Brasil,

Digital é foco de investimentos de companhias e empreendedores que buscam modelos mais ágeis, eficientes e seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  VIANEWS Hotwire
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ao acompanhar a inovação corporativa aliada à tecnologia, a Plataformatec atende a demanda por novas ferramentas e metodologias para produzir aplicativos e serviços digitais em um novo contexto, com clientes online e constantes mudanças de cenário competitivo

O ritmo de criação, lançamento e mudanças dos serviços digitais implicam novas abordagens de desenvolvimento de software. Computação em nuvem, estruturas virtualizadas e acessos mobile viabilizam a proliferação de aplicações online. Ao mesmo tempo, segmentos mais dependentes de inovação, como as empresas que operam via aplicativos móveis, também precisam de novas formas de produzir software, o que alavanca as metodologias ágeis. Todavia, a pressão das áreas de negócios, junto às perspectivas de custo e retorno, aumenta a atenção dos líderes de TI e das comunidades de programadores sobre a previsibilidade, estabilidade e qualidade de seus projetos.

"O modelo tradicional de desenvolvimento não atende às necessidades de negócios das fintechs, do e-commerce e de outros serviços genuinamente digitais. O modelo Agile, contudo, não pode ter como contrapartida a perda de controle", explica Marcelo Park, Co-fundador e CEO da Plataformatec. A consultoria e desenvolvedora de software customizado – que também é autora da linguagem open source Elixir – auxilia as empresas digitais, as quais buscam formas mais eficientes de execução de sua estratégia, assim como companhias tradicionais, que ainda passam por uma transformação cultural (muitas vezes acelerada pelas próprias startups). "Todos têm enfrentado desafios relacionados à pressão, falta de recursos e processos, que comprometem a previsibilidade dos projetos e a qualidade do software", constata Park.

A Plataformatec é mais conhecida nas comunidades de desenvolvimento pela criação da linguagem Elixir, licenciada no modelo open source. Em resumo, a Elixir é uma linguagem de programação funcional, que tira proveito da arquitetura multicore dos atuais processadores e torna as aplicações capazes de lidar com grandes volumes de dados, processos concomitantes e interação de vários serviços distribuídos. Na prática, um clique no app móvel pode implicar uma série de procedimentos em bases de dados, servidores de aplicação e outros elementos cuja coordenação otimizada determina a experiência do usuário.

Outra linguagem de domínio da empresa é o Ruby, uma linguagem de script que visa a produtividade, combinando a programação orientada a objetos com a funcional. Apesar de um forte trabalho de apoio às comunidades de Elixir, Ruby e desenvolvimento Agile, a receita da Plataformatec não provém de licenciamento de software, uma vez que a Elixir é open source.

Fundada em 2009, a Plataformatec presta serviços de consultoria, treinamento e desenvolvimento customizado de software. A empresa reúne especialistas nas várias metodologias de desenvolvimento Agile e aplica diversas técnicas, inclusive algumas típicas de excelência industrial, como kanban (para otimização de workflow) e controle estatístico de processos (que mede a eficiência da execução de cada componente do projeto). "Nós agregamos previsibilidade, excelência técnica e transparência à estratégia de desenvolvimento de software", resume Park.

Entre os clientes da Plataformatec predominam negócios de e-commerce, fintechs, mídia digital e provedores de SaaS (aplicações online). Para este ano, há a previsão de crescimento de 70% da receita, acompanhando os investimentos no segmento de produtos digitais.

Ao mesmo tempo em que a transformação digital se impõe como forma de atender ao mercado de forma ampla, competitiva e rentável, os serviços digitais correm riscos diante de seu próprio crescimento. “Os maiores problemas são bugs, escalabilidade e perda de controle dos projetos, resultando em uma área de produto e tecnologia disfuncional”, revela. Ele salienta que o conceito de excelência técnica também se aplica às melhores práticas de segurança, à medida que as aplicações lidam com sistemas e informações cada vez mais sensíveis.

Sobre a Plataformatec

Uma empresa de desenvolvimento e consultoria de software referência em Ruby, Elixir e Agile. Nossos serviços são dirigidos a negócios em todo o mundo – desde startups até empresas Fortune 1000 –, para suportar seus desafios a partir do desenvolvimento de produtos e plataformas digitais. Há 8 anos atuando no Brasil e exterior, já entregamos inúmeros projetos bem-sucedidos de desenvolvimento e consultoria. http://plataformatec.com.br/


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar