Brasil,

Quais as Tendências em Transformação Digital para PMEs em 2018?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ghiurghi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por João Bosco, VP de Desenvolvimento de Negócios e Sócio da Doxa Advisers; Pós-Graduado em Marketing e Gestão Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Especialista em TI aplicada à Gestão Pública

Apesar de todo o foco que hoje se tem em Transformação Digital, talvez a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil ainda estejam desconectadas, com uma minoria absoluta perto de uma etapa de adoção de uma cultura Digital.

No entanto, pesquisas sugerem um aumento na receita de empresas que adotaram redes sociais, computação em nuvem e ferramentas móveis. Talvez as pequenas empresas "digitalmente avançadas" possam esperar um crescimento anual de receita significativo, e, certamente, serão mais propensas a oferecer novos produtos, expandindo seus negócios e tornando-se criadoras de emprego.

Podemos classificar o envolvimento digital entre as PMEs em quatro estágios:

• Desconectadas, sem conectividade com a internet ou dispositivos;
• Básico, com acesso intermitente à web e às mídias sociais;
• Intermediário, com plataformas de comércio eletrônico ou sites para se conectar com clientes;
• Avançado, com as empresas que passaram para plataformas em nuvem, ferramentas móveis, etc., para melhor coordenar seus negócios.

Em contraste com a expectativa de crescimento de PMEs digitalmente avançadas, podemos inferir que as empresas que operam totalmente off-line podem experimentar uma queda das receitas, e aquelas com apenas presença digital básica ou mesmo intermediária talvez não devam esperar crescimento.

Existe uma baixa curva de adoção para o digital, e a adoção digital pode ajudar muitas PMEs a dar um bom salto. Em 2018, pense em estabelecer uma cultura digital, e considere isso como uma tendência altamente relevante para incrementar seus negócios. O segmento da empresa deve ser levado em conta, pois, dependendo do setor, a adoção de uma ou outra dessas tendências pode ter impactos distintos:

• Ferramentas que facilitem a utilização de home-office (escritórios digitais)
• Sistemas eletrônicos de meio de pagamento
• Blockchain – a volta do escambo
• Social listening – escute o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa nas redes sociais
• Social engagement - Marketing e Vendas através de redes sociais
• Computação Móvel e aplicativos (o 5G vem aí)

Não custa lembrar que a computação em nuvem permite que tecnologias digitais, antes possíveis apenas para empresas maiores, estão disponíveis para o seu negócio a taxas mensais (sem investimentos) e pagas de acordo com o seu uso efetivo.

Bons negócios digitais em 2018!

Sobre a Doxa Advisers

A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades.

Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação de tecnologia e da experiência.

Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade, Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa Advisers possui foco nos seguintes serviços:

- INOVAÇÃO

Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos, processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.

- GESTÃO

Gestão é a capacidade das organizações de utilizar da melhor forma os recursos disponíveis para atingir suas metas e objetivos, planejando e alcançando essas metas em tempo de forma ética e rentável.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar