Brasil,

Como começar o ano de emprego novo? Veja algumas dicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wellington Johann
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como começar o ano de emprego novo? Veja algumas dicas

Atualizar o currículo e habilidades sociais é essencial

Final de ano é época de rever os objetivos alcançados no ano que passou e traçar as metas para os próximos 12 meses. No topo do ranking estão os tópicos relacionados com a realização pessoal e, claro, o sucesso profissional. Conseguir uma nova oportunidade de trabalho ou mudar de emprego lideram as listas de resoluções de ano novo. Mas para isso os candidatos precisam atualizar o currículo, conhecer e desenvolver suas habilidades sociais e investir em autoconhecimento.

“Fazer um balanço dos resultados obtidos em 2017 é um bom começo para planejar o próximo ano. Mensurar os resultados obtidos ajuda a avaliar as forças e também conhecer melhor as limitações. Depois dessa análise é preciso estabelecer os objetivos para o novo ano e definir a melhor estratégia de posicionamento profissional. O planejamento serve para prever o futuro e deve preceder a ação, mas é na prática que os resultados são construídos”, explica a coordenadora do Opet Placement da Faculdade Opet, Dâmaris Cristo.

Dâmaris reforça que os meses de janeiro, fevereiro e março são os melhores para procurar uma nova oportunidade. “O início do ano é um período onde as empresas costumam rever o planejamento, portanto, um bom momento para abrir novas vagas e assim atrair profissionais diferenciados que estão disponíveis. Essa é a boa notícia. A má notícia é que nesta época a concorrência é acirrada, ou seja, para garantir a contratação o profissional deve estar muito bem preparado.”

Veja algumas dicas da especialista para começar o ano com mais chances na busca por um novo trabalho.


1. O currículo precisa ser claro e objetivo. O ideal é que esteja disponível na internet e em redes sociais como o LinkedIn, por exemplo. Os objetivos pretendidos para a vaga precisam estar alinhados com a experiência profissional.

2. O candidato precisa construir uma rede de contatos. Muitas vezes as empresas buscam novos profissionais a partir de indicações dos colaboradores ou parceiros de negócios. Criar um networking é muito importante. Claro, o profissional deve ter bom senso e fazer contatos de forma natural e simpática, sem exageros.

3. Pesquisar informações sobre a empresa deixará uma boa primeira impressão, fator que pode definir a contratação. O candidato deve perguntar se é necessário levar uma versão impressa do currículo. A entrevista é prioridade.

4. Autoconfiança é fundamental para o sucesso na entrevista. Estar seguro sobre a vaga, conhecer a empresa e o perfil de profissional desejado aumentam as chances de sucesso. O profissional precisa estar consciente que se você foi chamado para a entrevista é porque o recrutador acredita que possa ter o perfil desejado.

5. O mercado de trabalho tem exigido o desenvolvimento de habilidades sociais como inteligência emocional, empatia, capacidade de falar em público e solucionar problemas, entre outras. O profissional precisa ter autoconhecimento para identificar os pontos fortes e respeitar as suas características.

6. Observar antes de agir, fazer perguntas se tiver dúvidas, ser educado e pontual, alinhar as expectativas e evitar comparações também são pontos fundamentais na busca por uma nova oportunidade.

Sobre o Grupo Educacional Opet

Fundado em Curitiba, no Paraná, em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência em educação e na prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. Nestas mais de quatro décadas, não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Centro Universitário, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania. Desde a sua fundação, já formou mais de 100 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar