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Monitoramento dos indicadores técnicos aos critérios de negócio aumenta o retorno dos projetos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ademir Morara
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* Por Breno Henrique Marcantonio

Gestão financeira de TI, reputação da empresa, estratégia competitiva e outras prioridades empresariais definem objetivos do gerenciamento da infraestrutura de informações

O marketing pluga apps ao banco de dados, os diretores acessam dashboards no tablet, o comercial publica novos formulários, outros departamentos contratam suas próprias aplicações as a service, e ainda assim o empresário questiona “por que a TI gasta tanto”.

Em uma conjuntura em que as companhias olham com mais urgência para sua eficiência operacional, ao mesmo tempo em que a competitividade passa a depender mais de serviços digitais, os projetos de TI são as bases dessas melhorias. O monitoramento da infraestrutura, nesse contexto, é fundamental tanto para garantir a disponibilidade necessária dos serviços quanto para proteger ou até aumentar o retorno dos projetos.

Há alguns anos, o próprio crescimento orgânico – volume de dados, upgrades para versões mais pesadas e inclusão de usuários – já exigia um bom acompanhamento, para não saturar a infraestrutura. Hoje, as demandas são mais diversas e surgem em um ritmo mais forte. O profissional de gerenciamento de TI tem que lidar com um ambiente mais complexo e cheio de interdependências, necessário para dar conta dos atuais desenhos de negócios.

Uma interação eficaz entre o planejamento empresarial e o gerenciamento de TI pode contribuir muito para mitigar riscos, racionalizar os custos e dar uma visão realista de retorno.

Calendário de negócios e processos críticos – planejar as implementações e deixar para outra etapa as premissas de monitoramento de infraestrutura sai mais caro. Quando o mapeamento das funcionalidades de negócio e o capacity planning são construídos de forma integrada, os parâmetros técnicos ficam sob medida, o que minimiza potenciais surpresas no pós implementação.

Interdependências – Em tempos em que a arquitetura de software é cada vez mais sustentada em APIs, microsserviços e uma infinidade de interconexões, há muito mais elementos que podem ser afetados ou afetar a disponibilidade e desempenho dos serviços. A identificação da causa raiz de qualquer degradação fica mais complexa, mas também mais necessária. Monitorar toda esta cadeia interdependente faz toda a diferença para garantir o funcionamento dos serviços.

Gestão de mudanças – enquanto buscam a “transformação digital”, com novas arquiteturas, aplicativos etc., o legado continua sustentando parte do dia a dia. A coexistência é necessária durante um período de transição. Gerenciar e monitorar o novo e sua coexistência com legado, bem como controlar e desativar os serviços pós-transição é fundamental para um ambiente de TI sustentável.

Vulnerabilidades – o ritmo dos projetos e a relativa autonomia das áreas de negócios têm deixado pontos de vulnerabilidade que podem causar degradação dos serviços ou até mesmo desastres. Embora as atividades de gerenciamento de infraestrutura e prevenção a ameaças tenham escopo peculiar a cada uma, a monitoração de TI tem muito a contribuir. Por exemplo, um indicador atípico de sobrecarga a um componente de TI ou um alto acesso a um sistema pode sinalizar um potencial incidente ou vulnerabilidade de segurança. Novamente, aperfeiçoar cada vez mais o sistema de monitoração, para fazê-lo perceber comportamentos fora de um padrão, pode evitar incidentes e até apoiar em uma ação de correção de vulnerabilidade.

Aspectos técnicos e financeiros da nuvem – a decisão do que levar para a nuvem não é simples e se devem ponderar vários fatores. Primeiro, é preciso ter um mapeamento preciso dos recursos físicos e financeiros consumidos no ambiente de TI on premise e entender qual o crescimento orgânico e de novos negócios da sua empresa. Depois, é necessário analisar as soluções em nuvem, seus custos, benefícios, etc. Com essas informações, é possível definir quais soluções podem ou têm prioridade de ir para nuvem, conforme a estratégia de negócio.

A monitoração é uma ferramenta importante para o bom funcionamento do negócio das empresas. Esta ferramenta deve ser acoplada à grande maioria dos serviços de TI, inclusive nuvem, para garantir disponibilidade desses serviços. A monitoração é o guardião que trabalha 24x7 vigiando a entrega de serviços de TI aos negócios da sua empresa.

* Breno Henrique Marcantonio é diretor de serviços da Service IT


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