Marketing Sensorial ou Marketing de Experiência, qual vende mais?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Penna - Dino / IMAGEM: Freeimages.com

Marketing Sensorial ou Marketing de Experiência, qual vende mais?

O mundo é percebido através dos cinco sentidos. Pensando nisso, estudiosos de comunicação e mercadologia perceberam que é possível realizar ações estratégicas utilizando muito mais que apenas a visão e a audição. Ao desenvolver técnicas para aplicar campanhas aproveitando todas as formas de percepção, foi criado o Marketing Sensorial.

Marketing Sensorial pode parecer uma prática muito simples, mas é preciso compreender bem como funciona para que você consiga alcançar os resultados desejados.

A palavra-chave que define essa prática mercadológica é estímulo. Ele serve para provocar as sensações do público-alvo por meio dos sentidos — visão, audição, tato, olfato e paladar — induzindo o consumidor à compra.

Em alguns casos já bem antigos, como no da Coca-Cola, o objetivo era despertar o desejo imediato pela bebida através da tonalidade exclusiva de vermelho. Outras vezes, a ideia é gerar um relacionamento mais próximo com o consumidor.

Por isso, a ação é mais indireta, como ajustar a temperatura de uma sala para gerar mais conforto, proporcionando, assim, um aumento na confiança do público-alvo.

Como explorar cada sentido?

Não importa se você vai gerar ações diretas ou indiretas com objetivos a curto ou longo prazo. O que realmente faz a diferença é compreender como cada um dos sentidos humanos pode responder aos estímulos provocados. Saiba melhor como cada um deles funciona.

Visão

Por ser o sentido mais acessado durante a maior parte do tempo, ele é também o mais explorado pelas ferramentas e ações de marketing. A disputa pela atenção dos olhos do consumidor é muito grande.

Por isso, é preciso que a sua marca consiga despertar o interesse em uma fração de segundo. Foi o que a Coca-Cola fez ao patentear o icônico tom de vermelho.

Audição

Se a visão é considerada um sentido principal, a audição é o primeiro auxiliar. Ela conquista o consumidor de uma forma mais indireta e sutil. Essa é a razão pela qual a maioria das lojas tem algum tipo de música tocando ao fundo.

Tato

O sentido responsável pela sensação de conforto é exatamente o que precisa ser estimulado para gerar confiança entre uma marca e o seu consumidor. E nem é necessário que haja toque para conseguir aplicar Marketing Sensorial através do tato. Basta ajustar a temperatura do ponto de venda.

Olfato

Ainda mais sutil que o tato, o sentido comandado pelo nariz é capaz de despertar as mais antigas memórias. É dessa forma que a indústria alimentícia consegue provocar desejos que nem você sabia que tinha.

Por causa dessa sutileza, entretanto, é necessário muito cuidado na hora de escolher os aromas que deverão ser utilizados como Marketing Sensorial.

Paladar

Não é preciso atuar no ramo da alimentação para despertar desejos pelo paladar. Qualquer tipo de negócio que ofereça um chá com biscoitos durante o atendimento já está estimulando esse sentido.

Trata-se de uma forma bastante agradável de gerar aproximação. E é justamente esse um dos maiores objetivos da maioria das empresas do mundo!

Isso é o mesmo que Marketing de Experiência?

Não. Trata-se de práticas complementares, que agregam valor uma a outra, otimizando os resultados finais.

Quando falamos de Marketing Sensorial, estamos lidando com uma comunicação sutil e aparentemente desinteressada, que conquista o cliente sem a necessidade de um esforço de venda muito grande.

Já o Marketing de Experiência acompanha o público-alvo durante todo o relacionamento com a marca, apresentando uma abordagem mais personalizada e complexa em toda jornada do cliente.

Trata-se de uma série de estratégias voltadas para melhorar a percepção do público em relação a uma empresa e seu produto por meio de um conjunto de interações sensoriais e emocionais mais positivas, tanto online quanto offline.

Vale lembrar que ambas as estratégias Sensorial ou de Experiência exigem um alto nível de conhecimento sobre a causa emocional da empresa e principalmente, do perfil do cliente.

Se interessou pelas estratégias? Conheça a Experiencialize, uma metodologia inédita, constituída por 7 passos fundamentais, para aplicar de forma simplificada, as estratégias do Marketing de Experiência em seu negocio.