Brasil, 21 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novo lote de restituição do Imposto de Renda - o que fazer com o dinheiro?

  • Escrito por  Rayane Santos , Paulo Fabrício Ucelli
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

 

 

Nesta segunda, 16, a Receita Federal paga as restituições do quinto lote do Imposto de Renda, totalizando R$ 2,8 bilhões para 2,36 milhões de contribuintes. Qual é melhor forma de utilizar o valor?

Por ser um ganho extra em época próxima ao final do ano, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, com foco no consumo. Contudo, para Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista, é importante não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.

Pagamento de dívidas

“A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas em atraso, especialmente no cheque especial e cartão de crédito: estabeleça estratégia para eliminar o problema, ou seja, quitar a dívida e não pagar apenas parte dela. Se o valor não for suficiente, poupe para agir em um futuro próximo”, orienta.

Domingos alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas do endividamento e não o efeito, e isso só se faz com educação financeira”, orienta.

Investimentos 

O ideal é investir o dinheiro para conquistar sonhos, segundo Domingos, mas é importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias, caso contrário, o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos.

“Para sonhos de curto prazo, a serem realizados em até um ano, é interessante aplicar em caderneta de poupança. Para os sonhos de médio prazo, entre um e dez anos, Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos e Títulos do Tesouro. Já para sonhos de longo prazo, a partir de dez anos, Previdência Privada, LCI, LCA e Títulos do Tesouro são bastante indicados”, orienta Domingos.

Consumo consciente

Se for aproveitar o valor para comprar algo que já estava no planejamento, é importante fazer pesquisas e buscar pagar o melhor preço à vista.

“Agora, se o valor das parcelas couber no bolso sem comprometer o orçamento financeiro dos próximos meses (considerando a proximidade do Natal e festas de final de ano), é válido parcelar e investir o valor para a conquista dos sonhos”, orienta Domingos.

Mais informações

O valor deve ser creditado na conta indicada pelo contribuinte na declaração. Para saber se foi liberado, acesse o site da Receita ou ligue para 146.

Caso esteja liberado e não tenha sido creditado, o contribuinte pode procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::