicie o preenchimento do formulário online de recadastramento, lembrando que o formulário fica aberto por somente 5 (cinco) minutos, portanto, só inicie quando tiver certeza que vai concluir.

Se quiseres ir direto este é o link...

Se quiseres acessar pela página principal da Susep, este é o caminho:

Acessar: www.susep.gov.br

1. à esquerda, na lista de opções, escolha: “informações ao mercado”
2. na lista que se abre escolha: “corretores de seguros”
3. na lista que se abre escolha: “Para solicitar o recadastramento utilize um dos links abaixo: Corretores Pessoas Físicas”
4. Informar CPF e código de verificação da página.
5. Preencher TODO o formulário. O último campo é uma senha pessoal. A senha deve ter oito caracteres, com pelo menos: uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Já anote esta senha porque ela será necessária no futuro para consultas e alterações no seu cadastro.

Você vai receber por e-mail as comunicações da Susep sobre seu processo de recadastramento.

Lembre de anexar TODOS os documentos em formato PDF.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Leia mais ...

Seguradora reforça a importância do Corretor de Seguros

No País há mais de 110 anos, a Allianz Seguros foi a convidada da edição deste mês do tradicional almoço do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP). O evento aconteceu nesta terça-feira (12), no Restaurante do Circolo Italiano, em São Paulo, e reuniu mais de 100 profissionais do mercado de seguros. Alguns executivos estiveram presente no encontro como o presidente Miguel Pérez Jaime e o diretor executivo Comercial e Market Management, Eduardo Grillo.

  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar