Brasil,

A experiência do cliente em tempos de Inteligência Artificial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Galvão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Fábio Xavier, Diretor de Suporte ao Cliente da Linx

Os melhores varejistas sabem que criar experiências memoráveis é extremamente importante para aumentar as vendas e gerar melhores resultados. Mas nem todos imaginam que a Inteligência Artificial pode ser uma aliada não apenas para reduzir custos, mas para otimizar as interações e garantir a excelência no atendimento.

Na NRF 2018 - o maior congresso de varejo do mundo - a Inteligência Artificial e o seu papel no varejo foram temas abordados em diversas palestras, deixando claro que a tecnologia pode ajudar o setor a ganhar clientes e também a criar empregos. Só para se ter uma ideia, segundo um estudo recente da Gartner, a IA deverá criar 2,3 milhões de empregos a partir de 2020 aumentando a produtividade em muitas funções de habilidades altamente qualificadas.

Mas, afinal, o que os consumidores podem esperar da Inteligência Artificial?

De forma geral, a IA, por meio de coleta e análise dinâmica de dados, permite criar uma experiência personalizada e interativa para o consumidor, com processos mais ágeis e interações mais relevantes. Assim, os processos de atendimento, venda ou prestação de um serviço podem ser modificados instantaneamente, baseado em como o cliente reage a um determinado cenário.

Saem os scripts automatizados e entram diversos cenários de atendimento dinâmicos e estimulantes executados por bots, e modificados, personalizados e alimentados a cada interação do cliente utilizando linguagem natural e algoritmos de Machine Learning.

A IA é capaz de aprender rapidamente com toda a interação do usuário e avaliar instantaneamente um enorme volume de dados sobre diferentes clientes, criando um caminho para levar ao resultado final positivo: uma experiência de alta qualidade disponível 24 horas por dia, com respostas instantâneas e aumento da conveniência, resultando assim num volume maior de interações e conseqüentemente das vendas.

A aplicação da Inteligência Artificial em conjunto com os bots coloca no centro do processo quem realmente importa: o usuário. Afinal, o foco de implementações como esta é melhorar a experiência do consumidor por meio da análise e aprendizado contínuos de suas reações.

Nesse cenário, os processos de compras tornam-se imersivos, com o próprio cliente resolvendo - sozinho - grande parte de suas necessidades e escolhendo de forma intuitiva os pontos de contato que geram mais valor de acordo com o seu perfil, sendo eles humanos ou automatizados, físicos ou digitais.

O atendimento humano é valorizado e inserido em contextos onde agrega valor por sua perspectiva ampla, empática e incomparável, enquanto tarefas repetitivas e massivas são delegadas aos bots, presentes em sites, totens, aplicativos ou chats.

E a IA não discrimina: está presente em grandes e pequenas empresas, melhorando o atendimento e a experiência dos consumidores nos mais diferentes setores.

É um novo cenário onde o consumidor deve transitar livremente entre contextos virtuais e físicos, automatizados e humanos, com uma exigência cada vez maior para a qualidade da experiência independente do canal utilizado. E os varejistas que encararem o desafio de moldar seus negócios, colocando o consumidor sempre no centro dos processos e aproveitando o melhor de cada solução, certamente sairão na frente neste novo ambiente.

Sobre a Linx

A Linx é especialista em software de gestão (ERP e POS) para as mais diversas verticais do setor varejista no Brasil. Líder brasileira*, a Companhia atingiu a posição oferecendo tecnologia inovadora e escalável e profundo conhecimento da cadeia de valor em cada segmento no qual está presente. A Linx consolida-se no mercado e tem sua expansão sustentada por uma cultura que acolhe novos conhecimentos, identidades, experiências e valores, são cerca de 3.000 colaboradores, distribuídos na matriz em São Paulo, 13 filiais em 8 estados, além de unidades de relacionamento espalhadas pelo Brasil, atendendo uma base ampla e diversificada de mais de 44 mil varejistas. Com ações negociadas em bolsa desde fevereiro de 2013, para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a companhia oferece também soluções em nuvem, conectividade, além de outros serviços. *Fonte: IDC


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar