Soluções para certificar boas práticas vencem maratona digital do agro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Roberto D Agustini
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Equipes formadas por argentinos faturaram US$ 3 mil em prêmios em desafio global neste fim de semana

Uma equipe argentina conquistou o primeiro lugar no hackathon online organizado pela Auravant, ferramenta digital para o agronegócio, realizado neste fim de semana (24 e 25). O desafio teve mais de 80 inscritos de países como Argentina, Brasil, Espanha, Paraguai, Colômbia e Venezuela. Os participantes trabalharam no desenvolvimento de ferramentas que permitissem a certificação de boas práticas de cultivo em lotes ou talhões específicos.

Os projetos finalistas incluíram o desenvolvimento de extensões integradas à plataforma Auravant para automatizar a validação de boas práticas agrícolas, como as exigidas pelo protocolo de Agricultura Sustentável Certificada (ASC) proposto pela AAPRESID, sigla em espanhol para Associação Argentina de Produtores em Plantio Direto. Além desta, outras certificações como a de boas práticas vitivinícolas, pelo cuidado com as bacias hidrográficas e os recursos do solo, e a verificação dos requisitos de produção sustentável de soja, tendo como referência protocolos de diferentes países por meio da centralização de informações na ferramenta, foram temas dos trabalhos que chegaram à final do desafio.

Para a eleição dos vencedores, o hackathon contou com um júri multidisciplinar, com experiência em agricultura e tecnologia. Ele foi formado pelos argentinos Gonzalo Irisarri (Conicet-Fauba), Gabriela Ruggeri (Kamay), Juan Pablo Cosentino (Austral), Federico Landgraf (Casafe), Santiago Lorenzatti (Okandu) e Juan Pablo Martín (UTN-UN), pelo brasileiro Leonardo Langoni (AgTech Garage) e pelo espanhol Adolfo Peña Acevedo (Etsiam-Uco).

Os ganhadores

A equipe Zeamax, que conquistou o primeiro lugar e faturou US$ 2 mil como prêmio, foi formada durante um webinar promovido pela Auravant para os participantes que se inscreveram individualmente. Ela reuniu o pesquisador José Andrés Nápoli, a estudante Antonella Serafini, além dos jovens Fabrício Agustín Cabrera e Javier Agustin Alonso.

Além de desenvolver a melhor solução agronômica e tecnológica, a equipe designou um de seus integrantes para trabalhar com foco na comunicação do projeto, algo que se destacou durante a competição.

O segundo lugar ficou com a equipe “Cambio climatico”, formada pelo pesquisador Matías Micheletto, além de Gastão Vilches, Federico Rodriguez e Facundo Germain. O time recebeu como prêmio US$ 1 mil.

Sobre a Auravant

Auravant é uma ferramenta digital que permite analisar facilmente todas as informações agronômicas para obter um rendimento mais eficiente e sustentável. Ela é a aliada da nova geração no campo, acompanhando mais de 66 mil usuários que lideram a revolução digital na agricultura em 100 países e administram 10 milhões de hectares.