Risco conhecido e sustentável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Barbará

*por Luis Vitiritti, AIRM

Unir mais de vinte anos de experiência com o conhecimento do mercado e especialmente do cliente, faz com que a Risklog tenha capacidade de mapear e identificar o perfil de cada empresa e seus executivos em uma linha que parte do desconhecido ao conhecido. O que isso significa? Que estamos fazendo uma pesquisa para entender melhor onde cada empresa se enquadra. Sabemos que todo tipo de negócio possui risco e cada setor da economia possui diferentes perfis e necessidades. Entendemos que quanto mais a empresa se preocupa com a natureza, sustentabilidade, reciclagem, inovação, tecnologia mais conectado este cliente se torna com seus próprios riscos.

A literatura sobre o tema é muito rica e nos ajuda a pontuar uma série de parâmetros sobre risco, oportunidade e também sustentabilidade. De acordo com a clássica definição da ONU para desenvolvimento sustentável, do relatório Brundland (1987): “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações” Já o conceito de risco da FERMA (1999 RIMS): “O risco pode ser definido como a combinação da probabilidade de um acontecimento e das suas consequências (ISO/IEC Guide 73). O simples fato de existir atividade, abre a oportunidades para obter vantagens (lado positivo) ou então ameaças ao sucesso (lado negativo).” Então se conhecemos, mapeamos, tratamos e lidamos bem com nossos próprios riscos, teremos mais chance de termos um negócio ou operação mais sustentável, seja no ponto de vista econômico sustentável, ou mesmos que esta operação cause menos impacto a pessoas e meio ambiente.

O sucesso das operações envolvendo gerenciamento de riscos não deve ser medido somente com o valor ganho, mas sim com o montante que foi poupado com acidentes, sinistros, perdas humanas, material ou da natureza. A ISO 31000 trás muitos elementos, definições e modelos sobre riscos, perigos e seus impactos para as empresas e organizações. Apesar da norma ainda ter sido regulamentada ou abraçada pelas leis de muitos países, pode servir como um excelente guia orientativo. Isso porque as empresas que seguem a ISO 31000 e que estão preocupadas com seus negócios e objetivos desejados estarão mais abertas para usos conscientes de recursos sustentáveis.

Um exemplo prático muito interessante que acompanhamos em condomínios logísticos é a prática do uso da água de chuva. As empresas já possuem as calhas para coleta das águas de chuva tanto nos telhados e como nos pátios. Ou seja, ao invés de descartar esta água na rede pública, constroem caixas ou cisternas que recolhem o material e com uma pequena bomba enviam para caixas de combate ao incêndio, lavadores de caminhões, limpeza, jardinagem e etc. Neste exemplo enxergamos na prática uma atitude sustentável, porque economiza recursos hídricos importantes e reduz drasticamente as despesas frequentes da empresa.

A Risklog entende também que a empresa que apresenta suas soluções sustentáveis, seja para seu negócio, ou mesmo para o meio ambiente, está cuidando das pessoas que vivem neste ecossistema e da sociedade em geral. Estudos comprovam que ambientes corporativos sustentáveis, ou eco friendly, trazem tranquilidade ao empregado. Da mesma forma, o uso de canecas personalizadas ao invés de copos descartáveis também são consideradas sustentáveis. algumas empresas também instalam sensores em áreas de uso comum como cozinha, banheiros e corredores para evitar o desperdício de luz acesa durante toda o dia. Outra prática interessante que observamos em visitas em clientes é o modelo sem papel (paperless), ou seja, menos impressão de papéis em relatórios, documentos ou atividades do dia-a-dia. Existem diversos softwares e aplicativos que comprovam e certificam a entrega de documentos entre departamentos e empresas (fornecedor e cliente). Esta prática elimina burocracia e faz com que as operações fiquem mais confiáveis e controladas. Assim sendo, a Risklog propõe que as empresas busquem conhecer seus próprios riscos e que tornem seus processos operacionais cada dia mais sustentáveis.

* CEO da Risklog & Consultor de riscos.

Sobre a Risklog

Empresa de consultoria fundada em 2015 que realiza treinamentos, vistorias técnicas e assessoria em gerenciamento de riscos. Seu fundador Luis Vitiritti é CEO & Consultor de riscos e gerencia os principais projetos com auxílio de pesquisadores e parceiros especializados. A Risklog atua diretamente com seguradoras, corretores e clientes de vários segmentos como medicamentos, carga projeto, portos, cosméticos e entre outros. www.risklog.com.br