Quais As Opções De Contratação E Coberturas Dos Planos De Saúde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Tozette

Executivo da Célebre Corretora defende que nem sempre a opção mais cara é a mais adequada

Diante de um sistema de saúde pública precário, ter um plano de saúde é uma das formas mais eficientes de garantir acesso aos tratamentos médicos e ter assistência médica de qualidade no caso de alguma emergência. No mercado existem diversas opções deste tipo de benefício, e por conta disso, não é fácil saber ao certo qual escolher.

Para Marcelo Alves, diretor da Célebre Corretora de Saúde, empresa do segmento de planos de saúde e seguros no país, na hora de optar por um plano de saúde é importante fazer uma análise detalhada levando em conta aspectos como: idade, atividades exercidas, rotina de trabalho, hábitos, histórico de saúde, entre outros. “Se este estudo for feito de forma minuciosa, a escolha do plano será exatamente como o cliente precisa”, afirma.

Tipos de contratos

Alves ainda pontua que o contratante pode decidir entre planos individuais ou familiares - aqueles contratados diretamente pelo beneficiário, com ou sem seu grupo familiar (os dependentes) – ou planos coletivos - que se dividem em empresarial e coletivo por adesão.

“O tipo empresarial pode ser contratado por pessoa jurídica por relação empregatícia (CLT), societária ou estatutária. Já o coletivo por adesão destina-se ao indivíduo que mantém vínculo com entidades de caráter profissional, classista ou setorial. Em grande parte desses contratos é possível incluir dependentes”, explica.

Nos contratos individual/ familiar, coletivo por adesão ou empresarial com menos de 30 vidas, é estipulado, de acordo com a ANS (Agência Nacional da Saúde), prazos máximos de carência. Quando o contrato for do tipo Empresarial e possuir mais de 30 vidas, não é exigido o cumprimento de nenhuma carência.

Coberturas

De acordo com o executivo, os planos de saúde, sejam coletivos ou individuais, podem ser ambulatoriais, hospitalares (com ou sem obstetrícia) e referência. Diante de tantas opções, o corretor é o profissional indicado para auxiliar o cliente a encontrar a cobertura adequada para o cada perfil. “Isso porque ele já está habituado com as diferenças entre os planos e poderá recomendar os que melhor se adequam a cada perfil, reduzindo o leque para os produtos que realmente são interessantes”.

Abaixo, com o intuito de auxiliar quem deseja contratar o plano de saúde, o executivo discorre sobre cada cobertura disponível no mercado.

Ambulatorial

Cobertura mais em conta, a mesma contempla número ilimitado de exames e consultas médicas realizadas em ambulatório ou consultório. Cobre atendimentos de urgência e emergência até as primeiras 12 horas, porém não abrange a internação hospitalar.

Hospitalar

Abarca cobertura com número ilimitado de diárias hospitalares em caso de internações hospitalares, bem como em caso de internação em UTI e exames complementares realizados durante o período de internação. Ainda contempla despesas com serviços de enfermagem, honorários médicos, medicamentos, alimentação e materiais utilizados.

“Como procedimentos cobertos pelo plano hospitalar possuem caráter maior de urgência e são mais onerosos no caso de terem que ser pagos a parte, a cobertura hospitalar pode ser mais vantajosa para o usuário em relação a ambulatorial”, destaca o diretor da Célebre Corretora.

Hospitalar com obstetrícia

Além da cobertura já acima citada, contempla também a cobertura pré-natal, além de assistência ao parto e 30 dias de cobertura ao recém-nascido, seja ele adotivo ou não, a contar da data do nascimento ou da adoção. “Vale ressaltar que não há amparo para consultas e exames pré-parto”, pondera Alves.

Referência

Inclui a cobertura assistencial médico hospitalar e ambulatorial, sendo, nesses casos, com internações padrão enfermaria, além de consultas, exames e também parto. É a cobertura mais completa.

Avaliação das necessidades é imprescindível

Por fim, após fornecer um panorama sobre as especificidades de cada cobertura, Marcelo Alves, diretor da Célebre Corretora de Saúde, lembra que nem sempre a mais completa e, consequentemente, mais cara será a mais adequada e também que o aspecto do preço a ser pago não deve ser o único a ser levado em conta. “Por isso que é imprescindível que o contratante faça um diagnóstico de suas principais necessidades. Essa avaliação servirá como ferramenta para o usuário não arcar com serviços e consultas que não serão utilizados ou até mesmo não deixar de contar com uma cobertura que pode vir a ser extremamente necessária”, conclui.

Sobre a Célebre Corretora de saúde

Com 20 anos de história e sediada em São Paulo (SP), a Célebre Corretora de saúde é uma das principais empresas do segmento de planos de saúde e seguros no país. A companhia disponibiliza uma variada e extensa gama de produtos em seu portfólio, como planos de assistência médica, odontológica, de seguro de vida, entre outros. Atualmente, conta com mais de 100 corretores cadastrados que oferecem aos seus clientes planos das principais operadoras de saúde do mercado.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros