Brasil,

Por que a força de uma empresa está no RH?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rede Mulher Empreendedora / Imagem: freeimages.com
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por que a força de uma empresa está no RH?

Por Leiza Oliveira, CEO e diretora educacional da rede Minds Idiomas

Rumores, como os que assistimos nos noticiários brasileiros, da minhoca no hambúrguer, a “morte” do Paul McCartney, são exemplos das histórias falsas com as quais as empresas têm de lidar pelo menos uma vez por semana. Além dos boatos, as companhias enfrentam o desafio de engajar e reter os seus talentos. Até 2025, 75% do mercado de trabalho será composto pelos millennials, uma geração tecnológica, que compartilha informações, porém que tende a trocar de empresa rapidamente.

Neste contexto, estabelecer um propósito na empresa e engajá-lo aos funcionários é o que garantirá a transformação digital no seu negócio e a sinergia entre os valores dos colaboradores e o clima organizacional. E é nessa parte que os profissionais de Recursos Humanos se tornam essenciais. Simplificar os processos de RH e motivar o quadro de funcionários são lições que as instituições precisam aprender.

De olho nos líderes das empresas
Uma das principais responsabilidades da área de Recursos Humanos é ter atenção aos gestores. Líderes ambíguos tendem a não dar sentido à sequência de suas decisões. Por isso, é importante dar treinamento aos que serão multiplicadores.

Empoderar os colaboradores
Após a atenção dada aos líderes estes devem “empoderar” os profissionais, ou seja, é preciso estabelecer foco no que cada um deve cumprir até o final do dia. Entretanto, a ideia das empresas hierarquizadas em que cada funcionário deve executar apenas aquela função já não agrega nem para o indivíduo e nem para a inovação. Logo, deve haver um equilíbrio em que seja possível para esse funcionário conseguir cumprir as suas atividades, mas que tenha tempo e um canal para dar algo novo à empresa. Pode ser uma ideia, ajudar um colega de outro departamento, enfim. A criatividade vai vir para esse indivíduo se a empresa apoiá-lo a “sair da caixa”. E isso é papel do líder e do RH.

Resultados X Ferramentas
Muitas empresas esperam resultados sem fornecer os meios para que a operação aconteça. Investir em bons profissionais de Recursos Humanos pode garantir que a comunicação entre líderes e funcionários flua melhor, o que tornará essa situação mais rara. Por exemplo, um bom profissional de RH, sabendo das necessidades tecnológicas da empresa, atrairá bons funcionários em TI. Com tecnologia, oferecemos boas ferramentas para que os colaboradores possam exercer as suas funções de maneira satisfatória.

Os boatos surgem pela busca de explicações
Os boatos acontecem por dois motivos: nós, seres humanos, temos um desejo de conhecer e entender as circunstâncias que estamos vivendo. Já é algo inerente. Logo, tendemos a questionar, ouvir histórias, e interpretá-las. O segundo motivo é que essas circunstâncias são mais agravadas nos momentos de decisão de uma empresa. Que podem envolver uma fusão, demissões, contratações, expansão, entre outros. Assim, criar um canal em que os colaboradores possam fazer perguntas, tirar as suas dúvidas, elogiar, e criticar sem represálias pode garantir a diminuição desses boatos.
Uma boa dica é sempre responder aos questionamentos com frases afirmativas. Não se deve negar os boatos, pois isso atribui força a essa informação errônea que está circulando. Responda com uma frase afirmativa no contexto. Dessa forma a empresa garante um bom clima e ainda não perde dinheiro.

Respostas rápidas e tutoriais
Você, empreendedor, já criou um canal entre a área de Recursos Humanos e os colaboradores. Agora vem a última dica: responder em tempo hábil. Ou seja, não adianta abrir um canal e não dar um retorno às dúvidas dos funcionários. Lembre-se que quanto mais rápido a área de RH responder à pergunta, menor a chance de se criar um boato. Outra lição é criar um canal para distribuir conteúdos e valores da empresa. Isso engajará as pessoas.

Leiza Oliveira é especialista em carreiras e CEO do grupo Minds Idiomas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar