Brasil, 25 de Maio de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Gerenciamento de Controles Internos: sua importância para o Compliance

 Apesar de, por vezes, ser deixado de lado por algumas empresas, conhecer os procedimentos internos da organização: seus processos, clientes, fornecedores e colaboradores é mais que uma obrigação, é um compromisso com a segurança organizacional, a fim de evitar fraudes e/ou adulterações em seus processos.

No entanto, de acordo com o Professor e Consultor MSc. Marcos Assi, Sócio Diretor da Massi Consultoria e Treinamento, 'os controles internos são fundamentais não apenas em caráter preventivo, mas também pela eficácia que oferece na gestão do negócio em diversas esferas, como planejamento estratégico, execução das atividades e tomada de decisões'.

Por isso, os controles internos são uma fonte importantíssima de informações, dando suporte às decisões dos gestores e auxiliando as empresas no alcance das metas e objetivos.

Assi reforça também que para a realização de um Gerenciamento de Controles internos efetivo é necessário uma matriz de Compliance funcional.

Por isso, o professor listou algumas questões para avaliação do processo de sua empresa:

- Já foram inventariadas as obrigações de compliance? Caso tenham sido inventariadas, foram feitas de forma centralizada? Como são mapeadas as obrigações para as políticas e os procedimentos existentes?
- Os requisitos aplicáveis de compliance são incorporados em políticas e procedimentos específicos ou são incorporados às políticas e aos procedimentos operacionais?
- Quão consistentes são os seus procedimentos de compliance em toda a empresa?
- Como é feita a gestão das inúmeras políticas, manuais, procedimentos e instruções de trabalho publicadas? Quando vencem, quando devem ser revisadas e como sabem se estão atualizadas?
- Os gestores têm noção dos normativos internos sob sua responsabilidade?

'Um processo de gestão de controles internos e compliance eficiente precisa dar suporte á todas essas questões levantadas, tendo prazo de revisão, controle de planos de ação, alerta de prazo de publicação, acesso personalizado de gestores por processo e controle de publicação, revisão, relatórios, entre outras funcionalidades', reforça o Profº MSc. Marcos Assi.

Por isso, como consultor especialista em Governança Corporativa, Riscos e Compliance, sua empresa desenvolveu o GCIC – software de gestão de controles internos que viabiliza diversas atividades, como:

- Gestão de apontamentos do órgão regulador, auditorias e gestão de riscos;

- Monitoramento de planos de ação;

- Controle de treinamentos interno e externos;

- Controle de processos mapeados;

- Monitoramento dos prazos das obrigações legais;

- Monitoramento dos prazos para revisão das políticas e manuais;

- Controle de políticas aprovadas, pendentes e em revisão;

- Controle de atas, regimentos e regulamentos internos.

As organizações precisam implementar programas aplicáveis, que sinalizem todas as demandas e obrigações relativas a conformidade dos processos empresariais', finaliza Assi.

Mais informações sobre o sistema GCIC: www.massiconsultoria.srv.br/principal/software.php

Sobre a fonte: Professor e Comendador MSc. Marcos Assi:

Prof. Marcos Assi

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP;
Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation;
Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional na área de 'Ciências Contábeis e Atuariais', com ênfase em 'Perícia e Auditoria' – Grau honorífico Acadêmico de Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura;
Sócio Diretor da Massi Consultoria e Treinamento.

Autor dos livros:

'Governança, Riscos e Compliance – Mudando a conduta dos negócios' – Saint Paul Editora – 2017;
'Controles internos e contábeis na gestão de tesouraria – O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas' – NEA – Novas Edições Acadêmicas – 2015;
'Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio' – Saint Paul Editora – 2° Edição – 2014;
'Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, supercar dificuldades e manter a eficiência dos negócios' – Saint Paul Editora – 2013;
'Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos Negócios – Saint Paul Editora - 2012'.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::