Brasil,

Grupo Fleury e Kunumi fecham parceria para uso de inteligência artificial no combate à COVID-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  marina harriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Projeto prevê aplicação de algoritmos para identificar e comparar padrões em hemogramas de pacientes testados para doença. Objetivo é desenvolver modelo preditivo para auxiliar médicos no diagnóstico da doença.

Em mais uma iniciativa para ajudar a combater o novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Grupo Fleury e a Kunumi, empresa de inteligência artificial, fecharam parceria com o objetivo de desenvolver algoritmos para identificação e comparação de padrões de componentes sanguíneos avaliados em hemogramas – o popular exame de sangue –, e, assim, auxiliar médicos na triagem e apoio diagnóstico de pacientes com suspeita da COVID-19.

No acordo, será utilizada uma base de dados de pessoas que realizaram testes para diagnóstico do novo coronavírus nos laboratórios do Grupo Fleury, por meio do método molecular RT-PCR, e que fizeram exame de sangue durante um período de 30 dias antes ou depois do teste. Dados demográficos, como sexo e idade de pacientes, também serão utilizados. Todas as informações serão partilhadas de forma anônima, ou seja, respeitando o sigilo à identificação individual dos pacientes.

A partir dos resultados do estudo, o objetivo será utilizar a ferramenta de inteligência artificial de forma preditiva, apoiando o médico ou profissional de saúde sobre as possibilidades de um paciente estar ou não com a COVID-19.

“O objetivo desta parceria é desenvolver uma ferramenta que ajude e apoie o médico no momento do diagnóstico. Importante enfatizar que a aplicação dessa tecnologia não substituirá o diagnóstico do RT-PCR, teste molecular considerado padrão ouro na detecção do SARS-CoV-2”, analisa Dr. Edgar Rizzatti, diretor executivo Médico e Técnico do Grupo Fleury. “Sabemos que o Brasil é um País continental, muito povoado e tem enfrentado uma série de desafios no combate à pandemia. Por isso, ferramentas como esta podem servir como mais um elemento no conjunto de dados para apoiar a decisão médica”, complementa o Dr. Rizzatti.

“Na Kunumi, nosso trabalho é trazer um novo olhar para desafios complexos por meio da Inteligência Artificial para apoiar a construção de um futuro mais equilibrado. ”, afirma Gabriella Seiller, executiva da Kunumi. "Nossa experiência com a utilização de IA para predição da doença de Alzheimer através de exames de sangue será vital para aceleração dos resultados deste projeto. Estamos muito animados com a parceria com o Grupo Fleury, que traz, além de um banco de dados volumoso e confiável, a expertise em saúde e ciência de dados do Grupo. Já temos resultados preliminares animadores, e estamos ansiosos para validá-los - já que um modelo preditivo para a COVID-19 tão simples e disponível como o hemograma poderia auxiliar bastante no combate à doença", explica Daniella Castro, líder de Pesquisa & Desenvolvimento da Kunumi.

A parceria com a Kunumi integra um conjunto de iniciativas no uso de dados e inteligência artificial que o Grupo Fleury tem realizado para ajudar no combate à pandemia. O Grupo Fleury participa do projeto Radvid (radvid19.hc.fm.usp.br) – plataforma capaz de identificar indícios da doença COVID-19 nos pacientes por meio de exames de imagens de raios-X e tomografias do tórax, a partir de algoritmos e tecnologia de inteligência artificial. Além disso, o Grupo também é parceiro da Fapesp no Data Sharing/BR, primeiro repositório do País com dados demográficos e exames clínicos e laboratoriais de pacientes que fizeram testes para COVID-19 em unidades laboratoriais e hospitais do Estado de São Paulo.

Sobre a Kunumi

Pioneira no campo da Inteligência Artificial no Brasil, a Kunumi é uma organização dedicada ao desenvolvimento responsável de tecnologias emergentes junto ao meio científico. Fundada em 2016, a empresa vem de um histórico de sucesso de seus fundadores no setor de tecnologia — em 1998 fundaram a Miner, posteriormente vendida ao UOL (do atual Grupo Folha); em 2000 fundaram a Akwan, precursora no meio de buscas online vendida ao Google; e por fim a Neemu, empresa adquirida pela desenvolvedora de software Linx em 2015. Dessa trajetória resultou a Kunumi, voltada a alavancar novos pontos de vista e descobertas através da tecnologia, para um futuro mais equilibrado.

Sobre o Grupo Fleury

Com mais de 90 anos, o Grupo Fleury é uma das mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, reconhecido pela comunidade médica e opinião pública pela excelência técnica, médica, em atendimento e em gestão. Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 2,5 mil médicos, a empresa conta com cerca de 250 unidades de atendimento das marcas Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann Laboratório, Serdil, Clínica Felippe Mattoso, Labs a+, Lafe, Diagnoson a+, Diagmax, Instituto de Radiologia de Natal, CPC e Inlab. Além de medicina diagnóstica, operações diagnósticas em hospitais e de laboratório de referência, o Grupo Fleury tem avançado fortemente em medicina personalizada e de precisão, por meio do seu braço de negócios de Fleury Genômica, e em saúde corporativa e atenção primária, com a marca SantéCorp.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar