Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Os avanços dos sistemas de monitoramento de frotas

Por Ubiratan Resende (*)

Os sistemas de monitoramento de frotas apresentaram um desenvolvimento tecnológico significativo nos últimos anos. Tal avanço resulta em grande medida dos obstáculos enfrentados pelo segmento de logística, que vão desde as más condições das rodovias brasileiras à ação de criminosos. As soluções disponibilizadas hoje ao mercado possibilitam o aperfeiçoamento de toda a operação, possibilitando que gestores antevejam e evitem situações de risco.

Já estão disponíveis no país sistemas de monitoramento que, além de transmitirem imagens de tudo que se passa ao redor do veículo em tempo real, são capazes de alertar sobre situações que passariam desapercebidas até mesmo pelos olhares mais atentos. A inteligência desses sistemas faz com que eles próprios identifiquem fatores de risco, como veículos que acompanhem o caminhão por muitos quilômetros ou que realizem aproximações repentinas. A partir daí, os sistemas alertam os gestores que podem orientar os motoristas a realizarem manobras defensivas ou ações que evitem abordagens indesejadas. As soluções chegam até a interpretar a fisionomia dos condutores e, ao identificarem expressões que manifestem sonolência, irritação ou qualquer outro estado que possa comprometer a segurança da condução do veículo, comunicam o fato ao gestor.

Mesmo em grandes centros, onde a proximidade da autoridade policial aumenta a sensação de segurança, a atividade envolve riscos que elevam ainda mais a responsabilidade dos gestores, principalmente por conta do maior número de pessoas que podem ser afetadas por ações criminosas. Além de contar com pessoal treinado e equipado para enfrentar as mais diversas situações, a operação deve contar com soluções tecnológicas que possibilitem a identificação de aproximações repentinas e ações que evitem abordagens inesperadas.

Na mesma medida em que os tempos atuais apresentam desafios, a tecnologia traz soluções. Os que lidam com transporte dispõem de sistemas que proporcionam maior confiabilidade a suas operações. Adotá-los significa elevar eficiência, produtividade e, acima de tudo, segurança.

(*) Ubiratan Resende é diretor geral da VIA Techonologies no Brasil

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::