Saiba como um planejamento prévio do 13º salário pode garantir uso consciente da renda extra

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Rinaldi

Veja 5 dicas para planejar o uso do 13º salário e não deixe de fora nenhuma dívida, férias, IPVA, IPTU, investimentos ou compras de fim de ano

A economia brasileira irá receber mais de R$ 200 bilhões com o pagamento do 13º salário aos trabalhadores formais até dezembro de 2017, o que significa aproximadamente 3,2% do PIB do país. As estimativas, feitas pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), também calculam que 83,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com o rendimento adicional – médio – de R$ 2.251.

Comprar presentes, viajar nas férias, garantir as contas do próximo ano, como matrículas de escola, IPVA, IPTU ou investir e fazer o dinheiro render? Essas são as principais dúvidas quando se pensa na utilização do 13º salário. É preciso, então, realizar um planejamento familiar e escolher bem onde esse dinheiro extra será investido. Veja algumas dicas do consultor financeiro e CEO da plataforma PoupaBrasil Investimentos, Cláudio Ferro, que irão auxiliar nessa organização:

1. QUITE DÍVIDAS:

O conselho para àqueles que possuem dívidas, em primeiro lugar, é que as liquidem. Faça uma lista com todas elas e depois tente renegociá-las e quitá-las. Priorize as contas que cobram os juros mais elevados, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo. Esse dinheiro extra pode regularizar a situação financeira em que você e a sua família se encontram ou, ao menos, iniciar esse processo de mudança e melhorar as perspectivas.

2. PROGRAME AS CONTAS DE 2018:

Todo início de ano vem carregado de contas e gastos que já são de praxe e devem fazer parte do planejamento orçamentário familiar. Planeje os próximos 12 meses em relação às contas fixas – aluguel, água, energia, carro, escola, alimentos, internet, condomínio, financiamentos, convênio médico e outras – e as despesas extras, como passeios, viagens, eventualidades com carro e obras, por exemplo. Inclua nessa programação, principalmente com a entrada do 13º salário, o pagamento de tributos como IPVA e IPTU e a volta às aulas com as matrículas e materiais escolares.

3. PRIORIZE E INVISTA NA REALIZAÇÃO DE SONHOS:

Converse com seus familiares ou faça seus planos individuais. Priorize, em ordem de importância e necessidade, quais são os projetos a serem conquistados, como a compra da casa própria, uma faculdade, um intercâmbio, um novo automóvel, a abertura de um negócio próprio, uma festa de casamento, uma viagem internacional tão almejada e tantos outros. Coloque em uma planilha as metas, quando pretende realizá-las e qual será o valor final para cada uma. Feito isso, organize as reservas mensais que caibam no seu bolso para obter o resultado final e escolha um fundo de investimento para tal. Os títulos de RDB, via PoupaBrasil Investimentos, por exemplo, podem oferecer uma rentabilidade de até 118% do CDI, no prazo de quatro anos, com um investimento mínimo de R$ 1.000. Comece a reserva investindo o 13º salário integralmente ou parcela dele.

4. GARANTA SEGURANÇA FINANCEIRA E APOSENTADORIA TRANQUILA:

Com a instabilidade política e econômica na qual o País está passando e a taxa de desemprego atingindo cerca de 13 milhões de pessoas, aplicar o dinheiro extra do 13º salário é uma maneira inteligente de se preparar para situações inesperadas. Além da crise política e econômica, o Brasil passa por uma reforma da previdência que tem preocupado os trabalhadores pela proposta de aumento do tempo mínimo de contribuição. As mudanças extremas no mercado de trabalho também exigirão uma reformulação na previdência privada. Nesse cenário, é preciso estar preparado e pensar em alternativas de investimentos como fonte de recurso extra para a velhice e, assim, garantir uma aposentadoria mais confortável.

5. COMPRE E VIAJE CONSCIENTEMENTE:

Para as pessoas que não possuem dívidas a serem quitadas, a dica é: divida esse montante entre o planejamento do próximo ano, os investimentos e os gastos de fim de ano. PS: não se esqueça de fazer pesquisas antes de gastar, encontrar as melhores ofertas e garantir o uso consciente desse dinheiro.

Sobre o Poupa Brasil

O PoupaBrasil Investimentos é uma plataforma de investimentos online que oferece através de nove instituições financeiras, títulos de renda fixa com excelente rentabilidade e garantia integral. Nosso objetivo é democratizar o acesso a todos os investidores, sem quaisquer cobranças de tarifas ou taxas de administração, burocracia, linguagem técnica complicada e pluralidade de produtos que deixam os investidores confusos. Mais informações: www.poupabrasil.com.br.