Brasil, 23 de Fevereiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Jovens empreendedores no ambiente escolar - preparação para o mercado de trabalho e para serem donos do próprio negócio

  • Escrito por  Débora da Mata
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Publicado na Categoria: Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A hora certa para o início dessa preparação é quando ainda se está estudando, é nesse momento que se aprende a ter competências múltiplas, a trabalhar em equipe , a inovar, a ser criativo, a enfrentar desafios, onde o especialista em gestão de pessoas, Silmar Strubbe é Mentor de um projeto de Empreededorismo, que atua com jovens na faixa dos 16 aos 18 anos , estudantes do 2 ano do ensino médio na cidade de São Paulo.

Silmar é voluntário de uma associação educativa sem fins lucrativos, que é mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espirito empreendedor nos jovens ainda na escola, os estimulando em seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Quando se aplica os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, é quando são explicados os conceitos de livre iniciativa, da comercialização e da produção, assim proporcionando aos estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. "Isso o que o mercado quer, o que o mercado busca. Isso é saber empreender afirma Strubbe.

O projeto é desenvolvido em 15 encontros, sendo um encontro semanal, com duração de 3h30 minutos cada encontro, com a utilização e aplicação do método "Aprender Fazendo". Inicia o processo com sensibilização dos jovens, explicando a eles os objetivos do programa, para que assim possa formar um grupo em torno de 25 estudantes de forma voluntária, um grupo de futuros "Mini Empresários". Os encontros acontecem em horário oposto às aulas. Inicialmente se trabalha o conceito de empresas, suas origens, tipos e seus objetivos, a fim de mostrar que a partir de uma necessidade se produzem bem, consequentemente gerando à sua satisfação.

Nos encontros, através da ferramenta do brainstorming, é realizada a escolha do item a ser produzido e vendido pelos Mini Empresários, o estudo de viabilidade e pesquisa de mercado, levando em consideração concorrência e atributos socioambientais. Superada esta etapa é realizada a escolha do nome da empresa, nome do produto, a definição do capital social e a capacitação de recursos, através de vendas de ações. Sim, os jovens trabalham com recursos financeiros, realizam a captação através de investidores externos, acionistas, para que assim possam adquirir os insumos necessários para a fabricação. Na sequência é criada o organograma da empresa, que é composto pelo Presidente e quatro diretorias, sendo elas: Recursos Humanos, Produção, Financeiro e Marketing. Para ocuparem os seus postos, os respectivos representantes, os futuros Mini Empresário são eleitos por todos em sala de aula. Assim, então, se tornam Mini Empresários Cada diretoria forma a sua equipe de trabalho, são definidas as respectivas funções de cada membro, por existir uma série de controles e planilhas a serem preenchidas, para acompanhamento das atividades práticas. Cada diretoria exerce suas funções em uma parte do encontro, mas todos devem produzir. O departamento de Recursos Humanos deve controlar as jornadas de trabalho, fazer à folha de pagamento, promover treinamentos e manter a equipe motivada. O departamento de marketing, por sua vez, realiza as campanhas de vendas, mantém as mídias sociais atualizadas, promove o logo\marca do seu produto. O departamento financeiro é o responsável pelo caixa da empresa, de seus controles e o departamento de produção pelas etapas produtivas e a qualidade do produto. E na fase de encerramento da empresa tem a apuração dos seus resultados, devolução do capital investido aplicado e os dividendos aos acionistas, apuração dos impostos e esse valor é doado para uma instituição que foi escolhida por todos integrantes da miniempresa.

Segundo o especialista Silmar Strubbe, ao final do projeto é perceptível o amadurecimento dos jovens, o quanto se sentem preparados para o mercado, seja como empreendedores ou intra empreendedores. Muitos saem do projeto\escola focados em empreender. "Isto me faz acreditar que a escola tem sim o papel e o dever de trabalhar o Empreendedorismo no seu currículo. Isso é preparar pessoas, profissionais para o futuro. Hoje temos case de sucesso, de empresários que no passado participaram desse projeto" pondera.

Os encontros vão acontecer nas segundas e quartas-feiras das 14h às 17h, no Instituto Cimas de Ensino.

http://www.institutocimas.com.br/curso/aprendendo-a-empreender

www.institutocimas.com.br

Mais sobre Silmar Strubbe
Especialista em Gestão de Negócios e Pessoas
Diretor Fundador da Silmar E Strubbe Consultoria
www.silmarstrubbe.com.br

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::