Brasil,

Empresas se preparam para os desafios de 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deivid Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ainda estamos em novembro, mas os gestores já estão com a mente em 2018. Empresas envolvem suas equipes no planejamento pessoal e profissional do próximo ano e, assim, se distanciar das estatísticas negativas: falta de planejamento e má gestão fecham metade das empresas no Brasil, de acordo com o IBGE. No último sábado (11), construtora levou 50 colaboradores para um treinamento ao ar livre em uma fazenda na saída para Senador Canedo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou, em 2014, um estudo para descobrir porque os negócios fracassavam com cerca de 3 mil empresários que estavam no mercado ou haviam naufragado. Os três fatores mais críticos foram falta de planejamento, gestão empresarial e comportamento empreendedor. Os resultados corroboram com outra estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apurou em 2010 que de cada 100 empresas abertas no Brasil, 48 encerraram atividades em até três anos. Esta pesquisa verificou 464.700 empresas.

Diante do cenário, especialistas são unânimes ao afirmar que planejar é fundamental para o crescimento dos negócios. Por isso, mesmo em novembro, profissionais das mais diversas organizações já estão com a mente em 2018. Chegou a temporada de as empresas elaborarem planejamentos e estabelecerem as metas para o próximo ano, e mais que isso, organizarem estratégias para atingir os objetivos traçados. No sábado, 11 de novembro, a Dinâmica Engenharia, por exemplo, levou seus 50 profissionais do setor administrativo para um ambiente inusitado, uma fazenda onde passarão por um dia de Treinamento ao Ar Livre (TEAL) e mais que um treinamento, o momento teve como principal objetivo, atentar aos colaboradores sobre suas metas pessoais e a vida familiar.

De forma descontraída, o encontro informal foi o momento de engajar a equipe no processo de desenvolvimento pessoal e empresarial, ou seja, avaliar o desempenho do ano que está terminando e definir em conjunto as metas pessoais e profissionais para o próximo ano. Além do alinhamento, a meta foi também reforçar valores como convivência em equipe, autonomia e foco em resultados, - requisitos importantes para a saúde pessoal e colaborativa.

Para os profissionais, a palavra de ordem é o engajamento com os desafios. A gestora de recursos humanos, Luciana Queiroz, explica que hoje as organizações envolvem as equipes desde o início no processo de planejamento porque espera que seus profissionais se envolvam com as metas com proatividade e produtividade. “Essa postura passou a ser inclusive um atributo para a empregabilidade”, observa.

O treinamento é também uma contribuição da empresa para o desenvolvimento dessas competências nos seus colaboradores. Eles vão trabalhar em grupos, diz a responsável por treinamento e desenvolvimento da A3 Consultoria, Priscila Campos Lacerda, que destaca a aplicação da metodologia de ‘Coopetição’. A metodologia consiste em promover a realização de atividades que culminem no atingimento de um objetivo comum. Embora estejam separados em grupos, não há um vencedor. Cada equipe cumpre um papel e só há concretização da tarefa quando todos os grupos concluem sua missão. "O diferencial do Teal é que ele coloca as pessoas em um ambiente mais descontraído, elas se identificam mais com a atividade, tirando a resistência. Isso proporciona uma atividade vivencial, com mais trocas”, explica Priscila.

Um dos desafios que os colaboradores tiveram que solucionar durante a atividade de campo foi a construção de um bairro. A gestora da A3 Consultoria, Anita Luzine, detalha que as competências comportamentais a serem trabalhadas são determinadas pelas necessidades da empresa e têm relação com os objetivos traçados. “Todas atividades foram realizadas nesse movimento de encontrar soluções para atividades diferentes, com isso esperamos desenvolver habilidades e competências comportamentais importantes”, diz a gestora.

O treinamento foi realizado na Fazenda Botafogo situada no Residencial Olinda próximo à GO 403, na saída para Senador Canedo.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar