Cinco maneiras de engajar seu consumidor em 2017

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ogilvy PR

Em um cenário econômico de desafios, é importante conhecer o caminho que leva o consumidor a advogar pela sua marca

2017 já chegou e, com ele, vários desafios em diversos setores da economia. O cenário, porém, oferece também oportunidades: de acordo com a pesquisa O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento, conduzida pela Affinion, líder mundial em engajamento e fidelização de clientes, em parceria com a Oxford Brookes University, os brasileiros são um dos consumidores mais engajados do mundo.

O estudo traz, também, dicas importantes sobre como fidelizar os clientes, evitando que as empresas os percam ao longo do caminho. Com base no relatório, a Affinion destacou cinco passos para ajudar as marcas a conquistar os consumidores durante a jornada para o engajamento. Confira:

1) Certifique-se de ser percebido relevante pelo seu consumidor

De acordo com a pesquisa, um relacionamento forte e duradouro é criado quando uma empresa passa a fazer parte do dia-a-dia de um consumidor de maneira significativa. Por isso, o primeiro passo para obter o engajamento do consumidor é entender como seu produto ou serviço é importante para sua rotina. A tarefa, porém, não é fácil: além de estarmos passando por um momento de desafios em diversos setores, o ambiente é competitivo e repleto de concorrentes com diferentes serviços, tecnologias e as mais diversas experiências. Por isso, é preciso se destacar. “O comportamento de um consumidor em relação a uma empresa é um reflexo de como essa marca se dirige a ele”, observa Ricardo Cassettari, Country Head de Revenue Enhancement Solutions da Affinion Brasil.

2) Razão X emoção: entenda o que faz seu consumidor se engajar

Existem setores, como o varejista, em que a escolha da empresa pelo consumidor é feita por fatores racionais, como custo-benefício, reputação, segurança e vantagens em relação a concorrentes. Por outro lado, para conquistar o engajamento em setores em que o relacionamento é mais longo e exige maior confiança, como bancos e empresas de telecomunicações, fatores emocionais são essenciais – o cliente precisa sentir confiança pela marca. “Empresas que atuam em setores com relacionamento mais complexo precisam facilitar a vida de seus clientes e entregar com efetividade os serviços prometidos. Dessa forma, o consumidor irá desenvolver um apego à marca, preferindo-a em relação aos concorrentes”, explica Cassettari.

3) Quanto mais canais e mais produtos, maior o engajamento

Existem, hoje, diversas maneiras de se comunicar com seu consumidor, seja em ambientes físicos, como em pontos de venda, ou ambientes virtuais, com websites, e-mails e telefone (SAC). De acordo com a pesquisa, a quantidade de canais e a frequência com que as empresas interagem com seus clientes refletem em seu engajamento. Além disso, outra maneira de aprofundar esse relacionamento é aumentando a quantidade de produtos oferecidos, desde que tenham relevância para a vida do consumidor. “É essencial, porém, entender que esses produtos adicionais vão além da monetização. Trata-se de uma conexão direta: quanto mais experiências para a vida do consumidor e mais soluções relevantes para sua vida, maior o engajamento”, ressalta Cesar Medeiros, Country Head de Engagement Solutions da Affinion Brasil.

4) Faça com que seu consumidor promova sua marca

O estudo aponta que mais da metade das pessoas que pretendem continuar se relacionando com as empresas escolhidas sempre recomendam a marca para outras pessoas. Essa promoção da empresa cria um ciclo, com a família e os amigos desempenhando um papel importante nessa dinâmica. Segundo a pesquisa, 59% dos consumidores recomenda a empresas, sendo que a maioria deles escolheu essas marcas por indicação de amigos e familiares. Para chegar a esse ponto, porém, a empresa precisa estar próxima ao cliente e entender sua realidade e suas necessidades. “Conquistar o cliente é um grande desafio. Porém, há um relacionamento progressivo: entre escolher uma empresa, consumir seus produtos e, por fim, recomendá-la a outras pessoas”, afirma Medeiros.

5) Busque engajar de forma inteligente

A dica mais importante, talvez, seja essa: não adianta seguir apenas um dos itens anteriores. Para conquistar efetivamente a fidelidade de seu consumidor, é essencial engajá-los de forma inteligente, traçando uma estratégia que passe por toda a jornada de engajamento. O primeiro passo é entender o momento vivido atualmente, em um ano cheio de desafios pela frente. Assim, ser assertivo em seu produto é essencial: certifique-se de que sua solução é realmente importante para seu consumidor. Após entender essa necessidade, ficará mais fácil conquistar emocionalmente seu cliente, que estará predisposto a adquirir produtos adicionais e a recomendar sua marca para outras pessoas, concluindo assim esse ciclo virtuoso da jornada de engajamento e proporcionando fidelidade sob a forma de retenção, receita e promoção da marca.

Sobre o estudo

A pesquisa O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento foi conduzida pela Affinion em parceria com a Oxford Brookes University e entrevistou, ao todo, 18.447 consumidores em 13 países. Para mais informações sobre a pesquisa, visite http://affinion.com.br/insight/o-consumidor-conectado/.

Sobre a Affinion

A Affinion é a empresa líder global em soluções de retenção e engajamento de consumidores. Suas soluções auxiliam seus clientes a construírem um relacionamento sólido com seus consumidores, melhorando a retenção e fidelização dos clientes e gerando aumento de receita para as companhias. A Affinion possui duas áreas de atuação: Revenue Enhancement e Engagement Solutions.

A principal solução da unidade de negócios Revenue Enhancement é o Compra e Volta, programa de benefícios on-line que devolve uma parcela da compra ao consumidor em formato de cashback e que possui, hoje, mais de 350 mil associados.

Já a unidade de negócios Engagement Solutions tem como foco atender os segmentos de Bancos, Operadoras de Telefonia e Seguradoras com soluções e serviços de Apoio ao Consumidor em segurança digital, reputação e privacidade.

A Affinion possui mais de 40 anos de mercado e faz parte da Affinion Group, que emprega mais de 3.000 pessoas ao redor do mundo e oferece serviços para mais de 5.000 clientes em mais de 20 países diferentes em toda a Europa, África e Américas.