Brasil,

Em nome do coletivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hipertexto Comunicação Empresarial
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em nome do coletivo

Em um momento em que o individualismo e os conflitos de opiniões têm ganhado destaque em nossa sociedade, existe um interessante caminho inverso, de valorização da união como forma de proteção dos interesses em comuns. Por isso, um dos temas que se faz presente em movimentos da atualidade é o coletivo. Não é novidade fazer parte de um grupo, aliar-se a quem tem interesses em comum com os seus, mas, hoje cada vez mais as pessoas têm se organizado para ações conjuntas institucionais com o objetivo de amparo e suporte. Quando essa ideia ganha uma aplicação na economia colaborativa, o termo mais utilizado é o chamado associativismo.

As associações podem existir em diversos segmentos, como indústria alimentícia, saúde (farmácias, por exemplo), mercado pet, revenda de cosméticos, cobertura para veículos – como é o caso da mineira Auto Truck –, entre muitos outros setores. Esses grupos têm se destacado entre pessoas que buscam preços competitivos e facilidade para adesão a serviços.

Na prática, quando uma pessoa se torna um associado, por exemplo, existem normas e manuais que orientam sobre a conduta visando o bem coletivo. Cada ação individual tem impacto entre as pessoas interligadas nesse cenário. Por isso, o associado deve ter em mente que suas atitudes, como parte da instituição, precisam ser dotadas de lealdade e a boa fé com os demais associados, em busca de alcançar os fins institucionais. Para dar um exemplo com um produto, no caso da proteção veicular, o associado segue normas contratuais e precisa zelar pelo próprio bem – o carro –, mas ele tem a garantia de que será amparado juridicamente e terá seu bem protegido pela associação no caso de um contratempo.

Por sua vez, a atuação das associações deve ser condizente com essa proposta de colaboração. Ou seja, seus diretores e gestores devem buscar, em conjunto, o fortalecimento no cenário, ao contrário de adotar uma posição individualista.

Como todas as partes agem com foco em resultados para o coletivo, o nível de comprometimento em associações precisa ser elevado. Isso é o que garante o funcionamento desse sistema. Mas, a peça fundamental para isso é a transparência – palavra ainda mais valorizada nos dias de hoje no mercado empresarial. Ações claras, sem entrelinhas duvidosas, promovem confiança e credibilidade, impulsionando o trabalho e os resultados das associações.

Legalidade

Juridicamente, as associações estão previstas na Constituição Federal, portanto são alternativas para pessoas físicas e jurídicas que desejam manter os veículos sob proteção, mas com gastos menores, desburocratizado, aliados a vantagens e benefícios. Por serem consideradas associações e cumprirem um modelo de economia colaborativa, essas utilizam do rateio e da taxa administrativa mensal para cumprir com as obrigações que o regulamento determina e arcar com toda a manutenção de sua estrutura, diferente das empresas tradicionais reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Lélia Almeida Magalhães, empresária, bacharel em comércio exterior


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar