Brasil,

Foco nas vendas: como usar um software de atendimento ao cliente?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Sandin
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Com um canal de atendimento online é possível coletar dados, relacionar diretamente com o cliente no exato momento em que ele está interessado no seu produto ou serviço, reduzir o tempo de espera e ter uma conversa mais pessoal, agilizando processos e melhorando o relacionamento do consumidor com a empresa. Veja aqui essas e outras vantagens de contar com um software de atendimento ao cliente.

Os softwares de atendimento ao cliente, também conhecidos como sistema de atendimento online (ou apenas chat de atendimento), são um dos principais canais de comunicação entre os consumidores e a empresa no meio digital. Isso não é novidade, mas você sabe qual é o potencial desses softwares quando falamos em vendas?

Nós respondemos: a vantagem está nas várias possibilidades! Afinal, com um canal de chat é possível coletar dados , relacionar diretamente com o cliente no exato momento em que ele está interessado no seu produto ou serviço, reduzir o tempo de espera e ter uma conversa mais pessoal, agilizando processos e melhorando o relacionamento do consumidor com a empresa.

O QUE É UM SOFTWARE DE ATENDIMENTO AO CLIENTE?

O software de atendimento ao cliente é uma maneira da empresa fornecer um atendimento diferenciado dentro de seu site, de maneira personalizada, sem que o cliente precise sair da frente do computador. Essa é a função primária dos chats: fornecer atendimento no meio digital no site da empresa.

COMO ESSE SERVIÇO FUNCIONA?

Basicamente: o cliente entrará no site da empresa, olhará todas as informações que lhe são de interesse e, caso queira entrar em contato, uma das formas para se contactar a companhia será o chat.

Optando pela opção de chat, o cliente é redirecionado para uma nova janela, pode ser uma nova aba, uma nova guia, um pop-up etc. Lá ele conversará diretamente com um atendente, que tem o objetivo de prestar o mesmo atendimento que os outros canais da empresa. A utilização desta ferramenta tende a gerar um maior número de vendas, veja algumas vantagens:

PERMITE COMUNICAÇÃO MAIS DIRETA

Com o chat, o cliente não precisa levantar-se do computador, pegar seu celular e ligar para a empresa. Ele pode, por exemplo, falar através do chat.

Talvez você se pergunte: qual a vantagem disso? Se o cliente tiver que se deslocar para entrar em contato com a empresa, ele pode deixar para fazer depois e, talvez, acabar esquecendo.

Quando, por sua vez, é possível um contato imediato, o cliente pode definir sua compra.

DESCONGESTIONA O CALL CENTER

Os call centers precisam estar sempre disponíveis para atender aos clientes, sempre oferecendo um serviço rápido e eficaz. Afinal, quem gosta de ficar parado no telefone esperando para ser atendido?

O chat ajuda exatamente nesse sentido, atendendo parte da demanda da clientela (com a possibilidade de atender mais de um cliente simultaneamente), deixando o serviço do call center menos pesado e reduzindo o tempo de espera da clientela.

Moral da história: com as linhas desocupadas os clientes podem contratar serviços sem deixar para depois.

GERA CONFIANÇA NO CLIENTE

Quando o cliente recebe um atendimento desejado, sua experiência já começa com o pé direito, encurtando sua jornada de compra.

Esse fator deixa a empresa com um ar de confiança, na perspectiva do cliente, facilitando as negociações futuras, explicações e sugestões de produtos.

Logo, o impacto da confiança na experiência de compra do cliente aumenta a probabilidade de consumo.

POSSIBILITA A GERAÇÃO DE RELATÓRIOS

Não seria interessante ter dados detalhados sobre cada cliente e a forma como ele adquiriu um produto? Pois é, o software de atendimento ao cliente é capaz de fazer isso.

Diferente do call center, que o atendente precisa anotar todas as informações, com o chat é possível salvar os históricos das conversas e fazer uma análise detalhada para definir quais fatores foram relevantes para a compra ou desistência.

Com os dados em mãos, é possível relacioná-los para montar uma estratégia de atendimento, melhorando o resultado da equipe.

PERMITE A INTEGRAÇÃO COM OUTROS SERVIÇOS

É possível integrar o software de atendimento ao cliente com outros serviços como, por exemplo, o RD Station, o Google Analytics e o Facebook Ads.

Ou seja, as campanhas para públicos específicos podem ser feitas com o auxílio das informações coletadas no chat. Logo, garante-se a assertividade na divulgação e, como consequência, um ROI melhor.

Desse modo, o software de atendimento ao cliente contribui diretamente para o aumento das vendas, além de exigir um baixo investimento para instalação e manutenção.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar