Brasil,

Desigualdade cresce no País em 2017

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Concentração de renda no mundo também avança, exigindo políticas mais justas de distribuição da riqueza

O Brasil está mais desigual no plano social, exigindo políticas mais efetivas para combatê-la. Segundo relatório da Oxfam publicado nesta segunda-feira, os cinco maiores bilionários brasileiros concentram juntos riqueza equivalente à da metade mais pobre da população do País. Ou seja, os empresários Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Herrmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev) e Eduardo Saverin (Facebook) são, segundo ranking da revista Forbes, os cinco brasileiros mais ricos, detendo uma fortuna total de US$ 84,9 bilhões. “O que vemos é um aumento absurdo da concentração de renda e riqueza no mundo, provocando mais pobreza e o aumento das desigualdades. Isso mostra que a economia segue sendo muito boa para quem já tem muito e péssima para quem tem pouco”, afirmou Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, em comunicado.

O levantamento “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, apresentado na véspera da abertura do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, acrescenta que o patrimônio somado dos bilionários brasileiros cresceu 13% em 2017, atingindo US$ 549 bilhões.

Por sua vez, a metade mais pobre do Brasil teve queda na sua fatia da renda nacional: de 2,7% para 2%, um indicativo de que a economia brasileira sofre com um “vício sistemático de aumento de desigualdade”, avalia Rafael Georges, coordenador de Campanhas da Oxfam Brasil. “Seria um sinal de prosperidade se todo mundo ganhasse, mas a partir do momento em que a gente tem um topo que sobe e uma base que desce, isso não é sinal de prosperidade. Isso é sinal de uma patologia na nossa economia.”, disse Georges.

O retrato pintado pelo estudo coloca o Brasil como o 3º país mais desigual na América Latina, e o 10º mais desigual do mundo, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Revisão do sistema tributário e maiores gastos sociais estão entre as propostas para minorar a desigualdade social.

No plano mundial, não é muito diferente. Segundo o relatório, de toda a riqueza gerada no mundo no último ano, 82% ficaram nas mãos do 1% mais rico, e nada ficou com os 50% mais pobres. “A desigualdade precisa ser combatida desde agora, hoje, amanhã. A economia tem que funcionar para todo mundo”, disse Georges.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar