Brasil,

Mercado de US$ 47 bilhões, aumento de receitas em até 16%: o valioso campo dos chatbots

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gláucia Civa Kirch
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Apesar de estudos mostrarem que a automatização de processos é prioridade de CEOs globais, com chatbots nas estratégias previstas, no Brasil ainda é preciso evoluir. Especialista mostra como.

Um estudo da IDC mostra o impacto das tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e automatização de processos sobre o mercado global: conforme a pesquisa, tais setores gerarão mais de US$ 47 bilhões para empresas desenvolvedoras da tecnologia até 2020.

Enquanto isso, levantamento do Gartner indica os chatbots na guia destes investimentos. Conforme a consultoria, mais de 3 milhões de trabalhadores no mundo serão liderados por chefes robôs e 20% dos conteúdos relacionados a trabalho serão geridos por máquinas até 2020.

Fatos também constatados por pesquisa da TCS que afirma que companhias que usam chatbots aumentaram suas receitas entre 5% e 16% em relação a não usuários desde 2014.

Em linha com estes estudos, um novo indicativo da IDC vem afirmando que, para ganhar produtividade e velocidade na execução de suas operações, toda empresa terá de investir em tecnologia. De acordo com o levantamento iDX Business Digitalization, realizado junto a gestores de 100 corporações com mais de 500 funcionários, a maioria dos entrevistados afirmou ter o avanço tecnológico, a automatização de processos, como prioridade. Entretanto, o índice geral de digitalização avaliado pela pesquisa no Brasil ficou em 67,5 de uma escala de 0 a 100.

"Estamos aquém do que deveríamos", avalia Donald Reis, diretor da Qualitor, empresa especializada em tecnologia para automação de atendimento que detém a spin-off Intelichat, focada em chatbots, e vice-presidente do SEPRORGS, plataforma de negócios das empresas de informática do Rio Grande do Sul.

A meta do levantamento, segundo Reis, foi medir o que é enfático e imperativo para que as empresas avancem na transformação digital. Como já dito, a tecnologia veio no topo, mas dentre as vastas opções deste campo, alguns tipos de soluções se destacaram.

E, segundo a pesquisa, um dos pilares que baseará o crescimento de companhias dos mais diversificados setores este ano será a automatização. Aliás, não é só este estudo que indica isso: o IDC também mostra que 47% das empresas ouvidas para um levantamento semelhante já têm a digitalização como necessidade essencial, enquanto 30% afirmam já estar digitalizadas.

Em se falando em digitalização, a Inteligência Artificial (IA) vem no Top 3 das tecnologias demandadas, especialmente nas áreas de atendimento, pré-vendas, vendas e marketing.

"E, para todas estas funções, a resposta mais obvia são os chatbots. Tecnologia, Inteligência Artificial, aplicada à interação com o cliente externo e interno. Automatização com qualidade, rapidez, comodidade, praticidade", analisa Reis.

Conforme o diretor, as vantagens são tantas que caíram no gosto de quem mais importa: o consumidor. Conforme pesquisa do Gartner, devido à preferência dos clientes, até 2020, 85% das comunicações entre pessoas e marcas ocorrerão por canais online. Em 2018, o índice não chegará a tanto, mas as interações de atendimento virtuais serão maioria no comercio, conforme a consultoria.

Tanto crescimento que ultrapassará, inclusive, os famosos apps. Hoje, apps de interação são comuns, mas o mesmo Gartner aponta que até 2019 eles serão abandonados por 20% das companhias. Por quê? Porque o público preferirá interações via chatbots, mais completos e capazes de interação e de atendimento às demandas apresentadas, do que a comunicação por meio de apps.

Outro motivo é que os apps têm um custo mais alto de manutenção e atualização do que os chatbots. Ou seja: além de benéficos para o público, os simpáticos e inteligentes robots de chat são vantajosos para as empresas.

Não por acaso, o Gartner mostra que ainda este ano a adesão corporativa aos chatbots será tão grande que mais de 3 milhões de trabalhadores em todo o mundo terão gestores robôs. Além disso, 45% das grandes corporações terão mais funções automatizadas do que funcionários aplicados à operação das mesmas.

Outro estudo, da Mindbowser, indica que 75% das companhias entrevistadas projetavam adotar chatbots em suas operações ainda em 2017.

"É uma onda muito benéfica, avassaladora e disruptiva para não surfar. Um verdadeiro tsunami de vantagens para os negócios, para a interação com o público, e consequente ganho de competitividade, fidelização, respaldo e confiabilidade do mercado. Se os chatbots ainda não estão entre suas prioridades, reavalie para não ser submerso pela concorrência", finaliza Reis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar