Brasil, 21 de Maio de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

RH: Desafios para contratar novos líderes digitais

RH: Desafios para contratar novos líderes digitais

Cresce demanda por executivos com formação técnica combinada à aptidão aos negócios, aponta consultoria especializada

O processo de transformação digital pelo qual passam grandes empresas também alterou o perfil do executivo de tecnologia. No lugar do profissional responsável por questões operacionais, os novos líderes digitais precisam entregar soluções tecnológicas capazes de melhorar os resultados dos negócios em si, o que inclui um tino comercial. A avaliação é de Felipe Duarte, responsável pelos mercados de TI & Digital da consultoria People Oriented (www.peopleoriented.com.br). Para ele, no entanto, o mercado ainda enfrenta desafios para encontrar e contratar esses executivos.

"São perfis que utilizam seu conhecimento para o benefício do core business da empresa. Ao mesmo tempo, mantêm-se atualizados diante da rápida evolução tecnológica e conseguem encontrar maneiras de aplicar novidades e tendências no ambiente corporativo", diz Duarte. Um dos sintomas desse movimento, afirma, é a mudança no escopo dos antigos CIOs (Chief Information Officer) e proliferação dos CTOs (Chief Technology Officer) e CDOs (Chief Digital Officer), com um perfil técnico voltado ao negócio.

Segundo o especialista da People Oriented, são quatro os desafios das empresas na hora de contratarem um líder digital. O primeiro deles é a capacidade técnica, que se traduz principalmente no entendimento de uma ampla gama de linguagens de programação. Aqui, há uma diferença importante: no caso de startups e empresas com perfil de gestão horizontal, o executivo coloca a mão na massa, ou seja, participa do desenvolvimento em si – uma tendência que segue os passos de gigantes do Vale do Silício, como Google e Facebook. Em ambientes mais tradicionais, o foco é na gestão. "Mesmo nesses casos, é essencial ter um conhecimento que não se limite a uma ou outra linguagem", diz Duarte.

O segundo e terceiro desafios são semelhantes e dizem respeito a aspectos subjetivos na relação do executivo com a empresa: por um lado, é necessário que haja um interesse cultural no ambiente de trabalho; por outro, para esses executivos, encontrar um propósito na rotina profissional é tão importante quanto um bom salário. Para finalizar esse cenário, como a demanda por esta qualificação é global, há uma tendência de exportação da mão de obra.

"Quando somamos isso tudo, temos uma escassez deste tipo de talento e um desafio para atração pelas empresas brasileiras", explica Duarte. Com background em tecnologia e atuando como headhunter no setor desde 2013, Felipe juntou-se à equipe da People Oriented em 2017 para trazer um conceito de recrutamento mais estratégico e executivo nos mercados de tecnologia e digital.

Seu desafio é ajudar as empresas a entenderem melhor quais as proficiências necessárias para preencher um cargo ligado à liderança digital, além de conversarem de igual para igual com os profissionais. A partir daí, as ferramentas de avaliação de aderência cultural da própria People Oriented garantem que a escolha seja acertada.

No Brasil, a área ainda tem espaço para crescimento. De acordo com um estudo da Strategy& referente a 2016, apenas 13% das grandes empresas da América do Sul têm CDOs, contra 23% na América do Norte e 38% na Europa. O mesmo levantamento aponta que, no mundo, 19% das companhias têm líderes nesta posição – em 2015, eram apenas 6%.

Sobre a People Oriented

Consultoria especializada no recrutamento de executivos. Voltada para cargos em sênior management, a People Oriented foi fundada em meados de 2014 a partir da expertise acumulada de mais de 20 anos dos sócios Helena Magalhães, Rafael Meneses e Adelino Neto em executive search. www.peopleoriented.com.br.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::