Brasil,

Lemon reforça lideranças e cria área com foco em regulação e sustentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Startup contrata profissionais com passagens por Nubank e ex-trybe e cria nova área, responsável pelos aspectos Regulatórios, Políticas Públicas e Comunicação Institucional

A Lemon Energia deu mais um passo no seu processo de expansão e acaba de reforçar a equipe com a contratação de novos líderes nas áreas estratégicas de comunicação e tecnologia. Os profissionais chegam em meio a fase de expansão da startup, que aumentou a base de clientes de 5 mil para mais de 10 mil.

Com passagens como head de Políticas Públicas na Buser Brasil e na administração pública, Zé Gustavo, ficará à frente da área de aspectos Regulatórios, Políticas Públicas e Comunicação Institucional da empresa (RCP). O executivo tem ampla experiência em políticas de sustentabilidade, um dos focos da área que acabou de ser criada dentro da startup, reforçando a atuação da Lemon dentro do processo de transição energética que vem ocorrendo no Brasil.

“Aceitei o desafio de criar uma área dentro da Lemon pautado pela percepção de que o serviço que oferecemos é uma importante ferramenta de democratização de acesso à energia solar. Quero muito contribuir para que mais pessoas saibam como nosso trabalho ajuda na redução da emissão de gases de efeito estufa, e que é possível compartilhar essa energia sem a necessidade de instalar módulos, além de reduzir custos com o consumo”, diz o executivo.

O avanço na aquisição de clientes será sustentado pelo novo VP do setor de engenharia da Lemon, Gabriel Melo, que traz a experiência de quase 20 anos em desenvolvimento de sistemas e produtos digitais. Com passagens pelo Nubank, CVC Corp e VOX Capita, ele tem o desafio de aplicar essa expertise para não apenas alcançar a excelência em produtos e serviços, mas também garantir a sustentabilidade e escalabilidade técnica, impulsionando a inovação e o crescimento e preparando a empresa para liderar a revolução no setor de energia.

O processo para o reforço de contratações começou no final de 2023, quando Carolina Bigonha passou a ser a nova chefe de produto da companhia. Ex-Trybe e uma das fundadoras da Hekima, empresa de IA comprada pelo iFood em 2020, ela atua nos planos da Lemon de digitalizar o setor elétrico.

A Lemon está presente hoje em seis regiões brasileiras (SP, RJ, MG, GO, DF e MS) e conecta usinas de energia limpa, a maior parte de fonte solar, a pequenos negócios que desejam economizar na conta de luz e contribuir para o avanço da sustentabilidade.

A startup viabiliza, através de seus serviços de tecnologia, que pequenos empreendedores que não têm condições financeiras para investir na instalação de placas solares gerem a própria energia de forma remota. Através da Geração Distribuída Compartilhada, a Lemon oferece a possibilidade de acesso à energia solar sem a necessidade de investimentos em infraestrutura.

Com softwares próprios, a Lemon Energia gerencia todo o processo de gestão dos créditos de energia. Tecnicamente, os associados produzem sua própria energia em usinas remotas. Os créditos gerados pela injeção da energia dessas usinas são compensados nas contas dos associados de acordo com seu respectivo consumo. Com tecnologia de ponta, a empresa monitora a produção de energia das usinas, avalia a energia consumida pelos seus associados e interage com as distribuidoras para garantir a aplicação dos créditos de energia da forma mais eficiente possível para todos os envolvidos. Esse sistema não só simplifica a gestão de energia para os consumidores de energia, mas também assegura um desconto de 10% a 20% na conta de luz elétrica.

Sobre a Lemon

Lançada em 2019, a Lemon Energia é uma climate tech que usa tecnologia e dados para conectar geradores de energia limpa a pequenos e médios empreendedores. A startup recebeu em 2022 uma rodada de investimento series A de R$ 60 milhões, liderada pela Kaszek, principal fundo de venture capital da América Latina, e com participação do Lowercarbon, fundo dedicado a startups de impacto ambiental. Também são investidores da companhia os fundos Canary, Big Bets, Capitale e a Ambev.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar